Desde sua estreia mundial no último dia 15, o filme “Pantera Negra” tem colocado sorrisos nos rostos de muita gente. Isso porque, ao contrário de outros “blockbusters”, ele põe em destaque culturas africanas e mulheres, mas sem ficar preso às abordagens mais comuns (como a pobreza da África ou mulheres em situação de fragilidade). E foi com o objetivo de mostrar a crianças negras que elas estão começando a ser representadas em grandes filmes que a jovem Vitória Sant’Anna Silva, de Porto Alegre (RS), decidiu criar uma campanha para levá-las ao cinema.

Leia também: Sete a cada dez brasileiros já fizeram comentários preconceituosos, diz pesquisa

O objetivo de Vitória era levar 30 crianças para assistir 'Pantera Negra', mas, após a campanha, ela poderá levar 210
Reprodução/Facebook Vitória Sant'Anna Silva
O objetivo de Vitória era levar 30 crianças para assistir 'Pantera Negra', mas, após a campanha, ela poderá levar 210

Vitória, que mora em uma comunidade no centro de Porto Alegre, explicou que daria prioridade a crianças negras de até 15 anos, que vivem em regiões afetadas pelo tráfico de drogas e nunca foram ao cinema. A jovem também deixou claro que o valor arrecadado serviria não só para os ingressos, mas também para refrigerantes, pipoca e o transporte das crianças até o shopping onde assistirão " Pantera Negra ". Segundo ela, o objetivo inicial era presentear 30 crianças com o passeio, mas, em quatro dias, já havia dinheiro suficiente para levar 100.

Leia também: Jovem posta foto com uma espada para denunciar racismo em universidade

Obstáculo e final feliz

No entanto, houve um contratempo antes de a campanha terminar; a postagem inicial criada pela moça foi removida do Facebook após denúncias de pessoas que consideraram o ato da moça racista por “excluir crianças brancas”. “Criar uma campanha para levar crianças negras ao cinema é uma afronta para a sociedade branca, racista e escravocrata que não consegue imaginar a possibilidade de nos fortalecermos”, desabafou a jovem na rede social, reforçando que a arrecadação seguia firme e forte.

Leia também: "Pantera Negra" é mais do que o filme certo na hora certa

Após pedidos para que a exclusão do post fosse reconsiderada, a postagem retornou e a campanha pôde ser finalizada. Em menos de uma semana, a jovem arrecadou dinheiro suficiente para bancar o passeio de 210 crianças que assistirão “Pantera Negra” na próxima terça-feira. “Falta pouco para o grande dia, hoje já me perguntaram: ‘Sora, quantas noites eu tenho que dormir até o dia do cinema?’. Se esse dia vai ser inesquecível para mim, imagina para as crianças!”, comemora Vitória no Facebook.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!