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Manter as crianças hidratadas no verão é essencial, e para isso é interessante saber qual a quantidade ideal de líquido para o consumo. Aprenda a calcular

Durante o verão, uma das maiores preocupações dos pais é garantir que as crianças sintam-se frescas e confortáveis. Para ajudar, o consumo de líquido para manter a hidratação dos pequenos é ainda mais importante nessa época do ano. 

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De acordo com a pediatra Ana Laura Kawasaka, bebês e crianças precisam ingerir mais líquido proporcionalmente ao seu tamanho que os adultos. “Eles perdem água mais rapidamente  por serem mais ativos", explica.  Além disso, o fator crescimento exige mais água do corpo. 

Como calcular a quantidade certa?

A quantidade de consumo de água ideal para uma criança por dia vai viarar de acordo com tamanho, peso, atividade, temperatura do ambiente (calor ou frio) e alimentos que ela come. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), existem duas formas práticas de encontrar a quantidade ideal. 

A primeira é pela idade da criança. Bebês de 1 a 3 anos de idade devem consumir 1,3 litro por dia. É importante lembrar o consumo de água não é recomendável para bebês com menos de 6 meses de idade, isso porque o leite materno já contém a quantidade necessária para suprir a demanda deles.

Dos 4 aos 8 anos, recomenda-se 1,7 litro. Entre os 9  e os 13 anos, as meninas devem consumir 2,1 litro e meninos, 2,4. Por fim, dos 14 aos 18 anos, para ambos os sexos orienta-se a ingestão de 3,3 litros.  

A segunda forma de calcular a quantidade ideal é pelo peso da criança. A SBP indica de 50 a 60 ml por quilo. 

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Após calcular a quantidade ideal, é interessante pensar em como a criança consumirá essa quantia. De acordo com a pediatra, é muito importante que os pais sempre lembrem-se de oferecerem bebida à criança. “Ela não vai se lembrar de pedir algo para beber enquanto estiver brincando ou entretida com alguma coisa. E, se ainda for bebê, não conseguirá pegar sozinho", diz.

Para facilitar, Ana Laura orienta que o total de líquido deve ser fracionado ao longo do dia, ou seja, oferecer pequenas quantidades e várias vezes. Além disso, ela recomenda optar por água ao invés de sucos, refrigerantes e chás. Por fim, ao oferecer alimentos como frutas, é interessante dar preferência às ricas em água como melão, melancia e laranja e pera. 

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