Se você deseja fazer uma comemoração pequena e diferente para o aniversário de seu filho , a festa do pijama é uma opção. Basta convidar alguns amiguinhos para passar a noite em sua casa e organizar algumas atividades para as crianças realizarem antes de dormir.
Nem precisa ter um motivo para comemorar, a festa do pijama também pode ser uma ótima oportunidade para juntar os pequenos da família ou do prédio. Além de ser para um número menor de pessoas, a organização pode até ser mais fácil do que de uma festa tradicional.
Preparação do local
É muito simples preparar uma festa do pijama. Dependendo do número de convidados, a reunião pode ser feita na própria sala da casa. Vanessa Hita, organizadora de festas do Estúdio V Fotografia e Festas com Cabanas, recomenda um salão de festas se a quantidade de pessoas for maior: “Quando o espaço é grande, tem quintal ou jardim consegue-se fazer brincadeiras de movimento”.
Depois de decidido o espaço, é preciso pensar na decoração , que pode ser muito simples. Vanessa recomenda luzes decorativas de diversas cores e tamanhos. Cabanas são mais difíceis de fazer em casa, mas são um adicional para a diversão dos pequenos. No caso de optar por elas, Vanessa dá a dica: em espaços pequenos, é possível alocar até duas crianças por cabana.
Atividades
Como qualquer comemoração infantil, é preciso ter atividades para divertir as crianças. Vanessa recomenda algumas: salão de cabeleireiro, com penteados e tintas temporárias para os pequenos, manicure, pintura em telas ou papel, personalização de cupcakes e um desfile com fantasia .
Ela ainda indica comprar plaquinhas e itens como plumas e tiaras, que podem servir para as crianças tirarem várias fotos engraçadas. Além disso, você pode escolher uma das diversas brincadeiras infantis simples que existem e podem ser feitas em casa, como um esconde-esconde ou uma cantiga de roda.
Depois da agitação, é preciso acalmar os pequenos e prepará-los para dormir. Não esqueça de verificar com as mães dos amigos de seu filho quem deixaria o pequeno dormir fora de casa. "Ver um filme
com pipoca acaba com a energia. E neste horário que os pais podem buscar as crianças que não dormem fora", explica a organizadora de festas
Adquira fronhas e camisolas brancas e alguns itens para personalizar. Aposte em tinta e caneta para tecido e até outros adereços decorativos, como lantejoula e brilho. Todos vão se divertir com a personalização destes itens que, ao fim da festa, também servem como lembrancinha . “Na frente de cada cabana pode ter uma sacolinha com estes itens, para enfeitar”, sugere Vanessa.
+ Saiba quais são as lembrancinhas de festa infantil aprovadas pelas mães
Comidas e bebidas
Outra parte em que é possível economizar é nos comes e bebes da festa do pijama. Todos sabemos que crianças pouco comem em festas – e estão mais preocupadas em brincar –, por isso, muitas vezes acaba-se desperdiçando doces e salgadinhos quando são servidos da forma tradicional.
Por serem poucas pessoas e uma festa do pijama, Vanessa têm uma ideia diferente: “Faça quites individuais: um lanchinho, uma fruta, um doce e um suquinho. Depois o parabéns com o bolo, se for um aniversário”. Essa forma, além de ser mais criativa , evita desperdício de comida e gastos desnecessários. Mas se você ainda optar pela maneira tradicional, com comidinhas servidas em travessas, a dica de Vanessa é servir em mesas baixas, como se fosse um piquenique .