O aplicativo Par Perfeito apresenta um “Estudo dos Solteiros”, que contou com 3200 solteiros de todo o país, distribuídos entre diferentes faixas etárias, classes sociais, identidades de gênero e orientações sexuais, para analisar como os espectros políticos, condições socioeconômicas, crenças religiosas e estilos de vida influenciam na busca pelo parceiro ideal nos dias de hoje.

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Dentre as conclusões do estudo, destaque-se as cinco prioridades de vida dos solteiros do Brasil, sendo que o primeiro lugar é ocupado pela vontade de “Viajar muito” (53%), seguido por “Atingir a melhor posição na minha carreira” (49%), “Comprar minha casa própria” (48%) e por fim, o desejo de encontrar um par ideal, que ficou em quarto lugar na lista, com 44% das respostas. É interessante notar que as mulheres escolheram a opção “Viajar muito” (57%) contra 48% dos homens que responderam isso.

Outro dado que se destoa dos outros é que são as mulheres, mais jovens e de classe social mais alta que lideram o desejo por viagem. Já os homens, mais jovens (18-34 anos) são os que mais querem subir ao altar. Entre os bissexuais, 69% afirmam ter como prioridade viajar pelo mundo, ante 38% que querem se casar ou entrar num relacionamento sério. Olhando para a faixa etária, 50% do público 55+ afirmou ter como primeira prioridade viajar e apenas 30% deles preferiu casar ou encontrar parceiro fixo. 

Para a diretora presidente do Par Perfeito e responsável pelo estudo Presidente do Match Group da América Latina, Eugênia Del Vigna: “É muito importante para nós, como negócio, mapear e entender a “cabeça dos solteiros brasileiros”, para melhorar os aplicativos de modo que atendam às necessidades dos usuários que buscam um parceiro. Para o aplicativo Par Perfeito, mais voltado para o público 30+, é gratificante notar que nessa faixa etária somos referência, normalizando a possibilidade de encontrar um amor através do app.”


Quais valores são mais desejados na busca pelos parceiros?

Para os solteiros em um novo relacionamento, as expectativas são encontrar alguém que seja companheiro(a) em todos os momentos (64%), ajude a evoluir como pessoa (53%), tenham objetivos em comum (46%) e que seja alguém com autoconhecimento e estabilidade emocional (43%).

É interessante destacar que o público com mais de 55 anos não desistiu de encontrar um(a) parceiro(a), apesar de não estar tão conectado com as novidades tecnológicas como os mais jovens. É possível enxergar também que os interesses dessa faixa etária se diferenciam. No caso, a busca pelo companheirismo está acima de tudo.

O posicionamento político do parceiro é algo que afeta muito mais as mulheres e os não heterossexuais. Já focando para o aspecto das crenças e influência religiosa, para 62% dos entrevistados, a religião não tem nenhuma influência no relacionamento. Já para os que esperam que o(a) parceiro(a) tenha a mesma religião que eles, se destacam as mulheres, os mais velhos e os heteros.

A pandemia também traz reflexos e traz a percepção de que há mais solidão. O isolamento social fez com que as pessoas saíssem menos de casa (62%) e (35%) passaram a preferir fazer algo em casa com outras pessoas. 27% passaram a preferir ficar em casa sozinhos.

Independente de gênero, idade, classe social ou orientação sexual, todo dia é um bom dia para flertar em sites/apps de relacionamento; 31% dos solteiros não têm preferência por dia da semana, mas se for para escolher, 26% afirmam que domingo é o dia preferido para buscar um amor. Dentre aqueles que preferem o domingo, a maioria pertence ao grupo 55+.

Solteiros com filhos e amor na maturidade

Para 36% dos entrevistados com mais de 50 anos, é mais fácil encontrar um amor nessa fase da vida, pois as pessoas são mais maduras. O preconceito em namorar pessoas mais novas vem caindo, mas entre os que ainda tem algum receio, a influência do conservadorismo ainda é presente, apesar de que 84% dos entrevistados 55+ não teriam preconceito em namorar pessoas mais novas.

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No geral, 83% de todos os entrevistados acreditam que há dificuldade para pessoas com filhos se relacionarem, especialmente as mulheres e os jovens.

Metodologia de pesquisa 

  • ● O Estudo dos Solteiros foi realizado pela Ideia Consumer Insights em parceria com a Toluna, entre 25 de outubro a 03 de novembro de 2022 e contou 3.200 respondentes de um questionário estruturado de autopreenchimento, com tempo médio de duração de 15 minutos;
  • ● De distribuição nacional, o perfil dos entrevistados eram homens e mulheres solteiros, acima dos 18 anos, usuários e não usuários de apps de relacionamento e de todas as classes socioeconômicas;
  • ● O erro amostral é de 1.7 pontos percentuais para cima ou para baixo, dentro de um intervalo de confiança de 95% do Total da Amostra.

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