No fundo, o que a gente realmente quer é ter a tranquilidade e a confiança de que tudo vai ficar bem - seja na vida profissional, financeira ou amorosa. Se sentir confiante e seguro com futuro é altamente benéfico para se sentir bem e esse pode ser um dos grandes segredos para quem quer saber como ser feliz.

Leia também: 8 passos para saber como evitar pensamentos negativos de uma vez por todas

Os segredos para a felicidade estão nas pequenas atitudes. Aprenda essas lições e seja mais feliz
shutterstock
Os segredos para a felicidade estão nas pequenas atitudes. Aprenda essas lições e seja mais feliz

Falando assim, até parece que a chave para a felicidade é muito simples. Mas o problema é fazer dar certo esse “plano” de seguir otimista em relação ao desconhecido. Afinal, como ser feliz sem saber o que está por vir?

Para acalmar os corações ansiosos, o treinador comportamental e master coach Vinícius Lopes defende uma visão que pode ser adotada por quem busca viver melhor . “Primeiramente, você precisa entender que o mundo é exatamente como o enxergamos”, explica.

“Tudo começa com a maneira que nos enxergamos e entendemos nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos e isso influencia diretamente a maneira como enxergamos as pessoas ao nosso redor”, afirma Vinícius.

Segundo o especialista, um dos maiores erros de pessoas que não conseguem ter o que ele chama de “uma vida extraordinária” é deixar que as coisas tomem seu rumo natural, não interferindo em nada externo e levando a vida como se já existisse um destino pré definido. “Você necessita tomar o controle sobre sua vida e sua existência”, defende.

Pensando em quem deseja obter mudanças significativas, disposto a alcançar a felicidade plena, o couch cita 5 passos que podem te ajudar nesse processo de desenvolvimento pessoal e evolução contínua.

1 – Só fale quando as palavras forem melhores que o silêncio

Ouvir o outro é um exercício e tanto para desenvolver novos pensamentos e perspectivas
shutterstock
Ouvir o outro é um exercício e tanto para desenvolver novos pensamentos e perspectivas

Segundo Vinicius, a imensa maioria das pessoas, principalmente no “tribunal” das redes sociais, age e fala com outras pessoas como se estivesse em uma competição para saber quem fala mais, ou até quem consegue ofender mais. “Posso garantir que isso é altamente negativo para todos os envolvidos e para todos nós como sociedade”.

Esse tipo de postura, muito comum nos dias de hoje, causa um imenso desequilíbrio entre as pessoas. “Vejo quase que diariamente pessoas conversando, mas que não estão escutando verdadeiramente o que o outro está dizendo, não conseguem desenvolver novos pensamentos e perspectivas, apenas respondem para tentar convencer o outro que quem está certo é ele”.

Por isso, ele afirma que o ideal não é quantidade, mas sim a qualidade. “Falar menos, mas falar melhor, assim você saberá utilizar as palavras certas para dizer algo que contribua com a discussão de maneira positiva e produtiva para não ser mal interpretado”, indica.

2 – Copo meio cheio! Enxergue o lado positivo das situações

Enxergar a vida de um jeito positivo é uma dica valiosa para quem quer saber como ser feliz
shutterstock
Enxergar a vida de um jeito positivo é uma dica valiosa para quem quer saber como ser feliz

Ao ler a frase: “70% das empresas do Brasil estão em profunda dificuldade financeira”, qual o primeiro pensamento que vem a sua mente? A maioria das pessoas responderia que o Brasil está quebrado, que estamos em uma crise que parece nunca ter fim e por aí vai. Mas, de acordo com Vinícius, o primeiro pensamento deveria ser o seguinte: “Como será que esses 30% que restam, está conseguindo crescer e obter melhores resultados?”.

Você viu?

“Tudo é uma questão de foco, e foco é escolha. Você pode e deve escolher focar no lado positivo das coisas, leve luz onde a maioria só consegue enxergar escuridão”, diz.

Leia também: 15 coisas que você precisa saber sobre pensamento positivo

3 – Amplie seus conhecimento de maneira constante

A leitura ou qualquer outro aprendizado ajuda a trazer a felicidade, afirma o couch
shutterstock
A leitura ou qualquer outro aprendizado ajuda a trazer a felicidade, afirma o couch

“Uma das afirmações que tenho feito com maior convicção nos últimos tempos é que não existe nada que pode te deixar mais burro e limitado do que somente conversar, ler e assistir a tipos de discurso que sempre concordem com você”, sinaliza o treinador comportamental.

Em sua opinião, discordância leva a novas ideias e soluções, por isso, buscar conhecimento e soluções em lugares que você não está habituado pode ser uma ótima dica para ter uma vida mais feliz.

A leitura, exatamente como você está fazendo agora, funciona como um maravilhoso passatempo para relaxar a mente e irá te fazer aprender uma infinidade de novos assuntos e perspectivas.

Ter novos conhecimentos possibilita uma ampliação enorme do vocabulário e uma maior compreensão de tudo que está ao nosso redor. Você tem feito cursos? Lido livros e revistas? Conversado com pessoas que pensam diferente de você? Entenda que o caminho de novos conhecimentos não tem fim, é uma busca constante e diária.

4 – Reconheça a vitória do outro

Torcer e vibrar com a vitória de pessoas queridas também ajuda a trazer a felicidade para perto de si
shutterstock
Torcer e vibrar com a vitória de pessoas queridas também ajuda a trazer a felicidade para perto de si

Deixar de lado de maneira consciente sentimentos que podem estar atrapalhando o seu crescimento e desenvolvimento, como por exemplo a inveja, raiva, desprezo e até o excesso de ego também faz parte dos planos de quem quer ser mais feliz. “Reconhecer a fortaleza e a vitória do outro pode e com certeza te fará muito bem”, garante ele.

“É maravilhoso quando temos a certeza que existem pessoas que torcem e vibram com as nossas vitórias, não é mesmo? O mesmo acontece ao contrário. Seja um entusiasta de pessoas, o mundo já possui críticos demais.”

5 – Busque o equilíbrio

Nada de excessos! Tente equilibrar seus sentimentos e lembre-se de se afastar do que te faz mal
shutterstock
Nada de excessos! Tente equilibrar seus sentimentos e lembre-se de se afastar do que te faz mal

Em todas as áreas da vida, seja em relacionamentos, sentimentos ou objetos, qualquer tipo de excesso é prejudicial. “Excessos nunca são positivos, pois sempre nos afastam do caminho do meio, do caminho do equilíbrio”, fala Vinícius.

A orientação aqui é escolher manter por perto apenas o que agrega o bem e que realmente ainda faz sentido na sua vida - e isso inclui ter em mente que não é porque fez sentido pra você ontem que continuará fazendo sentido hoje.

Leia também: Como Mercúrio retrógrado pode afetar a sua vida e como "sobreviver" à isso?

Seguindo esses passos de como ser feliz , o treinador comportamental assegura que sua vida será melhor. “Posso afirmar que se você começar a praticar agora esses cinco passos terá como resultado algo que a maioria das pessoas está em busca, terá uma vida extraordinária cheia de abundância e felicidade”, finaliza ele.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!