Tamanho do texto

O famoso "amigo oculto" já está marcado, mas você não quer participar? Te ajudamos a sair dessa ou, pelo menos, tornar a situação mais divertida

Chegou o final de ano e com ele vem todas as celebrações e confraternização. Tudo isso tem o seu lado bom: aproveitar festas animadas, encontrar amigos e familiares, comemorar o bom ano... mas também há o momento que muita gente tem um certo pavor: o amigo secreto!

+ Os sete erros do amigo secreto

É possível fugir do amigo secreto?
Getty Images
É possível fugir do amigo secreto?

Você fica aterrorizado quando imagina o sorteio dos papeizinhos? Pensar no que dar de presente para o colega tira seu sono? Não ter valor estipulado para o presente te dá palpitações? Bem-vindo, você faz parte de um seleto grupo de pessoas que detestam o amigo secreto. O mais difícil disso tudo é explicar para as pessoas o porquê você não gosta. Mas calma, iremos te ajudar com isso! Veja algumas maneiras de escapar do amigo oculto deste ano ou torná-lo "menos pior":

Não quer participar

via GIPHY

Você pode ser objetivo quando alguém perguntar se você quer ou não participar, mas saiba que muitas pessoas não interpretam isso muito bem. Esse é aquele tipo de situação que é permitido uma mentirinha: "estou sem dinheiro para comprar o presente" e "não estarei na cidade no dia da entrega" são algumas das respostas que você pode dar e ninguém vai ficar chateado.

Presente caro ou difícil de achar

via GIPHY

Você deu todas as desculpas possíveis e mesmo assim não conseguiu escapar. Tudo bem, agora é preciso resolver o problema, comprar o presente e acabar logo com isso! Mas daí, seu amigo oculto pede algo que você não consegue achar em nenhuma loja ou é muito caro - ele também não deu nenhuma outra opção, para melhorar. Nesse caso, invista em comida. Compre chocolates, doces natalinos, tudo dentro do seu orçamento. A pessoa não irá reclamar (pelo menos, não na sua frente).

+ Posso fugir do amigo secreto?

 Hora da entrega

via GIPHY

A hora da entrega dos presentes também pode gerar alguma tensão, principalmente quando outra pessoa começa e não para de falar. Nesse caso, há duas opções: você pode ser uma das primeiras a entregar, nisso você faz o discurso o mais breve possível e fala que tem uma ligação para atender (muito importante!), caso o "chato" fique na enrolação. Ou, pegue alguns salgadinhos e se mantenha entretido, pensando em quais serão suas metas para o novo ano, isso tomará algum tempo e ninguém perceberá.

 Deu presente caro, ganhou um baratinho

via GIPHY

O grande segredo para que isso não aconteça... infelizmente não tem, mas você não deve esperar demais! Para não se frustar, ou frustar alguém que você goste (porque, sim, pode ter alguém que você simpatize na brincadeira), compre algo razoável e torça para que a pessoa que te tirou pense com muito bom senso, assim como você. 

Tirar alguém que não gosta

via GIPHY

Mesmo que a sua vontade seja de sair correndo na hora do sorteio do amigo secreto, ainda dá para tirar alguém bacana. Tente ser um dos primeiros a pegar o papelzinho, se caiu alguém que não curte muito, fale que tirou o próprio nome e pegue de novo! 

+ Amigo secreto diferente: veja como diversificar a tradicional brincadeira 


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.