Uma mãe está advertindo aos pais para nunca beijar bebês recém-nascidos, isso porque ela passou por um grande susto com o filho de apenas nove dias. O pequeno contraiu meningite viral e os médicos disseram que a infecção pode ser sido transferida por esse simples gesto de afeto.  

Leia também: Mãe entra em coma, sofre amnésia após o parto e esquece que teve um filho

Bebê recém-nascido pode ter pegado meningite viral através de um beijo
Reprodução/Daily Mail
Bebê recém-nascido pode ter pegado meningite viral através de um beijo


A meningite viral é mais comum do que a bacteriana. Os sintomas da forma viral incluem febre alta, sonolência, irritabilidade, dor de cabeça severa, vômitos e um pescoço rígido e doloroso, semelhantes aos da infecção bacteriana, portanto é sempre necessário buscar ajuda médica. A doença viral pode ser transmitida com um inocente beijo e outras formas de contato. 

O caso deste bebê britânico ganhou as páginas do jornal "Daily Mail". John Gresham, o pai, disse ao jornal que percebeu que o recém-nascido estava quente e poderia ter febre, mas fala que o filho não apresentou nenhum dos sintomas mais reconhecidos da meningite. Ele só desenvolveu a erupção cutânea distintiva (inflamação na pele) horas depois.

John e a mulher Krystal Hayes logo levaram o filho ao hospital e lá o recém-nascido começou a ter convulsões. Depois de fazer todos os exames, foi detectada a doença e ele começou a tomar os antibióticos e outros tipos de medicamentos. Felizmente, o bebê de Krystal e John já está bem e fora de risco.

Você viu?

Leia também: 12 questões que tiram o sono de mães de recém-nascidos

Susto e alerta

Os pais entrataram em choque ao saber que o ato de carinho pode ter trasmitido vírus ao filho. “Como pai, não pude pensar em nada pior do que não beijar meu bebê, mas agora posso. A doença foi mil vezes pior”, afirmou John ao portal britânico. 

A mãe ficou tão apavorada e impressionada com o que aconteceu que deu a seguinte declaração: “Nunca vou beijar outro recém-nascido que não seja meu e, se eu tiver mais filhos, nunca vou beijá-los ao redor de suas bocas”. 

O risco maior é que, em diversos casos, a doença não manifesta sintomas e o vírus pode ficar adormecido no corpo da pessoa. Os pais podem nem saber que têm o vírus e transmiti-lo aos filhos com o um simples beijo. A doença também pode ser transmitida de pessoa para pessoa por tosse, espirros e mãos não lavadas. 

Leia também: Guia do Bebê; entenda o mês a mês

Segundo especista da Meningitis Now, a meningite viral é mais comum em bebês e crianças pequenas. A doença geralmente não é fatal, mas pode gerar complicações em bebês muito novos. Então já sabe, com os recém-nascidos os cuidados devem ser redobrados. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!