Tamanho do texto

Elogiar os acertos, compartilhar experiências e se atentar ao excesso de conteúdo são alguns passos para brincar com os pequenos. Veja outros

É fato que as crianças têm mais facilidade para aprender um novo idioma e é cada vez mais comum vê-las matriculadas em cursos de línguas como o inglês. Porém, para que esse aprendizado seja efetivo é importante a interação de pais, amigos e conhecidos na segunda língua. 

+ Adianta colocar a criança aos 3 anos no inglês?

As férias são um ótimo período para estimular o inglês das crianças.
Shuttersock
As férias são um ótimo período para estimular o inglês das crianças.

As férias  são um ótimo período para estimular as crianças a treinar o  inglês , já que elas tem mais tempo livre com os pais para brincar e aprender. Para Leiza Oliveira, especialista em idiomas e CEO da rede Minds Idiomas, isso pode ser feito por meio de jogos e brincadeiras. 

Ela explica que até os 4 anos de idade as crianças ainda não desenvolveram o hipocampo por completo - parte do cérebro responsável por "arquivar" e "lembrar" dados numéricos e palavras - então, não é preciso preocupar-se caso não lembrem o que aprenderam. Nesses casos, a interação e a brincadeira valem muito mais. 

Entre os 4 e 6 anos, já é uma boa fase para brincar com elas em outra língua. "Vale brincar com as crianças com jogos de tabuleiro, tablets, aplicativos, jogo stop e outros", diz Leiza. Para ajudar os pais, a especialista listou cinco passos para brincar com as crianças em inglês. Confira: 

+  O que pais de crianças bilíngues desde o berço precisam saber?

1) Elogie os acertos

É muito importante que, durante o processo de aprendizado, as crianças não tenham medo de errar palavras novas. Por isso, encoraje-as e elogie os acertos! Essa atitude melhora o desempenho deles na escola e na vida

2) Dê independência

Brincar com os filhos é ótimo, mas o fator "superproteção" pode atrapalhar. Isso porque eles podem sentir-se condicionados a seguir uma regra tanto para brincar qunato para aprender. Permita que a criança sinta-se independente para brincar e falar em outra língua com os amigos. 

3) Cuidado com excesso de conteúdo

Cada pessoa tem uma forma de aprender e um tempo para isso, o conteúdo em excesso pode atrapalhar e acabar dispersando a atenção das crianças. Aprender outro idioma pode ser leve e a brincadeira é sempre uma ótima aliada, sem pressão e cobranças.

4) Música para tomar banho e brincar

A música interfere no cérebro tanto de crianças quanto de adultos. Por isso, uma boa solução é colocar músicas em outro idioma em brincadeiras ou atividades do dia a dia. Como o cérebro tem uma capacidade limitada de recebimento de conteúdo, a atenção fica na música enquanto a  criança toma banho, por exemplo. 

Morar fora beneficia desenvolvimento da criança desde cedo

5) Arrisque-se mesmo sem saber o idioma

Mesmo que você não se sinta 100% confiante no inglês, arrisque-se! As crianças podem te ajudar a crescer no idioma e essa troca de experiências pode aumentar os laços entre pais e filhos. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.