Tamanho do texto

Alterações hormonais do período podem prejudicar a qualidade do sono das gestantes. Incorporar pequenas práticas à rotina ajuda as futuras mamães

É comum ouvir que, durante o período de gestação, o sono aumenta. Porém, para muitas mulheres, o cenário pode ser o oposto: elas apresentam dificuldades para dormir, sofrem com a insônia ou até mesmo pesadelos. Não é preciso se preocupar, isso é normal e acontece por conta das alterações hormonais dessa fase. 

+ Sete atividades físicas para uma gravidez mais saudável

Sentir insônia é comum para a maioria das gestantes
Pinterest
Sentir insônia é comum para a maioria das gestantes

A ginecologista e obstetra Maria Elisa Noriler explica que algumas situações podem piorar a qualidade do sono das grávidas e causar insônia . "O tamanho da barriga, ir ao banheiro com mais frequência, a azia e a rapidez do metabolismo, que deixa a mulher mais ativa e a preparada para a chegada do bebê, podem piorar”, diz.

Segundo a especialista, uma boa noite de sonos é fundamental para ter uma gestação tranquila,  pois é durante o período de descanso profundo que a mulher garante a manutenção do organismo e sua capacidade de sustentar a gravidez

Quando a futura mãe dorme horas insuficientes, ela se sente sonolenta durante o dia, que pode dificuldar a concentração, aumentar a irritabilidade e também ansiedade. Como consequência, o bem-estar dela será afetado e, de certa forma, o bebê sentirá essas alterações. Por isso, dormir bem é essencial durante a gravidez.

Dúvidas da futura mamãe: por que as mulheres sentem azia na gravidez?

Como evitar

Para ajudar as futuras mamães dormirem melhor durante os nove meses, Luciane Mello, médica especialista em sono, lista algumas dicas práticas e fáceis para serem incorporadas à rotina da gestante:

1) O conforto do quarto é essencial para uma boa noite de sono. A cama e a temperatura do ambiente estão adequadas? Verifique isso. 

2) Dormir com dois travesseiros pode fazer toda a diferença. Coloque um para a apoiar a cabeça e outro para ficar entre os joelhos.  

3) Evite consumir bebidas como coca-cola, café, chá preto e chá verde. Elas atuam como estimulantes e atrapalham o sono.

4) Quando a insônia surgir, não fique enrolando na cama e se forçando a dormir. Levante e faça coisas que te relaxem: tome um banho morno, leia um livro ou escute uma música suave. Só deite quando ficar sonolenta novamente. 

Se a insônia persistir mesmo após colocar essas dicas em prática, é importante que a gestante procure ajuda médica para solucionar o problema. 

Hormônios influenciam o sono feminino

    Leia tudo sobre: gravidez
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.