Quando criança, muitas mulheres já devem ter se deparado com o pensamento de que, para serem felizes e completas, deveriam se casar e ter filhos no futuro. Bem, talvez na realidade isso não seja verdade, de acordo com o que diz um especialista.

Leia também: Juntos há 82 anos, casal dá dicas para um relacionamento feliz

Mulheres solteiras e sem filhos podem ser mais saudáveis e viver mais do que as casadas e que são mãe
shutterstock
Mulheres solteiras e sem filhos podem ser mais saudáveis e viver mais do que as casadas e que são mãe

Recentemente, o professor de ciência comportamental da London School of Economics Paul Dolan afirmou que as mulheres solteiras e sem filhos provavelmente terão uma vida mais saudável e feliz do que as que são mãe e estão casadas.

Segundo ele, dados mais recentes demonstram que os "tradicionais símbolos de sucesso" não estão ligados, necessariamente, com os níveis de felicidade para as mulheres. Enquanto os homens conseguem absorver mais benefícios para a saúde quando estão casados - por “correrem menos riscos” - as casadas de meia-idade se mostram em maior risco de condições físicas e mentais do que as solteiras.

É claro que, apesar das vantagens de uma existência sem filhos e sem marido para as mulheres, Dolan afirma que o fato de casamento e filhos serem vistos como sinônimos de sucesso para a sociedade, algumas mulheres solteiras possam se sentir infelizes. 

“Você vê uma mulher solteira de 40 anos, que nunca teve filhos e pensa: ‘Talvez um dia ela conheça o cara certo e isso mudará’, mas talvez ela conheça o cara errado e isso mudará. Talvez ela encontre um cara que a faça menos feliz e saudável e com que ela morra mais cedo”, alerta Dolan.

Para o autor de best-sellers sobre o tema, que realiza pesquisas originais sobre a medição da felicidade e suas causas e consequências, ter filhos pode ser prejudicial ao bem-estar das pessoas, citando como exemplo uma frase dita por um colega acadêmico, que fala que ele “gostava da existência de seus filhos, mas não da sua presença”, ressaltando que muitos pais poderiam concordar secretamente com a afirmação.

"Seria categoricamente horrível se algo acontecesse com eles [filhos], mas as experiências que temos com as crianças são em grande parte terríveis", acrescentou Dolan, segundo o The Telegraph. O especialista considera que ter filhos pode ser "ótimo" para alguns, mas "para muita gente não é, e a ideia de que não podemos falar abertamente sobre o motivo disso é um problema". 

Você viu?

Leia também: Engordar nos primeiros anos de casamento significa felicidade, diz estudo

Casamento não é sinônimo de felicidade para elas (mas para eles é, sim!)

O casamento para elas nem sempre será sinônimo de felicidade, de acordo com o especialista
shutterstock
O casamento para elas nem sempre será sinônimo de felicidade, de acordo com o especialista

Em entrevista ao The Guardian, o professor afirma que os homens se beneficiaram mais do casamento em comparação às mulheres, porque eles se "acalmam".

“Eles correm menos riscos, ganham mais dinheiro no trabalho e vivem um pouco mais. Elas, por outro lado, têm que lidar com isso e morrem mais cedo do que as que nunca se casaram. Por isso, o subgrupo mais saudável e feliz da população são mulheres que nunca se casaram ou tiveram filhos." 

Ele concorda que existam “bons dados” que apontem que o casamento é algo que faz bem às pessoas, mas, de acordo com suas pesquisas, a situação não é bem assim. “Vou fazer um enorme desserviço a essa ciência e dizer que se você é um homem, você provavelmente deveria se casar; mas se você é uma mulher, não se incomode”.

O último livro de Dolan, “Happy Ever After”, cita evidências do American Time Use Survey, que comparou níveis de prazer e infelicidade em indivíduos solteiros, casados, divorciados, separados e viúvos.

O estudo descobriu que os níveis de felicidade relatados por aqueles que eram casados ​​eram mais altos do que aqueles que não têm cônjuges, mas apenas quando o marido ou a esposa estava na sala na hora da entrevista. 

Leia também: Generosidade pode ser o verdadeiro caminho para a felicidade, aponta estudo

Além disso, mulheres solteiras e homens solteiros relataram níveis mais baixos de sofrimento do que as pessoas casadas que foram questionadas quando o cônjuge não estava presente. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!