#MeuExAbusivo: hashtag reúne relatos de quem viveu um relacionamento abusivo
A hashtag foi lançada pela youtuber Dora Figueiredo, que compartilhou sua própria experiência com um ex-namorado abusivo; leia os relatos do Twitter
Por iG Delas |
No dia 17 de julho, a youtuber Dora Figueiredo compartilhou um vídeo
em seu canal com o título "Eu vivi um relacionamento abusivo". Na gravação, ela relata a experiência com um ex namorado, relembra momentos em que se sentiu reprimida por ele e, por fim, conta como saiu de uma relação tóxica que abalou seu psicológico.
Leia também: 5 coisas que parceiro algum pode exigir que você faça em um relacionamento
Nesta terça-feira (30), o assunto voltou a ter destaque quando Dora compartilhou no Twitter que começou a receber diversos relatos de mulheres que viveram um relacionamento abusivo e lançou a hashtag #MeuExAbusivo para mais pessoas terem acesso à essas história.
Bom estou recebendo todo dia milhares de relatos e sinto que estou perdendo a oportunidade de falarmos abertamente sobre relacionamentos abusivos, então eu vou lançar aqui a #MeuExAbusivo pra contar coisas que ele fazia comigo, e assim gerar discussão sobre afinal o que é um RA.
— Dora Figueiredo (@dorafigueiredo) July 30, 2019
A youtuber também foi a primeira a usar a hashtag . "#MeuExAbusivo falou que não queria ficar mais comigo porque não acreditava que eu iria melhorar da minha depressão, me deu um mês pra melhorar e dois dias depois, quando a única pessoa que estava próxima teve uma crise, ele terminou comigo. Fiquei meses querendo me matar depois disso", escreveu.
Depois dela, outras mulheres também compartilharam suas histórias sobre ex-namorados que foram abusivos através de xingamentos:
#MeuExAbusivo me xingava e me humilhava na frente das pessoas me chamando de burra, lerda, animal e coisas do tipo e depois vinha com o papinho de "ah mas tu sabe que eu gosto de ti ne" pra amenizar as merdas que ele me dizia. +
— 𝓚𝓪𝓻𝓸𝓵 🍒 (@karou_bs) July 30, 2019
#MeuExAbusivo terminou cmg e dps pediu pra voltar, eu não aceitei e falei que tava interessada em alguém pra ver se ele parava de encher o saco pic.twitter.com/PEjbJoe5Xg
— 𝓰𝓪𝓽𝓲𝓷𝓱𝓪 𝓪𝓷𝓪𝓻𝓺𝓾𝓲𝓼𝓽𝓪 (@areyoucherry) July 30, 2019
Homens que queriam controlar tudo o que as namoradas faziam:
#MeuExAbusivo queria constantemente acessar e analisar minhas redes sociais, ler as conversas, pedia pra eu mandar print de mensagem de quem ele n gostava, vivia dizendo que eu traía ele pq não dava acesso livre ao meu celular, monitorava minhas curtidas e questionava o motivo
— thalys (@thalysroffel) July 30, 2019
Você viu?
#MeuExAbusivo fazia chantagem emocional comigo quando eu fazia algo que ele não gostava, me chamou de puta, difamou minha família, se incomodava com os meninos que eu já havia ficado e me culpava por isso, me proibia de postar fotos depois que já tínhamos terminado e etc
— Mottini (@MottiniGabb) July 30, 2019
#MeuExAbusivo me fez acreditar que ele era a vítima, toda vez que a gente se encontrava olhava minha agenda pra ver se não tinha adicionado um número novo, não gostava que eu tivesse amigOs, odiava que usasse blusa com qualquer tipo de transparência, short? Nem pensar.
— Pardinho (@Eitavidadificil) July 30, 2019
E que faziam as mulheres se sentirem mal por serem elas mesmas:
Tenta transferir todas a culpa de todas as merda q ele faz pra vc, pra vc se sentir culpada... #MeuExAbusivo
— seila (@bea_reeis) July 30, 2019
#MeuExAbusivo não movia um dedo pra fazer algo por mim, enquanto eu sempre tinha que mover céus e terra para no final ele dizer que "era o minimo", dizia que gostava de mulheres magras e que só tava comigo pq mais ninguém ia me querer. Me desqualificava na frente de todos!
— Cláudia Andréia (@crvg_claudia) July 30, 2019
Apesar da maior parte dos relatos ser sobre ex-namorados, algumas pessoas mostraram que a relação abusiva também pode ser em uma amizade, um relacionamento homossexual e, inclusive, ser uma mulher:
#meuexabusivo era meu melhor amigo, me proibia de falar com qualquer amigo que eu tinha, não podia me relacionar amorosamente com ngm que ele surtava, tinha crises de ciúmes absurdas, não gostava que eu usasse saia/vestido e dizia que ia se matar se eu deixasse ele de lado.
— kim (@kimllora) July 30, 2019
#MeuExAbusivo fazia uma enorme pressão psicológica pra que eu fizesse só o que ele quisesse na cama e ainda comparava meu desempenho com o ex dele negativamente. Levei cinco anos pra desbloquear travas no sexo que ele deixou de presente.
— Rizzih (@orizzih) July 30, 2019
tô lendo a hashtag #MeuExAbusivo e lembro que a minha primeira namorada fazia eu me sentir um lixo porque eu era mais nova que ela e falava coisas do tipo ''na sua idade eu lia sobre machado de assis, quero que você aprenda mais sobre a política de londrina''
— myllena dalla (@stwrtdalla) July 30, 2019
Leia também: Vale a pena manter um relacionamento "ioiô"? Confira resposta de especialista
O que a hashtag diz sobre viver em um relacionamento abusivo?
Os relatos mostram que uma relação abusiva não tem um "perfil" ou "tipo". Como a própria Dora Figueiredo
diz em seu vídeo, ele começa "lindo" e de forma "sutil", como todo início de namoro. "A pessoa te idolatra, fala que você é uma mulher incrível e aos poucos isso vai se perdendo no meio de algumas ‘dicas’ de como você poderia se comportar melhor", disse.
O mais importante é, antes de mais nada, saber que nas relações tóxicas existe um padrão de comportamentos destrutivos e violentos para controlar a vida do parceiro. Essa violência pode ser pisicológica, moral, física, sexual e até patrimonial. Se você acha que pode estar em um relacionamento abusivo , identifique os sinais e procure uma rede de apoio.