Feriados prolongados sempre são um incentivo para as famílias aproveitarem os dias e passearem. Em muitos casos, as datas são aproveitadas para fazer viagens. Porém, aquelas mais longas com crianças pequenas podem ser desgastantes, principalmente com aqueles menores de dois anos. Nessa idade, eles ainda não conseguem se entreter com atividades como colorir, desenhar ou ler e rapidamente perdem o interesse pelas brincadeiras, o que leva aos pais buscarem uma saída em tablets e celulares.

Laia mais: 100 tipos de brincadeiras para as crianças

Ofereça atividades que fujam da tecnologia para entreter os pequenos
Shuttersock
Ofereça atividades que fujam da tecnologia para entreter os pequenos

Para ajudar os pais com ideias criativas e evitar o uso exagerado de eletrônicos, a pediatra Ana Laura Kawasaka, do Portal Saúde4Kids, sugere algumas opções que vão entreter os pequenos. Confira

Empilhar

"Copos e blocos para empilhar transformam-se em brinquedos que fazem sucesso com os pequenos", diz Ana Laura. A pediatra sugere preferir os objetos com tamanhos diferentes, que são guardados um dentro do outro, e também facilitam para os pais por ocuparem menos espaço na bolsa.

Leia mais: 14 atividades para estimular a coordenação motora das crianças

Música

Música sempre é uma ótima opção."Para as viagens de carro, brinquedos que tocam música também agradam muito os bebês", diz a pediatra. Além disso,  é possível colocar uma trilha sonora infantil no ambiente.

Você viu?

Imitação

Na infância, os pequenos eles adoram imitar os adultos. "Colocar e tirar os óculos de sol do rosto dos bebês, por exemplo, revezando com os papais ou cuidadores, é uma brincadeira que sempre agrada", sugere. 

Puxar e grudar

Ana Laura sugere dar blocos de post-it ou tags coloridas e marcadores de livro para as crianças brincarem. Elas podem descolar as folhas do bloco e grudar no banco, na roupa, na mesinha do avião e por todos os lados, sem deixar cola. 

Leia mais: Como ensinar uma criança a ler? Veja as dicas

Livros

Essa é uma boa opção tanto para crianças mais velhas quanto para as mais novas. "Os preferidos são aqueles de atividades (livros sensoriais ou quiet books) e com janelinhas de abrir (brinque-books)", diz a pediatra.

Dedoches

Os famosos fantoches de dedos também são uma ótima forma de entreter os pequenos. As crianças podem se divertir contando histórias aos pais ou irmãos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!