A postura muitas vezes considerada machista dos participantes homens do "BBB 20" continua dando o que falar, tanto que influenciou o paredão que será decidido na noite desta terça-feira (11). Porém, essa nova discussão vai além de quem será eliminado do reality e tem a ver com uma questão: o que é sororidade? A dúvida viralizou depois que Manu Gavassi usou a palavra para justificar o voto em Felipe Prior e, desde então, a busca pelo termo aumentou 150% no Google.

Leia também: "Fui humilhada até voltar pra casa”: mulheres lutam por carnaval sem gordofobia

No domingo (9), Manu disse que votou em Prior por questão de sororidade, mas o brother não soube o que isso significava
Reprodução/TV Globo
No domingo (9), Manu disse que votou em Prior por questão de sororidade, mas o brother não soube o que isso significava

No " BBB 20 ", Manu explicou que votou em Prior para o paredão “por uma questão de sororidade ”. Na mesma hora, o brother perguntou: "O que é isso?", mas a sister não quis esclarecer e apenas disse: "Depois você aprende lá fora". A "patada" viralizou nas redes sociais; assista:


Mas, afinal, o que é sororidade?

Segundo o dicionário de língua portuguesa, sororidade que dizer "relação de irmandade, união, afeto ou amizade entre mulheres, assemelhando-se àquela estabelecida entre irmãs". A palavra vem do termo em latim "soror", que significa "irmandade" ou "irmã".

Você viu?

Ao Delas , a humorista e feminista Vivi Cataldi explica que esse conceito está interligado ao  feminismo contemporâneo, que traz a ideia da união feminina em prol de uma causa. "É uma aliança, um companheirismo entre mulheres, que se unem para se ajudarem, crescerem, expandirem e se empoderarem, sem julgar e forçar esteriótipos previamente criados."

Esses estereótipos estão conectados à crença de que uma mulher é "competição" para a outra. "Isso faz a mulher, de uma certa forma, se descaracterizar, se isolar, virar rival e perder as forças" comenta a psicóloga Bete Monteiro, Instituto Ser+.

Segundo Ivana Cabral, terapeuta, reprogramadora mental e criadora do aplicativo Ivana Cabral, criar uma rede é o que ajuda a dar visibilidade para as causas femininas e vozes antes ignoradas. "Ao longo dos anos as mulheres estão batalhando para conquistar essa igualdade de gênero e o espaço na sociedade, e o apoio de outras mulheres é fundamental." 

Leia também: Jovem é exposta em site pornô após assédio sexual; o que fazer nesse caso?

Como praticar a sororidade?

Mas não é ache que sororidade só se encaixa em grandes atos pela igualdade de gênero. Também é possível usar esse conceito na realidade. No caso de Manu Gavassi, por exemplo, o apoio às amigas foi uma resposta para todas as polêmicas envolvendo as atitudes Prior  no "BBB 20". 

"O mais importante é não julgar outras mulheres que fizeram escolhas diferentes das suas ou que você não entende, seja pelo seu jeito de vestir, tipo físico, relacionamentos que possui ou pela carreira que escolheram. Compartilhe conhecimento, elogie e apoie colegas de trabalho e amigas, reforce exemplos de profissionais, artistas e celebridades femininas que possam ser inspiração, e não aceite comentários que desrespeitam outras mulheres", finaliza Ester Gomes, especialista em desenvolvimento humano.

    Leia tudo sobre: BBB

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!