Mulheres que ficaram grávidas e pessoas que já tiveram contato com gestantes sabem bem que um pequeno bebê na barriga de uma mãe tem força suficiente para gerar movimentos, muitas vezes, de chocar qualquer um. É uma diversão em família tentar prever onde será o próximo chute ou ver as ondas que se formam na barriga da futura mamãe, mas o que especialistas quiseram descobrir mesmo foi quanto vale a força gerada pelos chutes das crianças no período da gestação.

Leia também: Entenda como acontece, os sintomas e características da gravidez

Movimentos que um bebê na barriga faz impressiona até mesmo pessoas que nunca vão engravidar e são diversão dos pais
Shutterstock
Movimentos que um bebê na barriga faz impressiona até mesmo pessoas que nunca vão engravidar e são diversão dos pais

Um estudo que foi realizado nos Estados Unidos sugere que a força do chute de um  bebê na barriga de uma mãe pode equivaler a 4,76kg! Os pesquisadores do Imperial College London analisaram exames de 20 mulheres que estão por volta da 20ª, 25ª, 30ª e 35ª semana de gestação para obter os resultados.

Leia também: É permitido consumir bebida alcoólica durante o período de amamentação?

De acordo com reportagem do portal britânico “Daily Mail”, a força dos bebês foi determinada a partir da análise dos ossos das pernas dos fetos em diferentes estágios da gravidez. Os resultados iniciais indicam que a força cresce entre 20ª e 30ª semana de gestação.

Na 20ª semana, a força dos bebês era equivalente a 2,95kg, depois, sofria um aumento, até chegar aos 4,76kg, mas, após 30ªa semana, reduzia. Com 38 semanas, as mães podem sentir uma força equivalente a 1,72kg – acredita-se que o motivo é falta de espaço no útero. A descoberta foi publicada no "Journal of the Royal Society Interface". 

Importância dos chutes

Se você acha que os chutes e movimentos que os bebês fazem na barriga são apenas uma forma deles se comunicarem com a mãe ou são só um indicativo de que eles estão se mexendo, saiba que está enganada.

Leia também: 8 jeitos de interagir com seu bebê na barriga durante a gravidez

Estudos indicam que os chutes que as mulheres normalmente sentem por volta da 16ª e 18ª semana de gestação são essenciais para o desenvolvimento de articulações, músculos e nervos dos bebês. A força criada pelo movimento, de acordo com especialistas, geraria a tensão necessária para estimular o desenvolvimento do tecido esquelético da criança.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!