Tamanho do texto

"Optamos por um quarto montessoriano para que ela possa desenvolver a sua autonomia e liberdade com segurança”, afirmou a atriz em seu Instagram

A atriz Débora Nascimento compartilhou em sua página no Instagram um clique do quartinho da sua primeira filha com o também ator José Loreto, Bella. “Optamos por um quarto montessoriano para que ela possa desenvolver a sua autonomia e liberdade com segurança”, afirmou a mamãe, que está na reta final da gravidez.

Leia também: Quarto de gêmeos: inspire-se no berço das filhas de Ivete Sangalo

Atriz Débora Nascimento mostrou quarto montessoriano que montou para a filha com o ator José Loreto, Bella
Instagram/debranascimento/Reprodução
Atriz Débora Nascimento mostrou quarto montessoriano que montou para a filha com o ator José Loreto, Bella

Mas afinal, o que é um quarto montessoriano ? O chamado Método Montessori é um conjunto de teorias e práticas didáticas que levam o nome de sua idealizadora: a educadora italiana Maria Montessori. O ponto principal, como foi dito por Débora, é dar liberdade para a criança desenvolver seu próprio aprendizado, com experiências do dia a dia e de forma natural, com base na sua evolução.

Sendo assim, enquanto o adulto cuida, ele também deve dar espaço para a criança experimentar o mundo ao seu redor. É pensando neste conjunto de teorias que surgiu a ideia do quarto montessoriano. Segundo Maria Montessori, “devemos dar à criança um ambiente do qual ela possa tirar proveito sozinha”.

Como montar um quarto montessoriano

Na hora de escolher a cama baixa ou o uso de apenas um colchão no chão, vale a pena considerar a idade da criança
Pinterest/ Reprodução
Na hora de escolher a cama baixa ou o uso de apenas um colchão no chão, vale a pena considerar a idade da criança

Primeiro de tudo, quando se fala em quarto de criança , é preciso prezar pela segurança do pequeno. Então, por mais que seja “bonitinha” a sua ideia para o cômodo e tudo mais que você estiver planejando, tente pensar antes como uma criança – e em tudo que pode dar errado ou causar acidentes.

Sabendo disso, é possível pensar nas características de um quarto montessoriano , cuja mais marcante, com certeza, é a cama baixa ou, então, apenas um colchão no chão, dando liberdade para o pequeno levantar sozinho e sair andando – novamente, se houver risco da criança levantar sozinha e sair andando até uma escada ou outro lugar que gere riscos a ela, talvez seja melhor pensar em uma alternativa para a caminha.

Se a ideia é ter um quarto desta forma desde o comecinho, você deve pensar também nas noites em claro, em que o bebê vai chorar, vai acordar várias vezes e vai precisar da atenção dos pais. Será que vocês também vão achar lindo ficar abaixando e levantando várias vezes para tirar e colocar a criança no colchão no chão?

Mas fique tranquila, neste caso dá para pensar em um plano B, usando o carrinho da criança ou um berço portátil pelo menos nos primeiros meses da criança.

Colocar um espelho na altura dos olhos da criança pode ajudá-la a se reconhecer como indivíduo enquanto se desenvolve
Pinterest/ Reprodução
Colocar um espelho na altura dos olhos da criança pode ajudá-la a se reconhecer como indivíduo enquanto se desenvolve

Próximo da caminha ou em algum ponto central do quarto é possível também colocar um espelho – com as devidas proteções, é claro – para que a criança se reconheça e, aos poucos, passe a entender que é uma pessoa diferente da mãe. 

E assim como o espelho e a cama mais baixa, todo o restante do quarto deve ser pensado a partir da altura da criança. No quarto montessoriano a regra é oposta àquela que manda deixar tudo fora do alcance dos pequenos. Neste cômodo especial, nossos filhos vão poder experimentar.

Móveis de um quarto montessoriano

Para que a criança consiga se desenvolver sozinha, é importante que os móveis do quarto estejam de acordo com a altura
Pinterest/ Reprodução
Para que a criança consiga se desenvolver sozinha, é importante que os móveis do quarto estejam de acordo com a altura

Se a cama no quarto que segue a linha montessoriana respeita a altura da criança, com os outros móveis não seria diferente. As cômodas, o guarda-roupas e outros móveis que forem instalados no cômodo devem ser baixos, para que, desta forma, o pequeno possa mexer em tudo. 

Mas apesar disso, não dá para deixar de lado algumas regrinhas básicas de segurança, como fixar bem tudo na parede para que não caia sobre a criança, procurar móveis com cantos arredondados para evitar acidentes e os itens de decoração não podem ter o risco de quebrar. 

Quadros emborrachados também podem ser pendurados em uma altura mais baixa, assim como estantes de livros. Outra ideia legal é criar um espaço para pintura, para que a criança deixe a imaginação ir longe.

Porém, não vá encher o quarto de brinquedos, já que não é essa a ideia. É importante dar opções de itens para o pequeno se desenvolver sozinho – dá até para colocar uma barra, como aquelas de balé, para a criança aprender a ficar em pé –, mas é necessário que haja circulação livre também.

Quarto também deve ser bem organizado

Organização também é essencial em um quarto de criança que segue a linha do método montessoriano de educação
Pinterest/ Reprodução
Organização também é essencial em um quarto de criança que segue a linha do método montessoriano de educação



 Um número mais reduzido de itens no quarto da criança também vai ajudá-la a manter tudo organizado, e organização também é essencial no método de educação montessoriano. Claro que são crianças e elas vão, sim, bagunçar o espaço vez ou outra, mas os pequenos precisam de um ambiente organizado para desenvolver suas habilidades também. 

Até a escolha de lençol com elástico pode ajudar nessa hora, já que facilita na hora de arrumar tudo. E as crianças mais velhas já podem passar a arrumar sozinhas esta parte do cômodo se perceberem que é só dar uma ajeitadinha e pronto.

Leia também: Após encontrar foto antiga, mãe descobre que filho "viaja no tempo"

Tendo espaços definifinidos para cada item também vai fazer com que a criança naturalmente entenda e siga dessa organização. E vale até deixar um espaço nas prateleiras para um pequeno "museu próprio", onde o pequeno vai poder expor suas artes, flores ou até pedras que encontrou pelos seus caminhos.

A ainda outras dicas sobre o quarto montessoriano segundo o site da Organização Montessori do Brasil – como reservar um espaço para um som simples, já que a música deve ser um componente importante na vida das crianças –, sempre promovendo a individualidade e desenvolvimento da criança.  Para saber mais informações sobre este método de educação que pode ser aplicado na nossa casa mesmo, clique aqui. 

    Leia tudo sobre: Casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.