Para muitas mulheres, usar  sutiã durante todo o dia é bastante incômodo. Uma usuária da rede social “Netmums” identificada apenas como Nicola resolveu expressar sua frustração sobre o uso da peça no ambiente de trabalho e questionar outras pessoas se poderia passar por problemas ao decidir ir trabalhar sem usá-la. 

Mulher questiona em fórum da internet se é obrigada a usar sutiã para trabalhar e abre debate sobre o assunto; veja
shutterstock
Mulher questiona em fórum da internet se é obrigada a usar sutiã para trabalhar e abre debate sobre o assunto; veja

“Em 2018, eu iria incomodar se não usasse sutiã para trabalhar? Eu apenas acho que ele é desconfortável e que todos estão cientes de que as pessoas têm mamilos. Eu não estou fazendo isso para chamar atenção. Apenas sinto que não deveria ser forçada a usar algo só para fazer as pessoas se sentirem menos desconfortáveis, homens não olharem ou apenas por ser uma norma. Alguém mais concorda? Ou eu sou uma hippie que deseja queimar todos os sutiãs?”, questionou.

A discussão rendeu mais de 63 comentários. Entre eles, alguns internautas  concordaram com a opinião de Nicola. “ Eu nunca uso e não dou a mínima para quem se importa. É meu corpo, minha vida e farei o que quiser. Vejo os mamilos dos homens o tempo todo e não peço para eles para cobrirem, no caso de eu não conseguir parar de olhar e me meter em encrenca. Talvez devêssemos impedir que os homens usem shorts e calças de ciclismo porque podemos ver o formato de seu pênis”, escreveu uma mulher. 

Outra usuária chegou a dizer que a peça não deve ser forçada, mas comentou que exibir o vulto dos mamilos pode ser algo visto como falta de profissionalismo. “Ver os  mamilos através da camisa pode não parecer muito inteligente, inclusive para homens. Eu apenas joguei fora uma das camisas do meu parceiro, pois ela mostrava um pouco demais”, relatou. 

Um mulher disse que, geralmente, o empregador espera que sua equipe use roupas íntimas para trabalhar. “Há muitos modelos disponíveis. Os maternidade ou amamentação são boas opções. A maioria das lojas fornece serviços de montagem. Por que não se medir e pedir conselhos? Pode ser que você esteja usando o tamanho errado. Você também deve considerar os efeitos a longo prazo de não usar a peça”, alertou. 

Afinal, a mulher é obrigada a usar sutiã no ambiente de trabalho?

Em algumas empresas, os funcionários precisam seguir as regras de vestimenta; mas, afinal, o uso do sutiã é obrigatório?
shutterstock
Em algumas empresas, os funcionários precisam seguir as regras de vestimenta; mas, afinal, o uso do sutiã é obrigatório?


Em entrevista ao Delas , a estilista Viviani Severin explica que o uso da peça é cultural. “Não está escrito em nenhum lugar, mas muita gente interpreta como ofensivo não usá-lo, principalmente por ser uma questão que foi apresentada para as mulheres muito cedo”, diz.

Já no ambiente corporativo , Viviani recomenda levar em conta o nível de tradicionalismo com as vestimentos do lugar para não entrar em choque com as regras de conduta da empresa. “É importante avaliar se o local é mais livre e criativo, como uma agência de publicidade, ou mais formal, como é o caso de um escritório de advocacia”, exemplifica.

Fora do trabalho, entretanto, a mulher tem mais liberdade e deve se sentir livre para usar ou não o sutiã . Isso vai depender do gosto pessoal e das preferências de cada uma – ou seja, não há regras.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!