As tatuagens escritas são uma das mais buscadas tanto por homens
quanto por mulheres. Muitas vezes, você tem uma palavra ou frase que signifique muito para você e não sabe a melhor maneira de registrá-la no corpo. Outras vezes, faltam ideias para a frase ou palavra a ser tatuada, que represente exatamente o que você pensa e a mensagem que você gostaria de passar.
Nada melhor do que ver fotos de modelos de tattoos para se inspirar antes de marcar a pele o que tanto deseja. As tatuagens escritas são muito versáteis: desde as mais delicadas e pequenas, até as grandes com uma letra mais marcante são boas opções. Por isso, além de ver imagens, é preciso pensar em cada detalhe do desenho que você quer.
O que tatuar?
Pense primeiro no que você gostaria de tatuar, se você quer que sua frase ou palavra tenha algum significado especial. As opções são infinitas: você pode escrever no corpo uma frase que te defina, escrever o nome de alguém que seja importante para você ou, às vezes, apenas uma palvra que é especial para você, e pode ser muito significativa
Outro detalhe a se pensar é: qual será a língua de sua tatuagem? Você pode decidir por uma frase em português - seja de uma música ou autor famoso, ou uma criada por você mesma - ou alguma clássica e que ache bonita em inglês.
Ainda há a opção de palavras ou termos em outras línguas, como a famosa Wanderlust , verbete derivado do alemão que significa "um forte desejo de viajar". Se preferir registrar ideogramas japoneses ou letras árabes em seu corpo, tome bastante cuidado antes para confirmar se o significado desejado está correto.
Fonte
Como você quer que seja sua tatuagem? A fonte da letra usada pode dar um tom completamente diferente a cada frase. Existem duas opções básicas de fontes: cursiva ou de forma, mas em cada um desses tipos existem inúmeras subdivisões.
A letra cursiva
, em geral, imprime mais delicadeza e sensibilidade à escrita. Se for optar por este tipo, experimente fazer uma tatuagem com sua letra. Será uma tatto especial e exclusiva.
A letra de forma pode ser maiúscula ou minúscula, e cada uma delas imprime um significado diferente à frase ou palavra escolhida.
Outra opção para uma tatuagem super diferente é misturar as fontes. O efeito é bastante divertido, veja só:
"Let it be" é o nome e trecho de música da banda The Beatles. Se você tem algum filme ou música que te marcaram muito, registre este trecho na pele. Na imagem abaixo a frase escolhida foi "expecto patronum", que faz referência à saga "Harry Potter"
Homenagem à família
Se você deseja homenagear sua família ou alguém em especial - como filho ou namorado -existem diversas opções. Desde o simples nome escrito, até alguma versão mais elaborada como fazer um espiral na pele com o nome dos amados.
Leia também: Tatuagens de casal - ideias para homenagear seu amor na pele
Mesmo as tatuagens escritas podem ser enfeitadas. Acrescente outros desenhos ou contornos para ter uma tattoo mais criativa e colorida
Lugares do corpo para tatuar
Costela
Muitas mulheres procuram essa região por conta da visibilidade. Ela está bem abaixo do biquíni, e as tatuagens escritas ficam super legais quando a pessoa vai para a praia ou algum evento em piscina. Ao mesmo tempo, se você precisar esconder por questões de trabalho, ficará fácil, já que basta uma camiseta ou blusa.
Ombro
Uma dos locais favoritos para se fazer uma tatuagem. Vale tanto para a parte da frente ou as costas. Neste caso, a pessoa deve ter noção de que a arte vai ficar mais visível. Ela até pode ser escondida com uma camiseta um blusinha com manga, mas qualquer transparência ou regata vai revelar a frase. Um ponto positivo é que não dói tanto para fazer no ombro.
Pulso
O efeito das tatuagens escritas ficam super delicado, e o pulso é uma região que não gera tanta dor na hora de se fazer a arte.
Ao redor da coxa
Se a parte externa da coxa é mais fácil de aguentar a dor, a interna pode ser mais difícil. Entretanto, pode valer a pena fazer a tatuagem escrita contornando a região.
Leia também: Tatuagem para peles escuras: cores e dicas para melhorar a cicatrização
Tornozelo
O maior problema é a dor que você pode sentir, já que é uma área do corpo com pouca pele. Mas, assim como na coxa, você pode fazer o nome ou a frase que quer contornando o tornozelo.
Pescoço e mãos
Para as mulheres que não terão problemas em exibir as tatuagens escritas, vale apostar no pescoço ou mãos – incluindo aquelas artes com uma letra em cada dedo –, mas saiba que pode doer muito, assim como a parte interna do braço e antebraço.
Todo mundo pode fazer tatuagem?
Depois de ver todas as tatuagens escritas possíveis e estar decidida de que quer mesmo a tattoo, você precisa ter certeza de que pode fazer uma tatuagem. Segundo a dermatologista Caroline Semerdjian, do Hospital 9 de Julho, algumas pessoas podem apresentar alergia à tinta usada neste procedimento.
Quando alguém com alergia acaba fazendo uma tatuagem, não tem outro jeito, vai precisar passar por tratamento com laser para conseguir tirar a tinta da pele. “É a única coisa a se fazer. Se não tirar, é como se você fosse alérgico a camarão e continuasse comendo o alimento todos os dias”, explica a especialista. Os sintomas da reação são coceira no local e, passado algum tempo, vermelhidão.
É possível a pessoa fazer um exame com alergista para saber se tem o problema. O teste é feito por contato. O especialista coloca algumas substâncias nas costas da pessoa, por exemplo, cobre com um plástico e deixa lá por alguns dias. O paciente retorna, então, para o consultório para análise da pele.
Se apresentar algum tipo de irritação é porque é alérgico à substância. Entretanto, o fato do exame dar negativo não garante 100% que a pessoa vá estar livre da reação alérgica, já que existem inúmeras substâncias. É interessante, então, fazer uma análise pessoal, pensar se sua pele é sensível ou não e se vale a pena tentar.
Pessoas com alergias de pele e psoríase devem ficar atentas, assim como aquelas com tendência a ter queloide, já que como a tattoo é feita com uma agulha, sendo ela uma tatuagem escrita ou não, pode se formar na pele uma cicatriz saliente. A especialista também aconselha pessoas com algum tipo de infecção esperarem o problema melhorar antes de procurar um tatuador.
O que preciso saber antes de fazer?
O maior problema de qualquer tatuagem é se o material não foi esterilizado corretamente ou não for descartável. Isso pode acabar transmitindo infecções ou hepatite, por exemplo. Para evitar que isso ocorra, procure fazer a frase ou palavra que deseja com alguém de confiança. Hoje em dia ficou mais fácil. Dá para conversar com amigos que já fizeram tatuagens, procurar o que dizem do profissional na internet e redes sociais e fazer uma busca em sites direcionados a críticas também.
Leia também: Pode fazer tatuagem durante a gravidez?
No dia de fazer a tatuagem, o ideal é ir de pele limpa. Dependendo do tatuador, ele pode preferir fazer a arte com a pele sem pelos. Já os cuidados pós tattoo incluem evitar tomar sol, esfregar o local, proteger a região com protetor solar ou alguma roupa leve e manter a área limpa – de preferência com sabonete neutro ou glicerinado, nunca o antibacteriano porque irrita muito a pele e resseca, afetando a cicatrização. Um ponto muito importante é nunca usar bucha para limpar o local, que vai estar sensível. Outras recomendações são evitar sol, piscina e mar enquanto a pele ainda não estiver completamente cicatrizada.
Cuidado com o sol
Com a tatuagem escrita e com as tattoos de desenhos, você vai estar escondendo parte da sua pele natural. Desta forma, fica mais difícil identificar manchas que podem indicar problemas de pele como o câncer. Caroline Semerdjian aconselha atenção redobrada com o sol. Nunca se esqueça do protetor solar, principalmente quando for ficar exposta a altas temperaturas.
Quando fazer?
A especialista lembra de um fator muito importante: sua pele vai ficar sensível por um tempo após fazer a tatuagem escrita, então escolha a data pensando no que terá de fazer após. “Faça quando não tiver viagem marcada ou festa. Faça quando estiver livre, para evitar problemas depois", completa a dermatologista.