Tamanho do texto

Tatuador indica quais são as melhores cores para desenhos feitos em peles de tons escuros e como evitar as quelóides na região

Existem muitos mitos sobre a tatuagem nas peles de tons mais escuros. Muitas pessoas afirmam que só podem ser usadas as cores preta, cinza e até branca para que os desenhos apareçam, outros dizem que a pigmentação não pega ou até mesmo que desbota mais rápido.

+ Micropigmentação de sobrancelhas: métodos diversos para preencher as falhas

Tatuagem
Divulgação
Tatuagem


Não é apenas o contraste entre as cores do desenho e o tom da pele que precisa ser levado em conta. Quanto mais escura for a cútis, maior a quantidade de glândulas sudoríparas - responsáveis pela transpiração, por exemplo. Com isso, essa pele tende a ser mais oleosa, propensa a acnes e pequenas lesões inflamatórias nos poros, fatoras que dificultam a cicatrização, um dos principais pontos para uma tatuagem bonita.

Mas claro, a pigmentação nessa pele não é uma missão impossível e procurar um profissional experiente é fundamental para ter um resultado limpo e colorido. Isso se deve ao fato que  a melanina que existe nas células da derme age como se fosse um filtro, escondendo alguns dos pigmentos mais claros do que a pele. 

Cicatrização

Para não haver problemas na hora de tatuar, é recomendável conversar com um dermatologista para saber se você pode ser propensa a quelóides -  aquelas cicatrizes mais altas na pele -  que podem acabar interferindo no desenho e na cicatrização da tatuagem.

“A pele negra é muito sensível e requer um cuidado maior na aplicação da tattoo, pois tem uma forte tendência a queloides e a cicatrização marcada. Por isso muitas tribos africanas adotam a escarificação (consiste em retirar um pedaço da pele e a produção de cicatriz forma o desenho escolhido)", explica Paulão Tattoo, proprietário do Soul Tattoo.

+ Quer mudar a cor do cabelo? Conheça a coloração tiger eye

Cores

 Ao decidir o desenho que irá fazer e depois de escolher qual o tatuador que irá reproduzí-lo, converse e explique todos os cuidados e problemas que podem acontecer. Segundo Paulão, é possível, sim, fazer a tatuagem em uma pele morena ou preta. As tatuagens em black and grey são as mais indicadas, mas nada impede que a tattoo tenha cores, só é preciso pensar quais são as mais indicadas para cada tonalidade. 

"Tatuagem com cores quentes, por exemplo, não pegam neste tom de pele. Já as cores frias aderem melhor, mesmo assim, por causa da pigmentação natural (melanina), a tinta precisa ser de tom mais escuro, pois é aplicada embaixo da epiderme, e por isso as tattoos com preto são as mais indicadas”, finaliza o expert.

+ "A Lei do Amor": experts contam tudo sobre os cabelos das atrizes

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.