Apesar de ainda haver um longo caminho pela frente para que as mulheres se livrem de todas as amarras que a sociedade impõe há séculos, elas estão, pouco a pouco, “colocando as manguinhas de fora” e tomando atitudes que, de acordo com o que muitas ouviram a vida toda, não deveriam. O próprio corpo da mulher, por exemplo, ainda é um tabu para muita gente; por terem a sexualidade e até as escolhas de roupas reprimidas, muitas mulheres crescem com vergonha de aspectos totalmente naturais de si mesmas. Sendo assim, fazer um ensaio sensual, por exemplo, é uma forma ousada de reivindicar a própria liberdade e romper barreiras, mas, para muitas, é algo impensável – mas não por falta de vontade.

Muitas mulheres têm vontade de fazer um ensaio sensual, mas ainda há muitas dúvidas sobre como eles são feitos
Naked Fotografia
Muitas mulheres têm vontade de fazer um ensaio sensual, mas ainda há muitas dúvidas sobre como eles são feitos

Não é difícil encontrar mulheres que morrem de vontade de fazer um ensaio sensual – seja por já sentirem-se bonitas e terem vontade de mostrar isso ao mundo ou por terem curiosidade de saber como ficariam em uma produção elaborada – mas, para muitas, falta coragem. Buscando esclarecer melhor tudo o que acontece em uma sessão de fotos sensuais, as fotógrafas Michelle e Mariana Moll –  irmãs que comandam o Naked Fotografia – fizeram um vídeo explicando as etapas pelas quais as mulheres fotografadas passam e tirando dúvidas que recebem com frequência.

1. Como marcar?

Cada um trabalha de uma forma diferente, mas, para Michelle e Mariana, tudo começa com uma boa conversa. As mulheres interessadas em fazer um ensaio com a dupla deve agendá-lo e, a partir daí, as fotógrafas marcam uma conversa com a cliente. “A gente vai ter uma conversa para definir o estilo do ensaio, saber o que você acha sensual, por que você quer fazer o ensaio, o que você acha bonito para ele sair bem com sua carinha”, explica Mariana. Segundo as irmãs, essa conversa pode ser realizada por e-mail, telefone, Whatsapp, ou, se houver tempo, um bate-papo cara a cara.

2. Preciso ir produzida?

Não necessariamente. Na Naked, as clientes podem optar entre levar as lingeries e acessórios que querem usar no ensaio de casa ou contratar a produção de moda disponível. No segundo caso, profissionais vão escolher o figurino da cliente com base no estilo que ela escolheu para as fotos na conversa inicial. “Você praticamente traz só seu corpo”, brinca Michelle.


 Em termos de preparação, Michelle e Mariana orientam que as clientes façam os procedimentos estéticos com os quais estão acostumadas (como ir à manicure e fazer depilação se estas forem a escolha da cliente) antes do ensaio, durmam bem e evitem roupas muito apertadas na noite anterior à sessão. Quanto à maquiagem e ao cabelo, elas não precisam se preocupar; o ensaio tem duração média de quatro horas e, durante esse tempo, a cliente terá a maquiagem e os cabelos feitos no próprio estúdio.

Leia também: "Faz bem para o ego", afirma mulher de 62 anos que fez ensaio sensual incrível

3. Não sei fazer carão, e agora?

De acordo com as fotógrafas, essa é uma das dúvidas mais recorrentes de quem está prestes a participar de um ensaio sensual. Nesse momento, porém, as clientes podem ficar tranquilas, pois estão nas mãos de especialistas preparadas não apenas para tirar as fotos, mas para preparar uma iluminação apropriada e guiar as poses da modelo.

“Eu dirijo todo o ensaio. O tempo inteiro a gente está dando dicas da pose, do que fazer, de como melhorar e para onde olhar”, comenta Michelle, ressaltando que, levando em consideração o que a cliente gosta e não gosta no próprio corpo, é possível realçar e esconder determinados atributos. E isso nos leva à próxima dúvida. 

4. E se eu não gostar de alguma parte do meu corpo?

De acordo com Michelle, tudo no ensaio fotográfico é definido a partir dos gostos e da vontade da cliente. Se ela não gosta, por exemplo, de mostrar a barriga ou de aparecer em um determinado ângulo, a fotógrafa vai orientá-la o tempo todo sobre quais poses são mais apropriadas para contemplar essas escolhas da mulher. As fotógrafas afirmam ainda que não é um momento para sentir medo e, apesar de isso ser comum para boa parte das mulheres que chegam ao estúdio para fazer algumas fotos, o clima flui em meio às brincadeiras feitas durante a sessão.

5. Eu posso escolher as fotos?

Com certeza! Após a sessão de fotos, a cliente recebe as imagens de forma “crua”, ou seja, sem qualquer tipo de tratamento, para que possa escolher as 25 que mais gostou e as que não quer ter ao final do processo. Além das 25, Michelle conta que ainda é possível escolher mais fotos pagando à parte o valor da edição dessas imagens.

6. Rola uma edição para esconder celulites, estrias e coisas desse gênero?

De acordo com as irmãs, as fotos são, sim, tratadas, mas não para “esconder” aspectos do corpo da modelo, e sim para realçar a beleza delas e dar uma finalização mais profissional às imagens. “A gente não quer transformar ninguém no Photoshop. A ideia é que você se veja linda e maravilhosa, mas totalmente natural”, explica Mariana.

Leia também: Irmãs comandam loja de lingerie e buscam contemplar a diversidade da mulher




7. Como é o produto final?

Após o tratamento das imagens, a cliente pode escolher o formato em que quer que as fotos sejam entregues – e eles são muitos. A mulher pode optar por recebê-las em um pen drive, em um álbum, em uma revista ou em fotos impressas em diversos formatos, inclusive em tamanhos personalizados para quadros.

8. Quem poderá ver as fotos?

Quem você quiser! Mariana e Michelle têm, sim, um Instagram onde postam fotos de ensaios realizados, mas só o fazem quando as clientes autorizam. Antes de o ensaio sensual começar, as fotógrafas até assinam um contrato para firmar o compromisso de não divulgar as fotos das clientes. No final, só você e as pessoas com quem você decidir compartilhar as imagens poderão te ver sensualizando.

9. Quanto custa?

Uma das maiores dúvidas de quem tem vontade de participar de um ensaio sensual é o valor das fotos. De acordo com Michelle, o pacote mais básico de ensaios com a Naked – que incluem a maquiagem, o cabelo e o tratamento das 25 imagens – fica a partir de R$ 1,8 mil.

Você pode conferir mais detalhes sobre o passo a passo de um ensaio sensual no vídeo abaixo:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!