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É possível conciliar exercícios físicos e amamentação. Veja quais são os cuidados necessários para voltar a malhar depois do nascimento do bebê

Para recuperar o peso ou simplesmente para garantir o bem-estar, muitas mulheres desejam retomar a rotina de exercícios e prática de atividade física após o parto. Porém, em muitos casos, algumas inseguranças falam mais alto. 

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Atividade física e amamentação são ações conciliáveis
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Atividade física e amamentação são ações conciliáveis

Ao contrário do que se imagina, a especialista em exercícios pós-parto Gabriela Cangussú explica que  atividade física  e amamentação são ações compativeis. "O ato de se exercitar não demonstra nenhum efeito prejudicial durante a lactação e não afeta o volume do leite, o crescimento, o desenvolvimento infantil ou a saúde materna", 

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Quando e como praticar

No geral, as mulheres que tiveram parto normal podem retomar à rotina de exercícios 30 dias após dar à luz. Já aquelas que passaram pelo procedimento de cesariana, após os 60 dias elas devem estar prontas para voltar à atividade. Gabriela resssalta que, antes de qualquer coisa, é preciso ter a liberação oficial do médico.

Após a liberação, é muito importante respeitar os limites do corpo. "Não é recomendável fazer nada que cause incômodo ou dor. O ideal é sempre treinar em uma intensidade suportável", orienta Gabriela. 

Ingestão de líquidos

"No treino se perde muito líquido, então é muito importante se hidratar bem, principalmente no dia em que se faz exercícios", diz a especialista. Os médicos recomendam que a mãe beba de 3 a 5 litros por dia. Portanto, se ela praticar exercícios regularmente, será necessário aumentar essa quantidade em 20%.

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Intensidade e frequência

Os treinos são importantes para o bem-estar, a disposição, a resistência e para a própria saúde da mulher. Mas na fase de amamentação, é preciso ter cuidado redobrado para não exagerar no tempo e na intensidade. "O ideal é treinar cinco vezes por semana, cerca de 15 minutos por dia", recomenda.

Cuidados

Como durante a amamentação as mamas ficam maiores e mais pesadas, as mamães devem usar tops de algodão com boa sustentação para os seios. Além disso, o ideal é amamentar 30 minutos antes da atividade física ou 30 minutos após. Isso porque há diminuição dos níveis de IgA no organismo, entre 10 a 30 minutos após o exercício. "IgA, ou imunoglobulina A, é um anticorpo que protege o bebé contra vírus e bactérias", explica. 

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