A gravidez é um momento mágico e sonhado por muitas mulheres. Entretanto, com o passar das semanas, a barriga vai pesando, algumas dores podem aparecer pelo corpo e a futura mamãe também pode enfrentar algumas aflições e sofrer com a ansiedade, contando os dias para o parto. Uma boa ideia é aproveitar um dia - ou vários - de spa com tratamentos que cuidam da estétitica e também ajudam a relaxar. 

Leia também: Saiba como amenizar os dez principais desconfortos que acontecem durante a gravidez

Grávidas também podem aproveitar os tratamentos de um spa
shutterstock
Grávidas também podem aproveitar os tratamentos de um spa


Durante a gestação alguns tratamentos encontrados em spa fazem bem e ajudam a reduzir sintomas típicos desse período, como o inchaço. "Os tratamentos estéticos para gestante destinam-se a melhorar a hidratação da pele, a controlar a oleosidade, auxiliar o equilíbrio hídrico e promover o relaxamento", detalha Elen Tombi, professora do curso de graduação em Estética da Universidade Anhembi Morumbi. Com isso, ajudam a promover a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida da mulher, além de prevenir e melhorar a aparência da futura mamãe. 

É preciso tomar alguns cuidados, como a escolha dos produtos que serão aplicados na gestante durante os tratamento. "Eles devem ser realizados com cosméticos adequados ao período, como esfoliantes físicos, óleos vegetais, cremes hidratantes, argilas, entre outros", lista a professora. Para um maior bem-estar da futura mamãe, esses produtos são combinados com tratamentos que se adequem à queixa da mulher - se ela está sentindo dor, se está muito cansada ou se está muito inchada, por exemplo. 

Quando os tratamentos estéticos estão liberados na gravidez?

De acordo com Elen, a grávida pode fazer tratamentos a partir do terceiro mês de gestação. Mesmo assim, é necessária a liberação médica. O obstetra que acompanha e faz o pré-natal da mulher deve estar ciente dos tratamentos e dar um ok que a mulher os faça. Diversos spas exigem essa autorização no caso de clientes grávidas. 

A professora lista seis opções para as mulheres nesse período e dá detalhes dos benefícios de cada um. 

1. Drenagem linfática

Com o avanço da gestação, o inchaço de pernas e pés é uma queima comum das mulheres e  drenagem é uma alternativa. Segundo a especialista, esse tratamento ainda ajuda a diminuir a sensação de cansado nos membros inferiores (pernas e pés) e ainda auxilia a cuidar das celulites. 

A drenagem nada mais é do que uma técnica que combina massagens leves e suaves no corpo e no rosto, destinada a melhorar a circulação linfática e, com isso, contribuindo para a redução de edemas. 

Leia também: Drenagem linfática na gravidez é seguro? Tire todas as dúvidas sobre o tratamento

2. Massagens para relaxamento

Mais uma vez a massagen está presente para levar mais bem-estar à grávida em seu dia de spa. Nesse caso, o objetivo é aliviar tensões, relaxar a musculatura e diminuir o estresse.

Você viu?

As massagens podem ser feitas com a mulher na maca ou em uma cadeira, dependendo do tamanho da barriga e do conforto da gestante. Então são aplicados movimentos firmes e suaves em todo o corpo ou em regiões específicas que estejam mais tensas.  

3. Spa dos pés

Tem muita mulher que adora massagem nos pés e ela também é bem-vinda no caso de futuras mamães. "Esse tratamento é recomendado para promover o relaxamento dos pés e melhorar a circulação sanguínea", afirma Elen. 

A atividade é dividida da seguinte maneira: inicialmente é feita uma esfoliação para remoção das células mortas, seguido de escalda pés. Depois vem a massagem podal e a hidratação profunda nos pés.  

4. Hidratação corporal

Formação de estrias em algumas regiões do corpo, como barriga e seios, é uma preocupação de diversas grávidas. "As estrias são caracterizadas pelo afinamento do tecido conjuntivo e observadas na superfície da pele como linhas lineares de aparência atrófica. No início são avermelhadas e tendem a ficar brancas com o passar do tempo", detalha a professora. 

Para evitar ou amenizar esse problema, a dica é manter a pele sempre bem hidratada, que é justamente a proposta desse tratamento. "Ele é realizado com cosméticos adequados ao período gestacional, combinados com movimentos de massagem clássica, e promove a hidratação corporal e a melhora a qualidade da pele", afirma Elen. 

5. Hidratação facial

O rosto também pede cuidados, e uma queixa comum neste período é o aumento da oleosidade da pele e o aparecimento de acne. Isso pode ocorrer por conta do turbilhão de hormônios que está no corpo da mulher. 

A hidratação facial também é feita com cosmésticos adequados para o período gestacional e inclui técnicas de massagens manuais. O resultado é um equilíbrio entre a hidratação e a oleosidade da face e colo.

6. Limpeza de pele

A pele também precisa ser bem limpa, o que ajuda a remover impurezas e combater cravos e espinhas. "Essa limpeza profunda é indicada para a manutenção de uma pele saudável, bem cuidada e luminosa", fala Elen. 

Leia também: Veja quais são as sete atividades físicas para ter uma gravidez mais saudável

Os perigos para as grávidas

Por outro lado, também há no spa tratamentos e produtos os quais as mulheres grávidas devem passar longe nesse período e, em alguns casos, também durante a amamentação. De acordo com a professora da Anhembi Morumbi, tratamentos com peelings ácidos são contra-indicados dependendo da concentração e pH do produto, pois o produto inadequado pode levar riscos ao bebê, como o de má formação fetal. Ela lembra que os itens recebem uma classificação pela FDA (Food and Drugs Administration) que aponta os riscos ou não para a gestantes e isso deve ser respeitado. 

Além disso, também não são recomendados tratamentos com equipamentos estéticos de eletroterapia, pois, segundo Elen, faltam estudos científicos que evidenciem seus benefícios ou malefícios em gestantes.

Para evitar qualquer problema, além da liberação médica, a recomendação é conhecer muito bem o spa e os produtos que os profissionais usam nos tratamentos. "A gestação é um período ímpar na vida da mulher, uma fase em que ocorrem alterações que envolvem a saúde e a autoestima. O atendimento estético deve ser personalizado e precedido de uma boa avaliação", afirma a professora.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!