A modelo plus size Tess Holliday , de 33 anos, uma das tops norte-americanas mais badaladas do momento, deu uma aula de autoestima e empoderamento em sua conta no Instagram nesta quinta-feira (6).
Ao postar uma foto em que aparece toda sexy usando uma lingerie cheia de renda, recortes e transparência, a modelo plus size aproveitou para deixar um recado para quem faz críticas sobre seu corpo citando a escritora e poetisa Maya Angelou, uma das mulheres mais inspiradoras para as ativistas do movimento negro.
"Quando olhei esta foto que fiz nesta manhã, pensei nas palavras da [escritora] Maya Angelou: 'Você pode me fuzilar com palavras e me retalhar com seu olhar, pode me matar com seu ódio, ainda assim, como ar, vou me levantar'", escreveu Holliday, se referindo a um trecho do famoso poema da americana, Assim me levanto .
"Sei que meu corpo ofende muita gente, que minha existência deixa muita gente inconfortável, mas ainda assim, a cada dia eu me levanto e ando no fogo porque não tenho outra opção a não ser seguir em frente", declarou.
"O poder que você tem uma vez que entende que pode ter sucesso em um mundo absolutamente determinado a te derrubar é algo que ninguém nunca vai ser capaz de tirar de mim... Porque, como o ar, eu me levanto", completou a top dando uma lição de empoderamento feminino .
A publicação, que foi feita nesta tarde, há pouco menos de uma hora, já recebeu quase 40 mil curtidas e 1,3 mil comentários de fãs que se identificaram e aprovaram a atitude de Tess. “Rainha”, escreveu um. “Tão linda por dentro e por fora. Uma inspiração para todas nós”, comentou outro.
Modelo plus size fala sobre gordofobia
Essa não é a primeira vez que a top desabafa sobre os comentários gordofóbicos que recebe. Em julho, ela chegou a dizer que havia desistido de discutir com os “haters” nas redes sociais que falam que ela não é saudável por causa de seu tamanho. “Meu peso não é da sua conta”, afirma.
Tess acredita que cada um deveria se preocupar com a própria vida quando se trata de saúde . “No começo, eu costumava responder dizendo: ‘Eu sou saudável, minha taxa de colesterol está boa, não tenho pressão alta e não tenho diabetes’”, diz. No entanto, ela percebeu que responder aos comentários de gordofobia só causava mais prejuízo.
“Responder as pessoas, afirmando que eu me consulto com um médico e que eu sou saudável, é perpetuar o abuso contra corpos maiores e a mentalidade de que devemos explicar sobre a nossa saúde”, explica.
A modelo percebeu que não existe motivo para alimentar o preconceito e viu que era necessário se afirmar dona do próprio corpo. “A realidade é que eu não devo dar satisfação alguma e não preciso provar se sou saudável ou não, porque isso não é da conta de ninguém.”
Leia também: Quebrando padrões: 5 vezes que modelos plus size recriaram fotos de famosas
A modelo plus size compartilha com seus 1,7 milhões de seguidores no Instagram fotos em que posa de maiô ou de lingerie, aceitando seu corpo e tornando-se conhecida ao redor do mundo por seus ensaios fotográficos.