Tamanho do texto

Já fez a sua lista de promessas para o ano novo? Mas será que elas vão ser apenas promessas ou 2020 vai ser diferente? Nós te ajudamos!

Chegou a hora de dizer adeus para 2019 e focar no que você espera para 2020. Entretanto, algumas atitudes podem fazer com que suas promessas fiquem apenas no papel. Que tal mudar isso e começar o ano com o pé direito

mulher reclamando arrow-options
shutterstock
Reclamar e remoer problemas estão lista do que não fazer se quiser entrar o ano com o pé direito

Leia também: Como conseguir cumprir suas resoluções de Ano Novo

Segundo Sérgio Bastos Jr, fisioterapeuta que realiza um trabalho de Saúde Integrativa, o que impede que as promessas virem realidade é que muitos "vivem as mesmas coisas, tomam as mesmas atitudes e, geralmente, fazem as mesmas reclamações". Aí nada vai para frente! 

"Geralmente, as promessas de Ano Novo não passam do estágio um, ou seja, seguem sendo apenas promessas. A grande questão é que precisamos vencer nossos medos e nossos traumas para mudar as nossas atitudes", completa Sérgio. 

E como conseguir isso e começar o ano com o pé direito? O importante, de acordo com o profissional, é "descobrir quais são as nossas crenças, os nossos bloqueios, quais são os muros que nos impedem de sair da promessa e partir para a ação, é o que nos faz crescer e ser maiores do que as nossas dores". 

Dicas anotadas? Então sabia agora o que NÃO fazer nesse finalzinho de ano para não carregar energias pesadas e negativas para 2020. Separamos sugestões de especialistas e algumas dicas que já foram publicadas aqui no Delas

1. Casa bagunçada, vida bagunçada

Como  explicou o mestre tarólogo Daniel Atalla , o ambiente em que você vive influencia suas energias e pode até inteferir em suas conquistas. "Ambientes bagunçados, limitados, com coisas quebradas, estragadas e até que não são bonitas deixa a condição de prosperidade mais complicada. Casa abandonada, escura, fechada, com sensação de opressão gera um problema", alerta Atalla. 

Portanto, nada de virar o ano na bagunça. Enquanto segue os preparativos para a ceia, aproveite e organize a casa. 

Leia também: 6 dicas de como renovar as energias da casa para o novo ano

2. Nada de ficar só pensando, pensando

Pensamento positivo é sempre bem-vindo, mas para começar o ano com o pé direito é preciso colocar os planos em prática, como também defende Atalla. Trace metas viáveis e também já trace - agora - um plano de ataque para conseguir alcançar seus objetivos no próximo ano.

E depois, claro, siga esse plano - nada de deixar as anotações, por exemplo, perdidas em uma gaveta e só lembrar delas na hora de fazer as promessas de ano novo de novo. 

"Por exemplo, uma das metas mais comuns no final do ano é entrar na academia. Mas definir uma meta como 'fazer academia' não basta. É preciso definir detalhes como: quando vai começar, quantas vezes na semana, em qual academia pretende se matricular. Neste caso, uma boa meta pode ser: ir à academia 2x na semana a partir de fevereiro, por pelo menos 3 meses", indica Dario Kosugi, head de educação da Conquer, escola de negócios com formações e especializações para o novo mercado. 

3. Fazer sempre mais do mesmo

Outro erro comum é empacar em um lugar, fazendo sempre mais do mesmo, sem conseguir olhar para o futuro. Não faça isso nesse finalzinho de ano. Aproveite para respirar, se analisar e ver o que te impede de avançar. 

“Muitas vezes, nós desejamos a mudança”, comenta Sérgio Bastos Jr. "Queremos, com profundidade, mudar, mas não conseguimos enxergar o que nos impede. Esse é o que podemos chamar de 'o pulo do gato'. Descobrir quais crenças e memórias são bloqueadores daquilo que precisamos fazer diferente para conseguir novos resultados”, afirma o fisioterapeuta especialista em Saúde Integrativa.

4. Exagerar como se não houvesse amanhã

E para fechar, algo mais prático, como o primeiro item da lista. Sabemos que as tentações no final de ano são grandes em relação a comida e bebida, mas não precisa exagerar como se não houvesse amanhã. Há amanhã e é o momento de correr atrás do que você programou. Sem pique e passando mal de tanta comilança você não vai conseguir muita coisa...