Tamanho do texto

O ano já está acabando, mas ainda dá tempo de concretizar seus desejos

O mês de dezembro está se aproximando. Agora, chegou a hora de revisar a lista de metas de  Ano Novo e expectativas para verificar e riscar o que já foi realizado e ir atrás dos objetivos que, seja qual for o motivo, não chegaram a sair do papel e serem concretizados.

O ano já está acabando, mas ainda dá tempo de realizar as metas de Ano Novo; veja algumas dicas
shutterstock
O ano já está acabando, mas ainda dá tempo de realizar as metas de Ano Novo; veja algumas dicas

Apesar do pouco tempo disponível, ainda é possível conquistar as metas de Ano Novo . Para isso, a coach Regina Silva lista quatro dicas que vão lhe ajudar. Confira!

1. Tenha objetivos próprios

A primeira etapa para ir em direção e garantir um plano de vida objetivo é reconhecê-lo como verdadeiramente seu – e não uma vontade alheia que é imposta por pelos desejos de outras pessoas.

A coach analisa, por exemplo, quem tem o sonho de estudar medicina, que demanda anos de estudo e dedicação para conseguir a aprovação no vestibular. Para isso, ela sugere fazer questionamentos: “Serei feliz atuando nessa área?” ou, ainda, “Tenho interesse nos diferentes campos explorados pela graduação? O retorno financeiro será suficiente para as minhas ambições?”.

De acordo com Regina, essas perguntas, apesar de simples, iniciam um diálogo interno muito produtivo. “Isso permite que o indivíduo reflita sobre o que é realmente importante para si e rascunhe os possíveis caminhos a seguir, uma vez que tenha tomado uma decisão”, explica.

Dessa forma, é possível saber o que realmente fará você feliz no campo profissional, sem a interferência de outras pessoas.

2. Elimine os obstáculos

Regina indica que, em muitos casos, o fracasso não está ligado à capacidade – mas, na verdade, às relações familiares e interpessoais. “Uma jovem que deixou o interior para estudar e trabalhar em uma metrópole e desiste de uma oportunidade no exterior. A razão por trás disso pode ter ligação direta com o fato de os pais dela nunca sequer terem deixado sua cidade natal, por exemplo. Diante disso, como essa moça poderia ter a ‘arrogância’ de achar que pode conhecer outro país?”, questiona.

Segundo Regina, diante dessa situação, de forma inconsciente, a pessoa sente que não há uma “permissão” para alcançar o desejado sonho – e isso pode levar à autossabotagem. Para resolver essas questões, a solução é identificar os entraves que causam tal recuo ao analisar os vínculos pessoais que desviam o indivíduo de alcançar e realizar suas mais diversas ambições.

3) Compare: sonhos caros x sonhos baratos

Você estabeleceu as suas metas de Ano Novo e, agora, chegou a hora de verificar quanto elas irão lhe custar – tanto financeiramente quanto psicologicamente. Pense, por exemplo, em um profissional que quer crescer e ter um salário maior em um determinado prazo.

Para isso, será necessário investir em conhecimento e escolher algum curso de idiomas, pós-graduação ou MBA. Por outro lado, se a pessoa trabalha em uma área em que não se sente satisfeita, ela deverá se aprofundar ainda mais no segmento em que deseja atuar e o caminho a ser percorrido será mais difícil e o sonho vai depender de investimento financeiro e poderá sair caro.

Para curar essa insatisfação, a coach ressalta que o mais efetivo é buscar alternativas dentro da própria carreira ou até mesmo outras fontes de renda que tragam não só dinheiro, mas também felicidade. “Dessa maneira, o caminho por uma remuneração melhor, que era o alvo inicial, se torna mais florido”, diz.

4. Faça um planejamento

O planejamento é o responsável por transformar os sonhos em realidade. Isso significa que a ausência de organização é um impasse para conquistar qualquer que seja o objetivo. Diante disso, é necessário pensar as metas dentro das condições financeiras e trilhar o percurso em etapas, sempre sem perder o foco.

Um profissional que deseja abrir o próprio negócio, por exemplo, e já decidiu o tipo de empresa que deseja criar deverá manter o dinheiro guardado por um determinado tempo antes de colocar o plano em prática – e, assim, ter uma quantia suficiente para o investimento inicial.  “Para isso, é necessário cortar os gastos supérfluos”, comenta Regina.

Com pouco tempo para correr atrás das metas de Ano Novo, a dica é se organizar para começar os projetos o mais rápido possível, mesmo que eles se estendam até 2019.

Faça metas de Ano Novo concretas para conseguir realizá-las

Quais são as suas metas de Ano Novo? Tenha objetivos concretos em mente para conseguir realizar todas elas
shutterstock
Quais são as suas metas de Ano Novo? Tenha objetivos concretos em mente para conseguir realizar todas elas

Conforme explica Fagner Borges, publicitário e autor do livro “A Jornada da Liberdade”, o segredo para conseguir realizar as metas é torná-las específicas, alcançáveis e relevantes. “Você vai perceber que é muito mais fácil alcançar um objetivo quando ele está claro na sua mente”, diz.

O escritor cita como exemplo estabelecer como objetivo apenas “viajar mais”. Para deixar mais fácil, deve-se definir na lista de desejos fazer uma viagem a cada dois meses ou ainda nos feriados prolongados, que são mais específicos. 

“O objetivo se torna mensurável quando você estabelece quantas vezes vai viajar no próximo ano, ou qual valor passará a ganhar a mais. Esses valores precisam ser alcançáveis, então nada de criar algo que você sabe que não conseguirá alcançar em apenas um ano”, alerta. 

Borges também destaca que é importante analisar e ver a relevância dos desafios para cada pessoa. “Os impossíveis ou fáceis demais servem para nos desestimular”, pondera, destacando que não se deve fazer algo para os outros, mas que seja relevante para si próprio. 

Com isso, a meta definida precisa ser mensurável e relevante. Dessa forma, basta definir uma data final para atingi-la. “Não adianta pensar em alguns meses ou até o final do ano. Pense em datas específicas, envolvendo até o horário”, sugere.          

E uma forma de trazer mais anônimo é separá-las em três níveis. A primeira e mais básica pode ser desafiante e boa de se atingir. Já a  segunda deve fazer os olhos brilharem. A terceira e última, por sua vez, precisa ser a mais incrível e te fazer comemorar como nunca.

“Garanto que, se você definir suas metas de Ano Novo de forma específica e trabalhar nelas com constância, vai conseguir realizar todas elas antes do próximo Natal ”, finaliza Borges.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.