Tamanho do texto

Pequenas ações feitas diariamente ou em um momento de tristeza auxiliam na mudança do pensamento e podem te deixar mais feliz. Experimente!

É muito difícil esbanjar felicidade o tempo todo. Momentos de tristeza são inevitáveis, mas não podemos deixar eles tomarem nossos dias. É preciso tomar algumas atitudes e mudar formas de se comportar e pensar para ser mais feliz

Quer descansar a mente? Veja atitudes simples para se desconectar

“As pessoas vivem em um ciclo vicioso de reclamação ”, explica Paula Abreu, escritora e coaching de alta performance, sobre a dificuldade em atingirmos a felicidade . Segundo ela, isso se dá em razão de nossa necessidade de desabafar e compartilhar nossos problemas com as pessoas: “Temos um problema no trabalho, contamos para a família e vice-versa. Estamos sempre reclamando e isso traz mais problemas.”

Algumas atitudes simples, feitas diariamente podem te ajudar a conquistar a felicidade plena pouco a pouco
Getty Images
Algumas atitudes simples, feitas diariamente podem te ajudar a conquistar a felicidade plena pouco a pouco

Para que nós possamos ser mais felizes, Paula diz que precisamos colocar o foco no que está dando certo e na abundância, e não na escassez e naquilo que pode estar indo errado ou de forma inesperada em nossa vida. Para isso, ela dá algumas dicas

Diário de gratidão

O diário é uma sugestão de Paula e funciona da seguinte maneira: pegue um caderno qualquer que vai servir como seu diário de gratidão. Todos as noites, após passar o dia todo em uma maratona de estresse, liste três coisas pelas quais você foi grato naquele dia. “Em alguns dias vai ser mais desafiador, então você pode colocar coisas genéricas como ter o que comer. Mas vai ter dias em que você vai se surpreender e ter mais de três itens para listar”, aponta a coach.

Este hábito, além de te dar o bem-estar momentâneo todas as noites em que estiver preenchendo o caderno, vai te ajudar, a longo prazo, a colocar sua atenção no que está bom na vida.

Lista de vantagens

Se você está insatisfeito com algum aspecto – em especial o trabalho – a coach recomenda que faça uma lista de ao menos dez coisas que você gosta em seu emprego: “Pode ser o fato de receber o salário no fim do mês, almoçar com os amigos e até o sabor do cafézinho”.

Feita essa lista de vantagens, leia o conteúdo todos os dias, pela manhã, antes de ir trabalhar, “se possível em voz alta, em frente ao espelho”, sugere Paula. “Você irá para o trabalho com uma vibração diferente".

34 frases para elevar a autoestima

Lista de músicas animadas

Acorda de mau humor ou quer apenas uma carta na manga para usar quando a tristeza bater? A sugestão de Paula é uma playlist com suas músicas preferidas , mas precisam ser aquelas animadas , que vão te deixar mais feliz.

Ao acordar cedo, um pouco desanimado, coloque-a para tocar enquanto se arruma, ao invés de ver ou ouvir notícias tristes logo no começo do dia. A escritora diz que pesquisas mostram que minutos de notícias ruins na primeira hora do dia podem estragá-lo por completo.

Mas essa disca também pode ser útil em qualquer momento do dia. Se sentiu triste? Aperte o play!

Faça o que você gosta

Reservar um tempo para você mesma é um dos segredos da felicidade. Paula recomenda que esse tempo para passear com o cachorro, fazer um esporte que deseje ou até mesmo rezar seja pela manhã. Depois de um dia cheio de trabalho, o cansaço toma conta e clássica desculpa de não ter tempo entra em cena, adiando diariamente sua possibilidade de prazer.

Ajude alguém

Quando estiver se sentindo triste e no fundo do poço , a pergunta que você deve fazer, de acordo com Paula é: “Quem eu posso ajudar?”. E a coach explica que essa ajuda não precisa ser material. Você pode dar comida a uma pessoa em situação de rua, ou até sentar para conversar com um idoso na praça e fazer um elogio à caixa do supermercado. São atitudes muito simples que vão te mostrar como você tem capacidade em ser útil para alguém. “Você muda a perspectiva da sua vida, da escassez para abundância”, revela.

15 coisas que você precisa saber sobre a felicidade

Caminhar

Por fim, sair ao ar livre para passear de 10 a 30 minutos pode te dar um ar diferente para enfrentar o dia ou a semana com mais felicidade. Paula desaconselha a caminhada na esteira, pois não tem o mesmo efeito: “Se for na natureza, melhor ainda, mas às vezes uma volta na quadra já adianta”. Ela ainda indica que você sorria mais para as pessoas nessa caminhada, e interaja com elas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.