Laura Brioschi é uma das modelos plus size mais conhecidas da Itália e, recentemente, começou a ganhar o mundo com a própria marca de biquínis e maiôs inclusivos, ou seja, que contemplam diversos biotipos femininos. Com o lema "ter curvas não é um crime", a italiana está chamando atenção nas redes sociais com discursos sobre como não é preciso eliminar celulite, por exemplo, para se sentir bonita por fora (e por dentro, também).
Em uma publicação no Instagram, Laura compartilhou uma foto das próprias "imperfeições". Com foco nos furinhos e marquinhas nas coxas e no bumbum, ela quer mostrar que não é preciso tentar eliminar celulite . Na realidade, os furinhos são algo normal para as mulheres, mas por conta da pressão estética, muitas sentem que precisam escondê-las.
"Por que você não gosta do meu bumbum quando gosta da Lua?", escreveu na legenda da imagem. "A Lua tem crateras, eu tenho celulite... E nós duas brilhamos!". A modelo também afirma que parou de fazer exercícios que foquem em acabar com a celulite e está focada em outras atividades físicas que a façam se sentir bem.
Veja quem já mostrou que não é preciso eliminar celulite
Felizmente, existem outras mulheres que, assim como Laura, estão determinadas a combater essa ideia de que é preciso lutar contra todos os "defeitos" do corpo e mudar a visão das pessoas sobre esses furinhos. Confira:
Carmen Rene
No Instagram, Carmen Rene costuma compartilhar muitas fotos que deixam o próprio corpo em evidência, inclusive imagens em que está completamente nua. Além de mostrar que ela se sente bem consigo, ela também quer encorajar outras mulheres a terem mais autoconfiança e se amarem, aceitando em si aquilo que a sociedade geralmente vê como “falha” – e mostrando que não é preciso eliminar celulite a qualquer custo.
“Há tantas coisas que são consideradas imperfeitas nesta foto. A gordura das costas, as celulites, as veias de aranha", escreveu na legenda de uma das imagens. “Nós somos ensinadas a esconder essas ‘falhas’, mas em vez disso eu desafio você a abraçá-las. A compartilhá-las. A amá-las”.
Tesia Kline
A blogueira Tesia Kline fala sobre positividade corporal nas redes sociais, reforçando aos seguidores a mensagem de que está tudo bem em ser como é e não eliminar celulite. Em uma das publicações, ela compartilhou uma foto que tirou sem querer na praia. Por causa da iluminação, do ângulo e da pose dela, algumas "imperfeições" ficaram visíveis.
Você viu?
Então, a blogueira comparou lado a lado essa "foto acidental" com uma imagem posada, para mostrar a realidade do corpo nas duas situações. "Às vezes seu 'corpo modelo' não é sempre o que ele parece ser (especialmente no Instagram)", escreveu na legenda. "Obrigada, ângulos e luz, por me ajudar a ver que eu ainda sou incrível de todos os pontos de vista. E você também é!"
Nienke Kampman
A influenciadora holandesa Nienke Kampman também abriu uma discussão sobre eliminar celulite, mas abordando como esses furinhos na coxa e no bumbum geralmente são "mascarados" em fotos no Instagram .
Para isso, Nienke compartilhou uma colagem de fotos com as legendas "Como o Instagram quer que eu me pareça", embaixo da que aparece com a pele lisa, sem nenhuma marca e "Como eu realmente sou", na outra imagem, em que mostra que tem celulite. "Algumas garotas podem ter mais do que outras, mas quase todas têm [celulite]. Apesar disso, nós acabamos esquecendo que é algo normal", afirmou.
A influenciadora lembrou que muitas fotos passam por um processo de edição antes de serem publicadas e, por isso, parecem "perfeitas". "Por favor, lembre-se que o Instagram nem sempre é a vida real e é muito fácil editar uma foto. Não seja tão dura consigo mesma. Ter celulite, estrias ou qualquer outra marca não te torna menos atraente. Não tenha medo de mostrá-las."
Aylish Rutherford
A britânica Aylish Rutherford estuda nutrição e sempre publica fotos de sua rotina de exercícios e alimentação no Instagram. Com mais de 120 mil seguidores, a jovem costuma receber comentários positivos sobre o estilo de vida fitness, que incluem também elogios à sua "pele perfeita", sem nenhum traço de estrias ou celulite.
Entretanto, quando o assunto são redes sociais, nem tudo é o que parece. A própria Aylish afirma que seu corpo e sua pele estão longe de não ter nenhuma "imperfeição". Para desmistificar essa ideia, a jovem publicou uma foto lado a lado comparando "o que os seguidores enxergam" e como ela mesma se vê.
"Eu tenho gordura, tenho celulite, tenho estrias (que cobrem minha coxa inteira), mas eu não sou essas coisas, elas não me definem e não me fazem pensar menos de mim", escreveu na legenda da imagem. Além disso, Aylish falou de como é fácil ver as "partes negativas" quando você passa 24 horas por dia com seu corpo enquanto vê "fotos perfeitamente posadas de garotas na internet" por apenas alguns segundos e fica se comparando à elas.
Diana Sirokai
A modelo plus size Diana Sirokai decidiu que era hora de questionar os padrões ao falar sobre como a ideia de que é preciso eliminar celulite se perpetua pela sociedade. “Quem nos disse que celulite é nojento? Quem disse que precisamos mudar para sermos aceitas? Não há nada de errado sobre você! Há algo de errado com a indústria da beleza. Pense bem, quantas empresas deixariam de fazer dinheiro se as mulheres, hoje, decidissem amar sua aparência ? Todas elas!", escreveu na legenda de uma foto mostrado o bumbum com furinhos.