Geralmente, nos anúncios de absorvente íntimo, um líquido azul simula a quantidade de sangue menstrual que o produto absorve sem vazar. Uma marca do segmento de higiene feminina no Reino Unido veiculou uma propaganda mostrando sangue em um absorvente.

Leia também: Absorvente interno, externo, coletor menstrual... qual o melhor?

Para demonstrar a capacidade de absorção do absorvente, a marca optou por mostrar sangue
Reprodução/Youtube
Para demonstrar a capacidade de absorção do absorvente, a marca optou por mostrar sangue

Similar às peças publicitárias tradicionais, o vídeo mostra o fluído vermelho sendo derramado sobre o absorvente  de algodão para mostrar a capacidade de absorção. Porém, os destaques são as próximas cenas: um homem comprando o produto no supermercado, uma mulher tomando banho enquanto o sangue escorre em sua perna e diversas representações de absorventes e sangue.

De acordo com o jornal "Daily Mail", o lançamento do comercial é resultado de uma pesquisa que constatou que uma em cada cinco mulheres teve a confiança abalada porque a menstruação não é um assunto discutido abertamente. Outros 42% acreditam que a confiança das meninas continuará em risco no futuro se esse silêncio continuar.

A campanha tem o nome “Blood Normal” — Sangue Normal, em português — e o principal objetivo é quebrar o estigma sobre menstruação, com o anúncio acompanhado pelo slogan: “Menstruação é normal. Mostrá-las deveria ser também. Viva sem medo”. Assista:

Leia também: Menstruação atrasada? Pode não ser gravidez!


Você viu?

Em entrevista ao jornal, a diretora de marketing da empresa, Traci Baxter, diz que "como qualquer outro tabu , quanto mais as pessoas a veem, mais normal o sujeito se torna". A profissional continua: "Queremos mudar isso desafiando o tabu e, finalmente, removendo o estigma, tornando ainda mais fácil para alguém falar sobre menstruação, agora e no futuro."

Ela ainda acrescentou que a empresa está empenhada em mostrar a menstruação na vida cotidiana. “Juntos, podemos ajudar a tornar o sangue normal."

Não é a primeira vez que essa companhia cria uma campanha inovadora para abordar o assunto. No ano passado, uma peça publicitária mostrava mulheres machucadas praticando atividades físicas com a mensagem: “Sangue nenhum deveria nos barrar. Viva sem medo”.

Leia também: Curiosidades, mitos e verdades a respeito da vagina

Repercussão nas redes

O vídeo tem mais de 500 mil visualizações no Youtube e a hashtag #bloodnormal foi replicada diversas vezes no Twitter. A publicação da marca na rede social foi retuitada 5 mil vezes.

Entre os comentários das internautas, há muitos elogios, como “Orgulhosa de todos os envolvidos em fazer isso. As mulheres não sangraram líquido azul, sangraram sangue. #bloodnormal”, escreveu uma usuária.

Outra comentou sobre a importância de propagandas que desmistificam a menstruação e o absorvente: “Isso pode parecer uma mudança pequena, mas é um grande passo para frente e isso me deixa muito feliz! Bom trabalho @bodyform ❤️ #bloodnormal”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!