O sling é um facilitador que proporciona uma série de benefícios tanto para o adulto quanto para o bebê. Segundo Lilia Wiczneski, especialista em babywearing, existem várias tipos de amarrações, com tecidos e formas específicas para determinadas idades ou fases da vida do bebê.
Quer usar o carregador e não sabe como? Veja como fazer duas amarrações para carregar seu bebê:
Cruz Envolvente
Essa é a amarração mais indicada aos iniciantes, de acordo com Lilian, já que mantêm a posição fisiológica do bebê e não força a abertura natural das pernas. Além disso, ela dá segurança ao adulto que ainda não têm familiaridade com o sling.
"Pode ser usada desde recém-nascidos até crianças maiores, enquanto for confortável, e pode ser feita tanto com wraps de tecido plano quanto com os elásticos", explica Lilian.
Aprenda o passo a passo:
1) Localize o centro do wrap
2) Coloque o centro do wrap na altura do peito
3 e 4) Leve uma das faixas para as costas, passando sobre o ombro oposto
5) Faça o mesmo com a outra faixa
6 e 7) O tecido ficará assim: uma faixa horizontal sobre o peitoral e duas faixas verticais, vindo das costas. Nas costas, um “x”.
8) Franza o tecido da faixa horizontal, formando uma cordinha.
9) Pegue o bebê e apoie-o no seu ombro. Mantenha sempre uma mão no bumbum do pequeno.
10) Deslize o bebê para sentar sobre a cordinha de tecido horizontal: o tecido deverá ficar de joelho a joelho, formando um assento, e o bumbum, mais baixo que os joelhos.
11) Segurando o tecido com uma mão no bumbum do bebê, puxe delicadamente a borda superior até a altura da nuca.
12) Enquanto segura o bebê, bascule a bacia arredondando o quadril para que o bebê fique sentado no pano. Todo o excesso de tecido deve ficar entre vocês dois.
13) Identifique qual alça está por baixo do X nas costas: é por ela que começarão os ajustes.
14) Comece pela borda mais perto do seu pescoço - ela vai ajustar a borda superior, mais próxima da nuca do bebê. Puxe para cima e para trás, na diagonal.
15) Traga o tecido ajustado para a mão que está emabixo do bumbum do bebê.
16) Vá ajustando prega por prega dessa faixa, sempre segurando o ajuste com a mão que está fixa. Troque a mão que está apoiando o bebê.
17) Faça os mesmos ajustes na outra faixa, sempre prega por prega e segurando o tecido já ajustado para não perder a tensão.
Você viu?
18 e 19) Cruze as duas faixas sob o bumbum do bebê. Elas devem formar um “U”, vindo dos seus ombros e passando em cima dos joelhos do bebê.
20) Leve para as costas e dê um nó duplo.
21) A amarração já esteja segura: se você usa um wrap de tecido plano, está pronta!
22 e 23) Se o seu wrap é elástico ou se o bebê é muito pesado, vale reforçar a cruz envolvente. Abra cada faixa que vem do seu ombro, espalhando sobre as costas do bebê - sempre indo de joelho a joelho.
24) Pronto!
+ Dicas para usar carregadores de bebês com segurança
Lateral Simples
"Essa amarração é mais indicada para bebês acima dos 6 meses (que já sentam sem apoio), já que os ajustes não são tão finos e precisos", diz Lilian. A lateral simples é uma excelente opção para fazer com echarpes, cangas ou mesmo um lençol de solteiro. Dá para carregar o bebê com o tecido que você tem por perto. No passo a passo, Lilian usa uma echarpe.
Veja como fazer:
1 e 2) Pegue a echarpe e faça uma sanfona, organizando todo o tecido.
3) Apoie o meio no seu ombro.
4) Una as duas pontas da echarpe na altura do osso da sua bacia, fazendo um nó duplo.
5) Gire a echarpe até que o nó fique na metade das suas costas.
6) Abra o tecido.
7) Sente o bebê sobre essa cordinha de pano, deixando o tecido ir de joelho a joelho formando um assento, e o bumbum, mais baixo que os joelhos.
8) Segurando o tecido com uma mão no bumbum do bebê, puxe delicadamente a borda superior até a altura da nuca.
9) Enquanto segura o bebê, bascule a bacia arredondando o quadril para que o bebê fique sentado no pano. Todo o excesso de tecido deve ficar entre vocês dois.
10) Pegue a borda do tecido que está mais próxima do seu pescoço e faça uma dobra, virando o tecido até o ombro.
11) Para reforçar o ajuste, caso necessário, faça o mesmo com a borda que inicialmente está no seu ombro: dobre-a por fora e traga-a para perto do pescoço.
12) Pronto!
Com as amarrações, o bebê fica seguro em seu colo e pertinho e seu corpo e você, com as mãos livres