Em reportagem publicada no ano passado aqui no Delas sobre a real necessidade do sutiã no nosso dia a dia , 25% das nossas leitoras afirmaram gostar da peça e que não se incomodam de usá-la. Por outro lado, as outras 75% das 1,8 mil pessoas que votaram na enquete não são tão tranquilas assim em relação a ficar com os seios presos.

Leia também: Menstruação ainda é tabu para grande parte das mulheres, aponta estudo

Os seios femininos ainda são um tabu e muito sexualizados, mas este não é um motivo para você usar sutiã se não gosta
Shutterstock
Os seios femininos ainda são um tabu e muito sexualizados, mas este não é um motivo para você usar sutiã se não gosta

Outras 25% usam, mas gostariam de não precisar, 13% acham que incomoda, 12% querem deixar de usar e 23% já não usam mais, só quando muito necessário. Os motivos pelos quais muitas mulheres se sentem obrigadas a colocar o sutiã todos os dias a gente já sabe, e vão desde uma maior sustentação até uma forma de se proteger de machismos, mas, hoje, vamos listar motivos para você entrar no grupo das que não usam mais. Confira:

1. Você não gosta de usar sutiã

Não gostar de usar sutiã já é um grande motivo para deixar de usar a peça todos os dias. Ao contrário do que muita gente pensa, nem todo mundo vai sentir dor ao fazer tarefas básicas do dia a dia, como andar, se não estiver com os seios presos.

Você pode deixar para usar só quando sentir realmente necessidade, como quando for para a academia ou usar uma peça mais transparente, por exemplo. Além disso, você pode substituir os sutiãs que usa por uma segunda pele caso fique incomodada com o bico do peito em determinados momentos. A segunda pele é muito mais confortável.

Há também algumas blusas que naturalmente não precisam de sutiã, e as peças estampadas são ótimas para disfarçar e dar mais segurança a quem está começando a deixar a peça de lado. O importante é saber que você não é obrigada a usar algo que não gosta e que te machuca e que há, sim, alternativas.

2. Você vai conhecer mais as suas mamas

Principalmente se você tem o costume de usar peças mais estruturadas e com bojo, ao deixar de usá-las vai descobrir um novo corpo. A diferença vai ser muito grande, então uma boa dica é passar a usar sutiãs que são mais leves e com tecidos mais confortáveis, que não moldam tanto a forma das mamas, apenas dão sustentação.

Deixar de usar peças com aqueles ferrinhos insuportáveis já vai ajudar muito, mas você vai precisar passar por uma nova fase de autoconhecimento. O formato dos seus seios vai mudar porque eles estarão mais livres, então, consequentemente, o caimento das roupas vai mudar também – o que não é um problema. 

Talvez as suas mamas não fiquem mais tão redondinhas e cheias, mas nem todo seio natural é assim. Na verdade, as mamas balançam bastante e são mais moles porque são, basicamente, pele e gordura. 

Deixar os seios mais livres é uma boa forma também de conhecê-los melhor. Conhecer mesmo, tocar, apalpar, sem medo ou vergonha, já que o corpo é seu. Você precisa saber como seu peito e mamilos são naturalmente e no dia a dia para saber se está tudo bem com eles. Se você não se conhece, como saber se há algo de errado na hora de fazer o autoxame, por exemplo?

Há algumas mulheres que até mesmo dormem com os seios presos – o que não é problema algum se você se sente mais confortável assim –, mas é importante destinar momentos do dia para deixá-los livres, leves e soltos para conhecê-los melhor.

3. Nem todo mundo vai perceber que você está sem sutiã

Sim, muitos homens ainda têm o costume de olhar antes para nossos peitos do que para nossos rostos, mas não é porque você deixou de usar sutiã no dia a dia que todos a sua volta vão começar a encarar. Na verdade, isso depende de muitos fatores.

Seus peitos são grandes, médios ou pequenos? O bico dos seus peitos são mais rijos ou molinhos? São grandes ou pequenos? A aréola da mama é mais parecida com a sua pele ou mais escura? Você prefere camisetas ou blusas mais estruturadas e com tecidos diversos? Usa muitos decotes ou não gosta?

São vários os fatores que vão deixar seus seios mais expostos ou fazer com que eles "chamem mais atenção" na produção como um todo. Então você deve considerar tudo isso antes de sair de casa sem a peça, não porque os outros vão ou não notar, mas para saber se você vai se sentir confortável. O mais importante sempre é a forma como você se sente sobre você mesma.

4. Os seios vão cair, sim, com ou sem sutiã

Se você usa sutiã para que os peitos não fiquem caídos antes do tempo, a gente sente em te decepcionar, mas a verdade é que a gravidade vai agir no seu corpo da mesma forma. Você pode usar a peça a vida toda, mas o corpo vai mudar praticamente da mesma forma, não tem muito o que fazer para evitar o envelhecimento natural do corpo.

Além disso, a peça pode fazer com que você ganhe outras "dores de cabeça" – às vezes literalmente. Uma pessoa com problemas na cervical, por exemplo, pode sentir dores ao usar aquelas peças "nadador", que forçam mais a região do pescoço. Mais uma vez se faz a necessária a possibilidade de escolher o que usar. 

Não usar ou optar por uma segunda pele pode fazer com que você evite dores e incomodos desnecessários no dia a dia. E tudo é questão de costume. No começo, é claro, você vai estranhar os peitos mais soltos, mas depois de um tempo nem mesmo vai notar a diferença.

Mas eu gosto de sutiã!

Se você gosta de usar a peça ou se sente mais confortável porque tem os seios muito grandes, muito pequenos ou por qualquer outro motivo, não tem problema algum! Não se sinta pressionada a largar o sutiã apenas porque outras mulheres estão fazendo isso. Mais uma vez a gente lembra: o importante é fazer aquilo que te faz bem.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!