Imagine precisar recorrer a aulas para conseguir dormir após o nascimento dos filhos? Parece estranho, mas o fato realmente aconteceu com Skye Tokhi. A mãe das pequenas Amaya, de 3 anos, e Iyla, de 9 meses, não conseguia ter noites regulares de sono desde o nascimento das duas. Em entrevista ao site "Daily Mail Autralia", a australiana contou que dormia apenas duas horas consecutivas por noite e despertava sempre que uma das meninas acordava. 

Leia mais: Sono fracionado no pós-parto afeta saúde da mulher

A australiana recorreu a aulas para conseguir dormir
Reprodução/ Facebook
A australiana recorreu a aulas para conseguir dormir

A situação era muito complicada com a filha mais velha, que simplesmente não passa a noite inteira dormindo. Quando decidiram ter o segundo filho, o casal tinha a esperaça de que o novo bebê fosse diferente, mas o quadro era o mesmo. “Não importa o que tentássemos fazer: líamos livros, seguíamos conselhos de familiares e amigos, mas nada adiantava”, disse a mãe. O cansaço passou a fazer parte da rotina da família e acordar durante a noite com as filhas tornou-se comum. O drama só acabou quando ela decidiu buscar ajuda com aulas específicas para que a família reaprendesse a dormir bem.

Leia mais: Insônia na gestação? Confira 4 dicas para acabar com o problema

Escola de sono

Skye e as filhas aderiram um programa da "Escola de sono", criada por um hospital da Austrália em 1994, onde o adulto e as crianças passam quatro noites sob a observação de profissionais como médicos, enfermeiros e psicólogos. No local, há uma espécie de mini apartamento, com cozinha, banheiro e dois quartos, um para a criança e outro para os pais. A família deve agir como se estivesse na própria casa para ser possível avaliar o que há de errado. 

As dificuldades na hora do sono podem variar muito conforme as características da rotina que a família segue. Os médicos contam que existem crianças que dormem apenas no peito da mãe e outras que precisam ser balançadas no colo. Então, existem diferentes formas de solucionar o problema, mas basicamente tudo está pautado em uma mudança de hábitos. 

Você viu?

Em seu site pessoal, Skye detalhou como foi todo o processo, desde a insegurança que sentiu ao buscar ajuda até o resultado final. "Havia outras seis mães que estavam todas aqui pelas mesmas razões. Todos aqui em busca do muito necessário apoio e de auto-confiança. Tudo isso para finalmente dormir um pouco!", escreveu. 

Leia mais: Hormônios influenciam o sono feminino

Skye compartilhou uma imagem que registra a filha finalmente dormindo
Skye Tokhi
Skye compartilhou uma imagem que registra a filha finalmente dormindo

Segundo ela, o programa tem uma abordagem holística, onde o foco não é apenas a criança que se recusa a dormir, mas a importância do auto-cuidado com você como mãe e toda a família.  "Cada dia minha confiança crescia. Cada dia ela dormia mais e mais antes de finalmente dormir durante a noite!", contou. 

Depois das aulas, a australiana e as filhas finalmente conseguem dormir, e o descanso chega a ser de até 11 horas por noite. "É o paraíso. Eu realmente não consigo tirar o sorriso do meu rosto", desabafa ao jornal. Por fim, Skye recomenda a escola do sono para todas as mães e lembra que elas não estão passando por isso sozinhas.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!