Tamanho do texto

Leite materno, colocar o bebê sentado para arrotar e pequenas refeições podem amenizar os sintomas do refluxo. Veja outras dicas de especialistas

Entre os desconfortos sofridos pelo bebê, o refluxo é um dos mais comuns. Ele acontece quando o alimento volta do estômago para o esôfago, causando dores e queimação na criança. Como consequência, o pequeno apresenta dificuldades ao mamar e ganhar peso. Para ajudar os pais a lidar e amenizar os incômodos que a situação causa nos bebês, o site americano "Parents" listou 7 dicas para serem adotadas no dia-a-dia. Confira:

Amamentação: as posições mais confortáveis para você e para o bebê

Amamentação na forma correta pode amenizar o refluxo dos bebês
Getty Images
Amamentação na forma correta pode amenizar o refluxo dos bebês

1) Amamentação

Sem dúvidas, o aleitamento materno é o melhor alimento para um bebê com refluxo . Isso porque o leite da mãe é hipoalergênico e é digerido com mais facilidade do que outros alimentos. Escolher a posição mais adequada à criança também ajuda a aliviar e até mesmo evitar o desconforto.

2) Coloque o bebê sentado

Entre uma mamada e outra, posicione o bebê para que ele fique sentado por pelo menos 20 minutos. Isso ajudará a aliviar o desconforto que está associado ao refluxo. 

3) Refeições frequentes, mas pequenas

As refeições dos bebês devem ser oferecidas com frequência e em pequenas quantidades, ou seja, não dê a alimentação completa imediatamente. Aos poucos, o estômogado do bebê se adaptará e os refluxos irão diminuir com o tempo, já que há menos para regurgitar. 

+ Aprenda a identificar e amenizar os sintomas de cólicas nos bebês

4) Arrotar regularmente

Lembre-se sempre de colocar a criança para arrotar. Isso é fundamental! Quando o bebê arrota, ele libera gases e os sintomas de desconforto do refluxo são aliviados.

5) Cabeça inclinada

Apoie a cabeça do bebê enquanto ele estiver domindo. Você pode fazer isso colocando um travesseiro embaixo da cabeça dele, causando uma leve inclinação. Isso pode ajudar a aliviar o desconforto, principalmente se ele foi alimentado antes de dormir.

6) Evite brincar após as refeições

Após as mamadas e refeições, evite brincadeiras que fazem movimentos rápidos com a criança, isso tudo aumenta a probabilidade dela cuspir e até vomitar o que acabou de comer.

7) Conforto

Manter o conforto do bebê é essencial para evitar refluxo. Por isso, fraldas e roupas apertadas devem sempre ser evitadas, pois elas podem colocar mais pressão na barriga da criança. Então, prefira tecidos leves e confortáveis, que permitem que bebê se movimente com facilidade e sem esforço.

+ Mais forte! 3 exercícios para ajudar a fortalecer o bebê

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.