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Nosso colunista e preparador físico Vinícius Possebon dá as dicas e ensina série simples para fazer em casa e ter um corpo mais seco para o verão

Em sua listinha de metas para 2018 está emagrecer e buscar a boa forma? Pois saiba que a resolução de Ano Novo não precisa esperar até janeiro! Segundo o preparador físico Vinícius Possebon, colunista do Delas e criador do Programa Q48, é possível começar a treinar agora mesmo, sem a necessidade de equipamentos, com um treino básico e eficiente.

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Vinícius Possebon ensina treino básico para deixar agora o sedentarismo de lado
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Vinícius Possebon ensina treino básico para deixar agora o sedentarismo de lado


Possebon afirma que um treino básico pode ser feito até mesmo por que está sedentário, e engana-se quem pensa que terá moleza só porque estamos falando de iniciantes. O preparador físico defende os treinos de alta intensidade e, para evitar problemas e alcançar resultados, lembra que o segredo é respeitar os limites do corpo e as orientações de um profissional. “O ideal é fazer cada um dos movimentos no tempo indicado pelo treino, apenas reduzindo ou aumentando a velocidade conforme o seu cansaço”, explica.

O grande segredo é que o treino de HIIT  (treinamento intervalado de alta intensidade) promove movimentos mais intensos intercalados com um descanso ativo. “Isso faz com que o corpo ative mecanismos que queimam a gordura mesmo depois que terminar o treino”, comenta. “Por isso que fazer esse tipo de exercício ajuda a emagrecer mais do que aquelas horas de caminhada na esteira”.

Detalhes do treino

Para começar a se mexer, Possebon sugere um treino simples, com movimentos clássicos dos adeptos do HIIT e do trabalho funcional - exercícios que usam o próprio corpo como carga, sem necessidade de equipamentos. Veja os detalhes da série proposta pelo especialista: 

Burpee – 20 segundos

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Fique em posição de prancha, com o peito encostado no chão. Erga o corpo, salte as pernas para frente e em seguida dê um salto. 

Corrida parada – 10 segundos

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Também chamado de descanso ativo, simule uma corrida leve sem sair do lugar. 

Agachamento com salto – 20 segundos

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Coloque as mãos na cabeça, agache como se fosse se sentar e, ao subir, dê um pulo.

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Possebon ensina que a sequência deve ser repetida quatro vezes, com 20 segundos de descanso entre uma série e outra. “Você vai fazer menos de 5 minutos de treino básico que vão conseguir mudar a sua vida”, provoca o preparador físico. “Você sai do sedentarismo antes do Ano Novo e já começa a realizar as metas antes da virada do ano. E já chega na praia com o corpo mais seco”, acrescenta. Para saber mais dicas de exercícios e séries para fazer em casa, acompanhe a coluna de Vinícius Possebon aqui no Delas

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