Quando o objetivo é emagrecer, a maioria das pessoas já pensa em queimar calorias de forma matemática. “Quantas vezes a gente não ouviu que é só fazer exercício e fechar a boca para emagrecer?”, questiona o preparador físico Vinicius Possebon. O especialista, que também é colunista do Delas, no entanto, alerta que o processo de emagrecimento não deve ser calculado apenas com somas e subtrações. Geralmente essa conta não fecha. 

Leia também: Treino para as coxas deixa pernas torneadas em menos de 9 minutos

Preparador físico ensina exercícios para queimar calorias e emagrecer de forma eficaz
shutterstock
Preparador físico ensina exercícios para queimar calorias e emagrecer de forma eficaz


 Pensar em queimar calorias está ligado à perda peso, mas esse pensamento não deve ficar restrito a números como défict calórico - cálculo que determina quantas calorias foram perdidas com base no que é gasto e no que é ingerido ao longo de um dia. A ciência já provou que esse método não é tão eficaz. 

Possebon cita um estudo realizado pelo pesquisador Joseph E. Donnelly que observou que, ao longo de 16 meses com déficit calórico, um grupo de pessoas deveria ter emagrecido de 13 a 22 quilos. “Mas a verdade é que eles emagreceram de 200 gramas a 5 quilos, ou seja, muito menos”, fala o preparador físixo. Isso só levou os cientistas a concluírem que o emagrecimento não tem nada a ver com contagem calórica.

“Quer entrar em forma? Então você precisa fazer o treino certo para que o corpo queime gordura em repouso”, fala Possebon.

2 exercícios para realmente queimar calorias

O preparador ensina duas formas de emagrecer sem precisar fazer somas e subtrações de calorias que foram ingeridas e gastas. “São treinos que, feitos em alta intensidade, acionam o mecanismo de levar o corpo a torrar gordura em pouco tempo”. Confira:

1. Burpee adaptado

Em posição de prancha, leve as mãos alternadamente ao ombro oposto, para em seguida levar os pés para frente e completar o movimento de burpee com um salto.

2. Salto batendo a mão na coxa

Com as pernas levemente afastadas, dê um salto, elevando os joelhos o máximo possível e batendo com as mãos nas coxas.

Leia também: 3 exercícios simples para perder culote

Possebon diz que esses dois movimentos podem ser feitos durante 20 segundos no máximo de intensidade possível. “Faça um descanso ativo de 10 segundos, com uma corrida parada, e repita a sequência por 8 vezes”, sugere. Desta forma, com apenas dois exercícios é possível queimar calorias com mais qualidade do que em uma caminhada na esteira. “Eles funcionam porque o corpo não é uma calculadora”, completa o preparador. Para saber mais dicas de exercício e boa forma, acompanhe a coluna de Vinícius Possebon aqui no Delas

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!