Quanto tempo você precisa passar na academia para entrar em forma? Segundo a ciência, apenas 10 minutos do treino certo já são o suficiente. Para deixar ainda mais simples, não é necessário nenhum equipamento ou peso extra. 

HIIT é um treino curto de alta intensidade que promete maior perda de calorias
Pinterest
HIIT é um treino curto de alta intensidade que promete maior perda de calorias

Segundo informações do site "Byrdie", há algum tempo as pesquisas mostram que um treino rápido de HIIT ( high-intensity interval training , ou treinamento intervalado de alta intensidade) tem ótimos resultados em termos de queima de calorias e de gordura . Nesta prática, as série são intensas e curtas e há um descanso ativo entre um exercício e outro. Com isso, estima-se que o corpo continue queimando gordura mesmo depois da atividade encerrada, graças ao metabolismo que fica mais acelerado. 

Entretanto, estudo recente publicado no periódico "Medicine & Science in Sport & Exercise", da American College of Sports Medicine aponta que há um treinamento dentro deste conceito de HIIT em especial que é "o treinamento". E, sim, ele dura apenas 10 minutos. Além disso, é muito simples de ser seguido e trabalha apenas com o próprio corpo , sem aparelhos, halteres ou anilhas. Tudo o que você precisa é de você mesmo, um lance de escadas e vontade de suar a camisa. 

Leia mais: Aprenda a fazer um circuito de HIIT em casa

Detalhes do estudo

Um grupo de jovens mulheres sedentárias recebeu uma série de HIIT de 10 minutos e elas deveriam seguir os exercícios três vezes por semana, por seis semanas. Cientistas monitaram a respiração e o desempenho das mulheres. 

Já um outro grupo de mulheres com as mesmas característas seguiu o tal treinamento tão poderoso. Elas deveriam subir escadas por 20 segundos, em um ritmo forte, e depois descansar por dois minutos.  A combinação de esforço e descanso seria repetida três vezes.

Use a escada como sua aliada para entrar em forma
shutterstock
Use a escada como sua aliada para entrar em forma


Resultados

As mulheres do segundo grupo tiveram os melhores resulados. De acordo com o estudo, a aptidão respiratória melhorou em 12%. O resultado é parecido com um treinamento intervalado em uma aula de spinning , com picos de sprint - pedalada acelerada. 

No final, o treino mostra que acelerar os passos na escada por alguns segundos é mais efetivo do que fazer os famosos burpees por 12 minutos. E decidar 30 minutos por semana aos exercícios, com três dias de treinos, é mais do razoável. Vale lembrar que antes de qualquer atividade é indicado procurar um profissional e fazer uma avaliação física. Se você estiver apto para os exercícios e ainda morar ou trabalhar em um prédio, pode começar agora mesmo. 




    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!