Por conta de mudanças comportamentais da sociedade e avanços da ciência, é tendência que as mulheres tenham filhos cada vez mais tarde. Esse é o caso da cantora norte-americana Janet Jackson, irmã do ícone pop Michael Jackson, que chamou a atenção de todos ao confirmar a gravidez  em 2016.  

Entenda como acontece, os sintomas e características da gravidez

Janet Jackson
Reprodução/Instagram
Janet Jackson

Aos 50 anos de idade, Janet Jackson deu à luz o primeiro filho em janeiro. O parto foi na terça-feira, dia 3, e, de acordo com o comunicado oficial divulgado à imprensa, aconteceu da melhor forma. "Janet teve um parto sem estresse e saudável e está descansando confortavelmente”, informava.

Mas, até que ponto é possível levar adiante uma gravidez com essa idade e garantir que ela seja saudável tanto para a mãe quanto para o bebê?

Existe idade limite para ter um filho?

Você viu?

Gravidez tardia

Gestações que acontecem a partir dos 35 anos de idade são consideradas como tardias. A partir desse período, a fertilidade da mulher começa a diminuir gradativamente e, após os 40 anos, a queda passa a ser mais forte. Por isso casos como o da cantora surpreendem tanto.

Possivelmente, Janet teve auxílio de métodos reprodutivos artificiais para garantir a gestação. No entanto, não foram divulgados detalhes sobre isso. Apesar da medicina reprodutiva ajudar mulheres que desejam engravidar tardiamente, ela não é capaz de solucionar todos os problemas.

De acordo com Ricardo Mello Marinho, especialista em reprodução humana, em entrevista cedida ao Delas, a idade do óvulo não pode mudar mesmo com os avanços médicos. “O risco de abortamento e alterações cromossômicas são preocupações reais para esse tipo de gestação, além de complicações como diabetes gestacional ou hipertensão”, explica.

As futuras mamães, nesse caso, devem ter cuidado com o aspecto emocional. Em alguns casos, a gravidez tradia acontece depois de diversas tentativas frustradas quando mais jovem. Ainda há o receio de ter um embrião com algum problema de formação por conta da idade. A mulher, como fala o obstetra Alberto D´Auria, pode sofrer de ansiedade e, com isso, há uma maior liberação de adrenalina que pode influenciar no fluxo de sangue que vai para o bebê. 

Mulheres que optam por engravidar com uma idade avançada, como a de Janet Jackson, devem ser conscientes em relação a todos os pontos que envolvem a decisão de uma gestação tardia . Mas para as mamães, a experiência vale a pena e a idade até ajuda em alguns momentos. 

Os prazeres – e desafios – da maternidade aos 50 anos

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!