Tamanho do texto

Mau humor, desânimo e preguiça são comuns após longos feriados e especialista dá dica de como não deixar a peteca cair após o descanso

É comum que, em vez de se sentirem renovadas pelo tempo que passaram longe da rotina, algumas pessoas fiquem mal humoradas e não tenham ânimo após o fim de um feriado. De acordo com o coach e consultor de carreiras Emerson Weslei Dias, voltar à rotina após os três feriados seguidos que aconteceram nas últimas semanas pode mesmo ser desanimador. “É muito mais fácil ficar descansando do que trabalhar. O corpo se acostuma e fica complicado voltar”, explica ele.

Leia também: Aprenda um treino rápido para fazer em casa e eliminar o inchaço

Rotina pós-feriados
Shutterstock
Rotina pós-feriados

Por mais que seja difícil cumpri-las, algumas obrigações não podem esperar e requerem motivação. Confira três dicas do especialista para conseguir voltar a cumprir seus afazeres após os feriados :

1. Tenha um propósito

Em vez de encarar o trabalho como uma pedra no sapato, você deve encará-lo como um fator importante para conquistar seus objetivos. De acordo com o especialista, ter um propósito na vida, mesmo que seja pequeno, é uma motivação essencial para levantar da cama no início da semana com o mesmo pique do final de semana. “Não há como ter resistência se você encara aquela tarefa como um passo para atingir seus objetivos”, explica Dias.

Leia também: Parou de treinar? Como recuperar o ritmo depois de um tempo “na preguiça”

2. Visualização é tudo

Após estabelecer um propósito, é importante lembrar dele a todo momento. Uma dica valiosa para fazer isso é utilizar artifícios visuais. “Colocar post-its ou notas no celular com seus objetivos do ano te impulsionam durante os dias de preguiça”, aconselha o consultor. Contar a amigos e familiares a respeito dos seus objetivos fará com que eles possam te ajudar a se lembrar deles.

Leia também: Entenda quais hábitos ruins do dia a dia podem causar o divórcio

3. Pense afirmativamente

De acordo com Dias, ter pensamentos afirmativos é essencial para recuperar o ritmo após feriados. Além de ter em mente pessoas que te inspiram e frases motivacionais, pensar em pequenos objetivos que você busca cumprir ao longo do ano também é uma boa ideia. Segundo o consultor, fechar os olhos e imaginar que se está em um lugar maravilhoso e que te faça bem também pode funcionar como uma ajuda extra.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.