Bella Costagliola é tão boa em escalar que se tornou melhor do que a maioria dos adultos nesta aventura. Com um ano e quatro meses, Bella já estava subindo em paredes de 3,4 metros de altura em apenas alguns segundos e escalando paredes de 20 metros em quatro minutos.
Leia também: Sempre de mau humor - bebê bravo faz sucesso nas redes sociais
Hoje, a menina tem 3 anos vive em Adelaide, na Austrália, e ganhou seu próprio circuito de escalada na sala de casa. Os pais, Andie Torrealba Meriba e Giancarlo Costagliola também são membros do clube de escalada da cidade onde vivem. De acordo com a mãe, Bella aprendeu a escalar antes mesmo de dar os primeiros passos.
Ao "Daily Mail Austrália", Andie diz que o casal escalou durante quase toda a gravidez de Bella e só deu uma pausa semanas antes do parto. “Escalar pode estar em seu DNA”, brinca. “É muito natural para ela, temos vídeos dela escalando de fraldas — ela estava escalando aos oito meses, antes de saber andar.”
Leia também: Mãe e filha criam vestidos utilizando flores e alimentos e divertem a web
Você viu?
O circuito que a menina tem em casa foi construído como apoio para ela aprender a andar. Com o tempo, os pais incrementaram a parede de apoio quando viram que a bebê estava gostando e colocaram anéis de ginástica no teto da sala para desafiá-la. "Em pouco tempo, ela estava subindo a parede, depois balançando de um anel para o outro como um macaco”, conta Andie.
Depois que os pais publicaram vídeos da filha escalando as paredes, ela se tornou uma mini estrela na Austrália e foi apelidada de “Spider Girl” — Menina Aranha, em português, remetendo ao personagem dos quadrinhos Homem Aranha. Segundo os pais, ela também é fã dos desenhos do super herói e obcecada por macacos, já que ambos são inspirações quando o assunto é escalada.
Segurança é prioridade
A mãe enfatiza que a segurança é sempre a preocupação número um, até porque Bella não costuma usar cordas na escalada. Andie explica que a filha prefere subir e descer sozinha, usando um arnês como equipamento de segurança. "Ela tem feito isso a vida toda, então, para ela, não é diferente de andar.”
Leia também: Mãe conta com participação de filha de três anos em parto humanizado
A própria Andie é instrutora de escalada da filha e explica que a criança não tenta nada perigoso se não estiver acompanhada por ela ou pelo pai. “Ela aprendeu o que ela pode fazer e o que não pode e descobriu o que é seguro e o que não é.”
Os pais acreditam que, no futuro, existem grandes chances de Bella se tornar uma alpinista e escalar profissionalmente. ”Agora ela está apenas se divertindo, mas já pode fazer coisas bastante impressionantes", finaliza a mãe.