Os casos de violência doméstica aumentaram durante a quarentena em diversos países. No Canadá, as mulheres criaram um sinal para conseguir pedir ajuda quando estão em chamada de vídeo. A iniciativa surgiu da Canadian Women’s Foundation , que orienta como indicar que se está em situação de violência e como ajudar. 

Sinal usado para pedir ajudar por chamada de vídeo
Reprodução/Youtube
Sinal usado para pedir ajudar por chamada de vídeo

Leia também:

O “truque” é um sinal com as mãos, onde a mulher deve levantar a palma da mão e dobrar o polegar; depois, deve abaixar os quatro dedos – como mostra a imagem acima. Dessa forma, ela consegue pedir ajuda sem precisar falar sobre a situação.

Andrea Gunraj, vice-presidente da Canadian Women’s Foundation, diz ao Refinery 29 o que fazer quando estiver conversando com uma mulher e ela fizer esse sinal.

O primeiro passo é mostrar que você entendeu o sinal e está ali para ajudá-la. Para isso, envie uma mensagem de texto, assim ela não será exposta se a conversa estiver no alto-falante. Se ela estiver usando fone de ouvido, pode fazer perguntas que permitem respostas com “sim” e “não”. Assim, poderão encontrar a melhor saída para a situação. 


Como denunciar violência doméstica

  • Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (180)
  • Polícia Militar (190)
  • Defensoria Pública de São Paulo – Núcleo de Defesa das Mulheres Vítimas de Violência de Gênero (WhatsApp, no número (11) 94220-9995; e 0800-773-4340).

Em São Paulo, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão preparadas para o atendimento de vítimas. Também é possível fazer boletins de ocorrência online. Em outros estados, a orientação é buscar Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) ou delegacias comuns.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!