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Psicóloga afirma que medos e angustias podem atrapalhar seus objetivos mais do que você imagina e ensina como afastar os pensamentos ruins

Quem nunca quis saber como evitar pensamentos negativos? Seja na hora de traçar um novo plano, encarar uma situação importante ou simplesmente querer terminar o dia bem, estar acompanhada de angústias e medos pode colocar tudo a perder. 

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Para saber como evitar pensamentos negativos é preciso ter paciência e exercitar a mente todos os dias

Já está mais do que claro que esse tipo de sensação não ajuda ninguém, mas saber como evitar pensamentos negativos nem sempre é simples. Por mais otimista que você possa ser, estar imune a essas inseguranças - que aparecem quando a gente menos espera - é um desafio e tanto. 

Contudo, há algumas atitudes que podem te ajudar a se proteger. Para a psicóloga especialista em Prosperidade, Fernanda Tochetto, tudo o que é comunicado ao cérebro têm grande influência nos comportamentos, atitudes e, consequentemente, nas performances e resultados que virão a partir daí. Em outras palavras: esses pensamentos podem atrapalhar e precisam ser evitados. 

Como evitar pensamentos negativos?

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Pensamentos negativos podem influenciar na hora de agir, por isso, o ideal é mantê-los longe

Por mais que não seja fácil, a psicóloga garante que existem algumas atitudes que vão te ajudar a blindar o cérebro de pensamentos inoportunos, já que eles não contribuem em nada para ter sucesso naquilo que deseja. Com um pouquinho de paciência e treino, sua cabeça pode dar adeus à negatividade

1 - Encare os problemas de frente

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Encarar a situação pode ajudar na hora de se livrar dos pensamentos negativos e te faz aprender com os problemas

Em primeiro lugar, é importante encarar de frente os empecilhos que eventualmente possam surgir no meio do caminho. Nada de ficar reclamando e se lamentando, questionando o motivo pelo qual você está passando por tal dificuldade - até porque, nada disso vai te ajudar a sair dela. Então deixe o que já passou no passado e foque na superação dos obstáculos.

“Eu vejo muitas pessoas remoendo problemas com olhos voltados para o que já passou. Mas você não vai mudar o que já se instalou. Foque, então, na solução deste problema no presente, buscando aquilo que vai trazer o resultado esperado, impactando positivamente”, explica Fernanda.

2 - Nada de somatizar a negatividade 

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Evite contato com informações e situações tóxicas, que sejam carregadas de negatividade, como alguns noticiários

A segunda dica é evitar com que mais informações negativas sejam somadas aos pensamentos que já estão te atormentando. E isso vale para todo tipo de informação negativa que chegue até você - elas podem vir da televisão, do rádio, da internet ou até de um grupo de amigos. Quando perceber que isso te afeta de um jeito ruim, é melhor se afastar.

 “Reflita sobre onde você está inserido e evite o que possa lhe transmitir informações negativas. Pare de procurar aquilo que não contribua para o seu crescimento profissional e pessoal”, diz a especialista em Prosperidade.

3 - Mantenha sua mente ocupada

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Correr, se exercitar, dançar, ler, viajar... tudo isso pode ajudar a manter sua mente trabalhando e focada em coisas boas

Se, como diz o ditado, “mente vazia é oficina do diabo”, então procure mantê-la ocupada. Essa é a terceira atitude que se deve ter para blindar seu cérebro de pensamentos negativos. “Leia um livro, assista a um filme que agregue novos conhecimentos, ouça pessoas inteligentes, cerque-se de tudo o que efetivamente pode colaborar para o seu desenvolvimento”, aconselha Tochetto.

A dica vale também para preencher os “espaços” com atividades que lhe causam prazer. Praticar um exercício novo, tentar um novo hobby, conhecer um lugar diferente são algumas atitudes que costumam funcionar.

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4 - Use os desafios como aprendizado

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Refletir sobre uma situação difícil é a melhor maneira de evitar que ela aconteça novamente

A quarta dica sugerida pela psicóloga está muito relacionada com a primeira, no sentido de que, diante de obstáculos e erros cometidos, as pessoas não devem ficar apenas remoendo e se lamentando.

“Um trauma deve ser usado como um grande aprendizado para acelerar novas conquistas”, diz Fernanda, orientando que as pessoas a se questionarem a respeito do que podem extrair de positivo de tal situação. “Sempre se pergunte: o que eu não quero repetir? O que eu vou fazer diferente da próxima vez? E pense e aja a partir disso”, afirma.

5 - Preencha a mente com pensamentos positivos

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Fazer coisas que te deixe bem e feliz pode ajudar a deixar sua mente repleta de pensamentos positivos

Afastar informações negativas não é suficiente para bloquear os pensamentos ruins. É preciso também preencher a mente com pensametos positivos . “O piloto automático nos leva a olhar para o negativo o tempo todo, então  direcione o seu radar para o que de bom acontece com você”, diz Fernanda.

Ela explica que as coisas positivas acontecem o tempo todo com todo mundo. Contudo, a maioria das pessoas, normalmente, não se dedicam a notar apenas os aspectos negativos, elas acabam passando despercebidas, e não são absorvidas.

O segredo aqui é olhar ao redor e focar no que é bom. Saia para dar uma volta e repare em coisas que geralmente lhe causam sensação de bem-estar. Converse com uma amiga e foque na maneira como você se sente bem de estar ao lado dela. Ria das coisas simples. Tudo isso conta!

6 - Seja grata!

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Há sempre motivos pelos quais se deve ser grata! Procure nas pequenas coisas o que te faz bem e agradeça

Parece clichê, mas funciona. Esse é um jeito de se preocupar mais com situações construtivas, segundo a psicóloga. “Seja profundamente grato por tudo o que lhe acontece, do ar que você respira a tudo que já conquistou, pelo apoio, dedicação, compromisso e parceria das pessoas importantes para a sua vida. Quem pratica a gratidão de verdade se blinda da inferioridade e da inconsistência”, enfatiza.

Não é um exercício simples, demanda empatia e paciência, mas, segundo ela, ao ser grata e demonstrar essa qualidade, a pessoa acaba por sentir-se melhor consigo mesma.

7 - Fique atenta à respiração

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Quando tudo ficar difícil e nebuloso: respire fundo! O exercício pode ajudar a desviar o foco para a solução e não o problema

Outra atitude simples, mas muito eficiente na hora de limpar a mente, é respirar fundo. Pode parecer besteira, mas essa ação pode te ajudar a se desconectar do que a desfoca dos objetivos a serem alcançados.

Por isso, aprender a respirar e ligar-se mentalmente com o presente, o aqui e o agora, é mais do que necessário. “A respiração e a meditação certamente serão de grande auxílio para que você se concentre no que realmente interessa, livre-se da influência do ambiente externo e se ponha no controle do que quer sentir, pensar e fazer”, afirma a psicóloga.

 8 - Dê o play no som

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Ouvir música pode ajudar a voltar a se concentrar em coisas boas

Para coroar a lista, a psicóloga sugere mais uma dica bem fácil de colocar em prática e bastante eficaz: ouça música.

“Quando não estiver conseguindo se concentrar em suas tarefas e pensamentos negativos se aproximarem, coloque os fones de ouvido e ouça música, prestando bastante atenção na letra da canção. Certamente, você irá desfocar de ideias contraproducentes”, assegura.

Seguindo todas as dicas de como evitar os pensamentos negativos , as chances deles aparecerem é muito menor. E se isso acontecer, não se esqueça que ninguém nasce para fracassar e viver de escassez, conforme explica Fernanda.

“Todos merecemos uma vida de abundância e de realização”. Por isso, acredite que podemos programar nossa mente e construir o resultado que idealizamos. "Mude suas atitudes através de seus pensamentos. Acredite e faça diferente.”, conclui a psicóloga.