A chegada de um filho muda completamente a vida dos pais. São novas informações, descobertas e cuidados. Consequentemente, a intimidade do casal pode ser afetada ainda na gestação. Muitos casais encontram dificuldades para retomar a vida sexual após o nascimento do bebê. Para solucionar o problema, o site britânico "The Mirror" listou algumas ações e práticas a serem adotadas pelo casal. Confira:
+ Sexo na gravidez: relações são liberadas no pós parto? Especialista tira dúvidas
1) Certifique-se de que está tudo bem
Depois da gestação e do parto, o corpo da mulher precisa de um tempo para se recuperar antes de retomar o sexo . Principalmente no caso de cesárea, já que ela passou por uma cirurgia e existem alguns pontos. É importante checar se está tudo bem com o útero e a vagina antes de voltar com a vida sexual . Caso contrário, há risco de infecção ou da mulher sentir muita dor durante o ato.
2) Seja paciente
O nascimento de um filho afeta mães e pais de formas diferentes. Por isso, além do corpo, tanto a mulher quanto o homem precisam estar se sentindo bem emocionalmente. É fundamental que os parceiros não se pressionem para voltar com as relações enquanto o outro ainda não estiver preparado para isso. E o mais importente: o casal deve sempre conversar sobre como se sente.
3) Entenda o desejo (ou a falta)
Por conta das alterações hormonais, comum que no período pós-parto, a líbido da mulher diminue. Isso também pode acontecer com os homens. No caso deles, a falta de desejo sexual está ligado ao estresse e à exaustão do período.
Em outros casos, a falta de interesse pode estar ligada a algo mais grave, como uma depressão pós-parto. Se a falta de interesse sexual persistir e estiver acompanhada de ansiedade, procure ajuda médica.
+ Conheça e saiba como funcionam os métodos contraceptivos de longa duração
4) Proteja-se
Mesmo que a mulher ainda não esteja completamente pronta para voltar às relações, a fertilidade pode voltar em cerca de 21 dias após o parto, antes da primeira menstruação. Por conta disso, é muito importante pensar em métodos contraceptivos antes de voltar com o sexo.
5) Durma bem
A fadiga é comum após o nascimento do bebê e enquanto ela permanece, o ideal é não voltar à vida sexual ainda. Pode parecer difícil, mas tanto a mulher quanto o homem deve tentar manter o sono e o descanso em dia para estarem dispostos. Então, não se prive do sono para manter relações!
6) Atente aos sinais de seu corpo
Por conta da amamentação, algumas mulheres podem sentir-se desconfortáveis com o toque no seio ou então sentir ainda mais prazer com isso. O processo de amamentação também altera o equilíbrio hormonal, podendo levar à secura vaginal. Nesse caso, o casal pode solucionar com um lubrificante.
7) Fortaleça o relacionamento
A dinâmica do casal muda com a chegada de um filho e, mesmo que inicialmente isso signifique a retomada da vida sexual, pode ser uma boa oportunidade para o casal fortalecer a relação em outros aspectos.