Cuidado com o excesso de álcool no réveillon
FreePik
Cuidado com o excesso de álcool no réveillon

Chegou a hora da virada do ano e muitos brasileiros exageram no álcool. Se é o seu caso, pense melhor antes de encher o copo, pois o seu organismo pode pagar caro pelo abuso, principalmente o sistema digestivo. A substância irrita a mucosa desses órgãos, desencadeando sintomas como azia, náuseas e vômitos. Em longo prazo, essa agressão pode gerar uma inflamação nas paredes internas do estômago, a gastrite, ou piorar muito o quadro de quem já sofre com ela.

Entre no  canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

No intestino esse tipo de bebida altera sua flora e sua motilidade, ou seja, movimentos autônomos que ele realiza para deslocar o bolo fecal, o que favorece o surgimento de diarreia. O esôfago também sofre. “O álcool leva ao relaxamento do esfíncter superior do estômago, uma válvula que fica localizada entre o final do esôfago e o começo do estômago e tem a missão de evitar que os alimentos ingeridos e os ácidos secretados na digestão voltem ao esôfago, o que leva ao refluxo”, conta o cirurgião do aparelho digestivo Gustavo Patury Accioly, de São Paulo. Com o tempo isso pode provocar a irritação no esôfago, a chamada esofagite.

O pâncreas também é afetado e pode padecer com inflamações que em casos mais graves levam a uma enfermidade chamada pancreatite, que costuma provocar fortes dores abdominais. Grandes quantidades de álcool também podem ser responsáveis por lesões nas células do fígado, que podem desencadear doenças como a hepatite alcoólica e a cirrose hepática que em casos mais graves podem levar à morte. E se não bastasse tudo isso, estudos já mostraram que a substância aumenta o risco de diferentes tipos de câncer, como na boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, fígado e intestino.

Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !

Por todas essas razões, o ideal é pegar leve, mesmo que a situação favoreça a ingestão de bebidas em excesso. “O indicado é tomar pequenas doses socialmente no máximo duas vezes por semana”, diz Accioly. Beber bastante água antes, durante e após o álcool também é uma boa ideia, pois ajuda a diluí-lo e a reidratar o organismo, já que essa substância favorece a desidratação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!