Tamanho do texto

Ana Paula Xongani, Patrícia Camargo, Patrícia Marinho, Lia Camargo e Xan Ravelli revelam na nossa última reportagem especial para o Mês das Mães quais conselhos gostariam de ter escutado antes de terem se tornado mães

Se você está grávida ou é mãe de primeira viagem, a gente sabe, uma das últimas coisas que você quer ficar ouvindo são as milhares de dicas sobre maternidade que todos mundo – até mesmo quem não tem filho – tem a te falar. 

Leia também: Mesversário: inspire-se na comemoração dos filhos das famosas

Ana Paula Xongani, Patrícia Camargo, Patrícia Marinho, Lia Camargo e Xan Ravelli falam sobre ser mãe de primeira viagem
Reprodução
Ana Paula Xongani, Patrícia Camargo, Patrícia Marinho, Lia Camargo e Xan Ravelli falam sobre ser mãe de primeira viagem

Mas e no caso de quem já passou por essa fase, será que existem conselhos que elas realmente gostariam de ter recebido antes de se tornarem mães? Na nossa última reportagem especial para o Mês das Mães, Ana Paula Xongani, Patrícia Camargo, Patrícia Marinho, Lia Camargo e Xan Ravelli contam o que toda mãe de primeira viagem deveria saber. Confira:

Ana Paula Xongani, mãe da Ayoluwa

Para quem é mãe de primeira viagem, a empresária e influenciadora digital Ana Paula Xongani aconselha não escutar as "pessoas de fora". "Escute a si mesma. Sua filha só conhece você. Tudo o que você fizer de melhor, ela vai achar que é melhor, porque não tem outras referências."

Para Ana Paula, uma mãe só precisa fazer o que acha que vai ser o melhor para o próprio filho. Desta forma, vai estar fazendo o que é certo. "Se achar que é o melhor, faça. Pergunte menos e faça mais da sua intuição. Seu filho é um ser muito 'cru', só conhece você de mãe, você será o mundo dele, e ele só terá a sua experiência de maternidade."

A empresária alerta para outro ponto essencial na criação dos filhos: o da existência como indivíduo. Como explica Ana Paula, mães e companheiros ou companheiras precisam entender que precisamos existir, então é importante verbalizar o que se está sentindo. "Uma mãe precisa estar saudável psicologicamente", completa a mãe.

Patrícia Camargo, mãe do Henrique, da Sofia e da Larissa

Arquivo pessoal
"Pode ser lindo, um momento sublime da mulher, mas não é fácil", alerta para quem é mãe de primeira viagem a jornalista Patrícia Camargo

A jornalista Patrícia Camargo é direta para quem pretende gerar uma criança ou ainda está no início da gravidez: "olha, gravidez não é fácil". "Pode ser lindo, um momento sublime da mulher, mas não é fácil. Se eu tivesse escutado isso antes, talvez tivesse passado com mais consciência pela gestação."

A mãe de três confessa que teve momentos em que ficou cansada, que queria que os nove meses acabassem logo. Ela queria muito ficar grávida, a gestação foi algo muito esperado, mas a jornalista afirma que passou alguns "perrengues" desnecessários quando era mãe de primeira viagem. 

"Gravidez é difícil, então não fiquem dizendo que é lindo apenas porque não é so isso. E depois, acho que o principal conselho é relaxar. Você sempre ouve muitos conselhos. 'Faça isso', 'Faça aquilo', 'Leia', mas eu sempre me livrei dos mil conselhos. Quis passar por essa fase apenas com meu marido. Então relaxa mesmo. Eu precisava ter escutado isso muitas vezes porque não é fácil."

Noites mal dormidas, dificuldade para comer direito, falta de tempo para até mesmo lavar o cabelo, preocupação com as crianças... essa será a realidade de muitas mães, alerta Patrícia, assim como foi com ela, mas se tivessem dito "relaxa" para ela antes de toda essa experiência, ela teria se estressado muito menos com tudo. "Eu teria até ouvido mais o pediatra. E febre passa", lembra também a mãe.

Patrícia Marinho, mãe da Carol e Gabi

Criadora do projeto
Arquivo pessoal
Criadora do projeto "Tempo Junto", a publicitária Patrícia Marinho aconselha as mães e os pais a brincarem muito com cada um de seus filhos

A publicitária que está à frente do blog "Tempo Junto" explica que o principal para quem é mãe de primeira viagem ou não é saber aceitar ajuda dos outros. "Uma criança saudável precisa de uma comunidade", garante a mãe da Carol e da Gabi.

"Fazer tudo sozinha não é amar mais a criança, você tem de encontrar uma solução para sua realidade. Não olhe o vizinho, por exemplo, nem você e nem suas crianças são como outras famílias. E se você encontrar uma equação que funciona para vocês, para o núcleo familiar, não ligue para o que os outros vão achar. Isso é muito mais importante do que copiar modelos."

Leia também: Casal recebe ordens para mudar nome do bebê por ser "inapropriado" ao gênero

O projeto "Tempo Junto" é especializado em brincadeiras e momentos em família, então Patrícia também não poderia deixar de dar mais uma dica para as futuras mamães: "Brinquem!! Por favor, brinquem. Nasceu, começou a brincar." 

Lia Camargo, mãe do Fernando

A post shared by Lia Camargo (@liacamargo) on

A blogueira Lia Camargo se tornou mãe em 2016, quando nasceu o pequeno Fernando. E assim como muitas mulheres, ela se surpreendeu com a dificuldade que é amamentar uma criança.

"A amamentação é uma das coisas mais difíceis, se não 'A' mais difícil de todas nesse começo. A gente se prepara tanto para a chegada do bebê, para o parto... Mas logo depois tem um grande desafio. A mulher tem que aprender a lidar com seu novo seio, o bebê também, a mãe com o bebê..."

Lia acredita que é importante alertar uma mãe de primeira viagem que a doação do corpo da mulher não acaba na gravidez, já que amamentar é doação total também. "Pessoas próximas não vão apoiar, é muito complicado! Insista, persista, leia, peça conselhos de quem entende do assunto e amamente", completa a mãe. 

Xan Ravelli, mãe da Jade e do Rael

A youtuber Xan Ravelli, mãe da Jade e do Rael, viu sua vida mudar por completo após a chegada dos filhos: perspectiva, visão de vida, expectativas para o futuro e até mesmo o trabalho, que ficou difícil de manter sendo que ela precisa dar atenção a duas crianças. 

"Muita coisa mudou para melhor. Eu gosto da mulher que sou hoje e até prefiro do que aquela mulher que eu era há seis anos, quando a Jade nasceu, mas é uma mudança completa, em todos os níveis da vida, intelectual, afetiva, físico e espiritual."

Hoje, ela comemora a desromantização da maternidade estar cada vez mais em alta, já que é uma tarefa difícil, alerta a quem é mãe de primeira viagem. "É uma doação pesada. A maternidade não tem nada de parecido com aquela ceninha romântica que a gente idealiza. É muita 'treta'. São todos os momentos de doação, um exercício sde altruísmo 24 horas por dia, é realmente deixar de fazer coisas que você quer e gosta em prol de outro ser humano, cuja saúde mental e física depende exclusivamente de você – e da sua saúde física e mental."

E já que a maternidade não é tão fácil quanto parece, Xan fala para quem é mãe de primeira viagem levar a vida com os filhos com mais leveza. "Precisa levar com naturalidade para não pirar, encarar com tranquilidade, sabendo que vai passar e vão vir outras fazer. Respira fundo e pensa 'é uma fase, vai passar, olha, está passando, daqui a pouco tem coisas novas por ai'", completa a youtuber.

Especial Mês das Mães

Neste Mês das Mães, em cada quarta-feira publicamos uma reportagem especial sobre maternidade, sempre com a participação das mães Ana Paula Xongani, Patrícia Camargo, Patrícia Marinho, Lia Camargo e Xan Ravelli.

No primeiro especial, elas falaram o que mudou na vida delas após a chegada dos filhos ( clique aqui para ler ), enquanto, no segundo, revelaram como pagaram a língua ( clique aqui para ler ).

Elas também mostraram que é possível, sim, uma mulher tirar um tempo para si durante a maternidade . Se você quiser ler a reportagem completa, é só clicar aqui . Já na última semana, elas deram dicas importantes, principalmente para quem é mãe de primeira viagem , de como lidar com os erros. Confira ao clicar aqui .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas