Enquanto muitas pessoas não sabem como acabar com a preguiça e acreditam que esse sentimento de cansaço e falta de vontade é o que causa o aumento de peso, o preparador físico e colunista do Delas, Vinícius Possebon, explica que, na verdade, a ordem dos fatores é a inversa.

Leia também: Vinícius Possebon ensina treino de 5 minutos para queimar gordura

Saiba como acabar com a preguiça em três passos
shutterstock
Saiba como acabar com a preguiça em três passos

Possebon destaca que essa preguiça acontece por causa de uma disfunção metabólica da produção de gordura. “A causa do aumento de peso é na verdade o alto consumo de carboidratos de alto índice glicêmico, como os doces, pães, batata e até mesmo algumas frutas como a banana”, explica. “Em função disso é que as pessoas ficam mais cansadas e não sabem como acabar com a preguiça ”, completa

Para vencer a preguiça, o segredo não é apenas se preparar mentalmente e repetir palavras de autoajuda, conforme explica o especialista. “Isso pode até ajudar, mas o que muda mesmo é a redução do consumo de açúcar ”, conta, destacando que o carboidrato ativa centros de recompensa no cérebro que, além de desregularem a produção de metabolismo, ainda criam uma relação de vício.

Por isso, Possebon lista as três coisas que podem ser feitas para vencer o cansaço: 

1. Reduza o consumo de carboidratos

Com um pouco de esforço é possível reduzir o consumo desse item. “Se você começar a trocar por alimentos de baixo índice glicêmico, como a batata doce, maçã, lentilha, pães integrais e aveia, já é um bom começo”, explica o especialista, ressaltando que não é necessário deixar de consumir doce. “Já diz o ditado que o veneno se diferencia do remédio pelo tamanho da dose”, completa o fã confesso de chocolate. Portanto, se quiser um docinho, lembre-se de consumir com moderação. 

2. Aproveite os exercícios para regular o metabolismo

Segundo Possebon, o que ajuda a regulamentar o metabolismo é a prática de exercícios físicos. “É por isso que a intensidade e a frequência dos exercícios é mais importante do que calcular a quantidade de calorias que são queimadas”, detalha. 

Possebon reforça que é possível fazer isso com treinos de alta intensidade e curta duração, como os do Q48 e os que ele ensina por aqui em sua coluna no Delas. Mas para isso é preciso “vencer a preguiça” apenas por meio da força de vontade.

Leia também: Disposição pura! Veja um treino rápido para espantar a preguiça e encarar rotina

3. Troque o tipo de felicidade

Por fim, Possebon explica que o sentimento de felicidade que o excesso de doces pode trazer não é tão boa quanto a felicidade do treino, ainda que demore algum tempo até que o corpo produza essa sensação. “Quando fazemos exercícios físicos, o corpo libera alguns hormônios que geram a sensação de felicidade, como a endorfina, ocitocina, serotonina e adrenalina”, afirma o preparador físico. “Isso vai fazer você se sentir mais feliz depois do treino e ainda ajudar no combata a problemas como depressão e insônia muito mais do que o açúcar, que tem um efeito apenas momentâneo”, completa, destacando que isso pode ser o ponto chave de como acabar com a preguiça. Quer dicas de exercícios e séries para fazer em casa? Acompanhe a coluna de Vinícius Possebon aqui no Delas  e conheça vários movimentos.  

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!