Tamanho do texto

Evitar avião após o segundo trimestre de gestação e fazer paradas a cada 2h são algumas indicações para grávidas que vão viajar. Confira outras dicas

Com a chegada das férias e datas comemorativas, a rotina é alterada e o número de viagens pode aumentar. Não é contraindicado que futuras mamães façam viagens, porém alguns cuidados básicos são necessários para não comprometer a saúde da mãe e do bebê. O primeiro passo para qualquer mulher que deseja viajar com tranquilidade é conversar com o obstetra.

+ Como amenizar os 10 principais desconfortos da gravidez

Viajar de avião após o segundo trimestre não é recomendável
Pinterest
Viajar de avião após o segundo trimestre não é recomendável

“Dependendo da idade gestacional, se for, por exemplo, no final, após 32 semanas, não é indicado  viajar ”, orienta a ginecologista e obstetra Maria Elisa Noriler. Isso porque a partir desse período a gestante pode entrar em trabalho de parto prematuro. Além disso, ficar muito tempo na mesma posição aumenta o risco de trombose.  

A especialista listou algumas dicas importantes para as gestantes que estão plenajando uma viagem. Confira:

Carro ou ônibus

Nessas viagens é importante fazer paradas a cada 1h30 ou 2h para caminhar um pouco, ir ao banheiro e se alimentar de forma leve. No caso dos carros, atente-se ao uso do cinto de segurança. Ele deve cruzar a barriga e se posicionar entre os seios. Caso incomode o pescoço, tente mudar a posição do assento para encaixar melhor. 

Avião

A viagem é considerada segura se a mulher estiver no primeiro ou segundo trimestre de gestação. Do contrário, recomenda-se escolher outra forma de transporte para a viagem.

+ Médicos divergem sobre o que grávidas podem ou não fazer durante a gestação

Navio

As mesmas recomendações da viagem de avião valem nesse caso. Também é indicado levar medicamentos antiméticos - que aliviam os sintomas relacionados ao enjoo -, já que muitas grávidas tem uma tendência maior a enjoar, ainda mais com o movimento do navio. 

Alimentação

Seguir uma dieta saudável durante toda a gravidez é essencial. Durante as viagens isso não deve ser diferente, muitas vezes a preguiça fala mais alto, mas é importante manter-se sempre atenta a alimentação. Procure estar sempre bem hidratada - principalmente se estiver muito calor no destino escolhido -, evitar fast foods e comer a cada três horas.

Vacinas

Alguns locais de destino exigem certas vacinas específicas. Nesses casos, antes de viajar, consulte o obstetra e, caso ele autorize, tome as vacinas para garantir sua segurança na viagem. 

+ Pode tomar vacinas durante a gravidez?

    Leia tudo sobre: gravidez
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.