Os dias mais frios definitivamente ficaram para trás e o horário de verão já está aí para trazer dias mais longos a algumas regiões do Brasil. As horas a mais de sol podem animar as pessoas a praticarem mais atividade física. Além disso, daqui a pouco é hora de voltar para a praia e tem gente que não quer expor aquelas gordurinhas indesejáveis. Ou seja, é momento de correr atrás do prejuízo do inverno e pensar em exercícios para perder barriga e reconquistar a boa forma, certo?

Leia também: Tem gordura nas costas? Veja treino para fazer em 3 minutos em casa

Exercícios para perder barriga estão na lista de atividades que trabalham todo o corpo
shutterstock
Exercícios para perder barriga estão na lista de atividades que trabalham todo o corpo


Sim e não seria a resposta do nosso colunista e preparador físico Vinícius Possebon. De acordo com o especialista, criador do "Programa Q48", vale a pena se movimentar, mas não adianta pensar só em exercícios para perder barriga ou para tonificar o bumbum. Ele defende que é preciso trabalhar o corpo todo e em exercícios que ajudem a acelerar o metabolismo para conseguir os melhores resultados. 

Possebon indica, por exemplo, apostar em diversos exercícios em séries que intercalem a atividade em alta intensidade e um descanso ativo, o famoso HIIT. “É importante que, entre um exercício e outro, você faça uma corrida parada de 10 segundos”, conta o preparador. Já a parte do exercício deve durar 20 segundos. “Faça na maior intensidade que for possível. Quanto mais rápido você faz, mais vai acelerar seu metabolismo”, orienta Possebon.

Para ajudar a entrar em forma e correr atrás do prejuízo, o preparador físico monta uma série com 7 exercícios que ajudam a perder barriga, ganhar bumbum e eliminar gordinhas. Veja os detalhes desse super combo: 

1. Burpee

Considerado o “pai do emagrecimento”, esse é um exercício completo. Faça um movimento de flexão, com as pernas estendidas e quase encostando o peito no chão. Em seguida, levante-se e, ao ficar de pé, complete o movimento com um salto. Já retorne à posição inicial e emende com mais uma sequência de movimento. 

2. Prancha toca ombro

Em posição de prancha – com as pernas esticadas e os braços apoiados no chão – leve as mãos alternadamente para o ombro, de forma a alternar o braço que se apoia no chão. “Faça isso o mais rápido possível, mas com os movimentos completos e sempre contraindo bem o abdômen”, indica o especialista.

3. Prancha Dinâmica

Também em posição de prancha, leve um dos cotovelos ao chão, levando o outro em seguida, reduzindo a distância do tórax e relação ao solo. Depois, volte o primeiro braço à posição inicial e o outro em seguida. “Faça mais rápido, mas sem perder o equilíbrio”, conta, alertando a importância de contrair bem o abdômen para não forçar a coluna para baixo.

4. Abdominal com pernas elevadas

Deite-se no chão e erga as pernas, deixando os joelhos semi-flexionados. “Depois, é só subir o tronco com cuidado, sem dobrar o pescoço para não forçar a coluna”, ensina Possebon.

5. Saltos

Com as pernas levemente afastadas, dê um salto, elevando os joelhos ao máximo possível e encostando com as mãos neles. Salte o mais rápido que conseguir. “Este movimento e os de agachamento são ótimos para tonificar as coxas e o bumbum”.

6. Agachamento com chute

A ideia aqui é fazer o agachamento e completar com um chute
shutterstock
A ideia aqui é fazer o agachamento e completar com um chute

Ainda com as pernas afastadas, agache-se, flexionando os joelhos e mantendo a coluna reta, preferencialmente com as mãos na cabeça. Ao voltar à posição inicial, erga a perna direita e faça o movimento de um chute, voltando ao agachamento. Em seguida, alterne a perna que fará o chute.

Leia também: 3 dicas para acabar com excesso de doces

7. Agachamento isométrico subindo e descendo

Com as mãos na cabeça, flexione os joelhos. Depois, leve o joelho esquerdo ao chão, para depois levar o outro e voltar o esquerdo à posição flexionada. Alterne as pernas de forma a permanecer com os músculos das coxas flexionados.

Lembre-se de uma pausa ativa, a corrida no lugar, entre uma atividade e outra da séries de exercícios para perder barriga, tonificar bumbum e turbinar o corpo. Segundo Possebon, essa corrida no lugar pode ser de 10 segundos. Para saber mais dicas e séries de exercícios para fazer em casa, acompanhe a coluna de Vinícius Possebon no Delas

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!