O ascendente é o signo que se apresenta na direção Leste no momento do nascimento. O ponto cardinal através do qual, segundo antigas tradições, nos chega a Sabedoria. É o ponto que marca o início da primeira casa do mapa astrológico. Para ser calculado é preciso que saibamos o horário em que nascemos.

Leia também: Veja como saber o ascendente de cada signo e a influência dele em seu dia a dia

Para a astrologia, o signo ascendente é a forma como nos mostramos ao mundo e como o mundo nos vê
shutterstock
Para a astrologia, o signo ascendente é a forma como nos mostramos ao mundo e como o mundo nos vê

Para a Astrologia tradicional, é como nosso cartão de visitas: traz pistas sobre o aspecto físico, a “máscara” exterior (tanto física, como emocional e intelectual), alguns hábitos e maneirismos pessoais. A forma como nos mostramos ao mundo e como o mundo nos vê. A primeira impressão que causamos e a forma como iniciamos as coisas.

Para a Astrologia Cármica, o ascendente representa um desafio futuro, ou seja, desenvolver as qualidades do signo ascendente faz parte do propósito dessa encarnação para o equilíbrio da nossa história e de nosso carma.

Para a Astrologia Esotérica (encontrei um artigo muito interessante sobre isso  aqui ) “o signo ascendente da carta natal é a energia que rege sobre toda a carta, porque é graças a ele que um horóscopo pode ser traçado com plenitude. Indica a vida futura e o propósito imediato da alma para esta encarnação."

"Mantém o segredo do futuro e apresenta a força que, corretamente empregada, conduzirá o homem para o êxito. Representa o aspecto harmônico da vida, e pode produzir corretas relações entre a alma e a personalidade em uma dada encarnação, assinalando, assim, o caminho para reconhecer a força da alma.”

Como descobrir o meu ascendente?

O dia do seu nascimento determina seu signo solar e, como foi dito lá no começo, o horário do nascimento é o ponto de partida para saber qual o seu signo ascendente. Tendo como base seu signo solar, encontre o horário que você nasceu na tabela abaixo e descubra seu ascendente: 

tabela do ascendente
Arte iG
Tabela mostra qual o seu ascendente de acordo com seu signo solar e horário do nascimento

É verdade que o ascendente depois dos 30 anos é dominante?

A resposta é não. Muita gente me faz essa pergunta e até hoje não descobri de onde surgiu essa lenda. Não encontrei explicação astrológica pra isso em nenhum livro sério de astrologia. Perceba que pela explicação inicial, isso não faz sentido.

Para quem ainda não sabe qual é seu signo ascendente, há muitos sites que fazem o mapa natal gratuito. Eu particularmente utilizo o site da Lis Greene, o ASTRODIENST – astro.com. Vale lembrar que para uma análise completa e detalhada, o ideal é procurar um astrólogo de sua confiança.

Para quem já sabe qual é seu signo ascendente, deixo aqui um resumo das principais características:

Ascendente em Áries

Algumas das características do ascendente de Áries são om impulsividade, pioneirismo, ousadia e impaciência
shutterstock
Algumas das características do ascendente de Áries são om impulsividade, pioneirismo, ousadia e impaciência

Quem tem ascendente em Áries entra na vida como quem entra num desafio: com impulsividade, pioneirismo, ousadia, impaciência. Há necessidade de ser decidido, de agir e ter o poder de criar a própria vida. O aprendizado é encarar a vida de maneira direta e enérgica. Cultivar uma expressão é ativa, espontânea, competitiva e assertiva.

Quem tem este ascendente tende a acreditar que o caminho mais curto entre dois pontos é uma reta e a colocar isso em prática em todas as circunstâncias da vida. Muitas vezes com grandes ganhos de tempo e benefícios, outras vezes com consequências menos felizes.

Na verdade, só tem a sensação de existir, de estar vivo, se estiver a fazer alguma coisa. Se a expressão do ascendente em Áries é contida ou negada, a frustração acumulada pode explodir e se manifestar como ataques de raiva, ansiedade, explosões agressivas.

Quando aprender a agir com autoestima, por vontade e escolha própria, em vez de reagir continuamente à necessidade de se afirmar, poderá vivenciar plenamente as qualidades de ação, assertividade e decisão associadas ao seu signo ascendente.

Fisicamente, o ascendente em Áries pode ter uma postura enérgica, viva, rápida e impaciente. Rosto vivo, olhar ágil, franco direto e intenso. Os movimentos são rápidos, repentinos, por vezes até bruscos e diretos. É como se a qualquer momento fosse mergulhar de cabeça em uma nova atividade, como que a dizer “saia da minha frente”.

Ascendente em Touro

Touro é um signo que busca sempre muita segurança e continuidade na concretização de objetivos
shutterstock
Touro é um signo que busca sempre muita segurança e continuidade na concretização de objetivos

A primeira impressão do ascendente em Touro é vivenciada através do elemento Terra: segurança e continuidade na concretização de objetivos. Deve encarar a vida com calma, ponderação e segurança. Estruturar, planejar, trabalhar de modo sistemático para alcançar suas metas. Há que avançar sem pressa, experimentar bem o terreno e medir cada passo. O avanço pode ser mais lento, porém é mais seguro: uma vez conquistado o terreno, raramente se dá um recuo.

Pode contar com uma habilidade natural em lidar com os recursos materiais, tendo em vista estabilidade e a abundância material. A abordagem é prática, física e sensorial. Pode haver uma sensualidade forte, simples e desinibida, com tendência à gula e, em geral, uma grande capacidade de apreciar os confortos e prazeres da vida.

O perigo consiste em ficar preguiçoso, indolente e resistente às mudanças. Ciúmes e possessividade também devem ser trabalhados, pois podem ser a fonte de muitos problemas. É preciso olhar para dentro de si mesmo, enfrentar, examinar e desenvolver maior domínio sobre as emoções ao se relacionar. Aprender quando segurar e quando soltar. Limpar e eliminar o que tem guardado dentro de si, modificando assim velhos padrões de comportamento que não servem mais.

O senso estético, que está quase sempre presente, pode ser também simples e um pouco rústico, com preferência ao que é natural, duradouro e confortável. O tipo físico pode ser de constituição sólida, terrestre, pesada, uma aparência saudável, o pescoço grosso típico do taurino, com tendência a aumentar de peso. Ou pode apresentar uma aparência mais delicada, elegante e fina, enfatizando o lado estético e feminino de Vênus, regente do signo.

Com a maturidade, a necessidade de segurança material e financeira pode ser gradualmente substituída pela segurança emocional e pela estabilidade interior. Assim o ascendente em Touro descobre a sua faceta mais espiritualizada, capaz de vislumbrar beleza e transcendência nas formas mais concretas.

Ascendente em Gêmeos

Os geminianos têm necessidade de compreender as coisas e apreender todas as faces da realidade
shutterstock
Os geminianos têm necessidade de compreender as coisas e apreender todas as faces da realidade

A primeira abordagem da vida pelo ascendente em Gêmeos é feita através do elemento Ar: aprendizagem, comunicação e experimentação no plano mental. Vive de forma ligeira, curiosa e um tanto dispersa. Há forte necessidade de compreender as coisas mentalmente e de apreender todas as faces da realidade com versatilidade e adaptabilidade.

A diversidade da vida diária, com todos os seus pequenos e variados acontecimentos, é um elemento-chave para a expressão imediata da individualidade. A comunicação é também uma importante via de expressão pessoal e de impacto junto ao meio ambiente.

Há tendência natural para se identificar com as ideias (“sou aquilo que penso”), embora estas possam estar continuamente em mudança. O perigo é se perder numa teia de superficialidade, inconstância e inconsequências. Quando aprende a seguir um rumo de pensamento, entre a multiplicidade dos seus apelos mentais, o ascendente Gémeos começa a manifestar o que de mais elevado existe no signo: a capacidade de relativizar e de compreender, no plano mental, todas as faces de um assunto ou situação.

Fisicamente apresenta aspecto ágil, flexível, mãos finas e habilidosas. Aliás, as mãos e braços podem estar em evidência, tanto pelo gesticular contínuo como pela sua elegância e delicadeza. A aparência tende a ser um tanto andrógina, pode manter o aspecto juvenil até muito tarde. O rosto pode ser vivo, móvel, expressivo e marcado por um ar de eterna adolescência.

Ascendente em Câncer

Pessoas com signo e ascendente em Câncer tem sempre suas ações motivadas pelos sentimentos
shutterstock
Pessoas com signo e ascendente em Câncer tem sempre suas ações motivadas pelos sentimentos

A primeira impressão da vida é sentida através do elemento Água: ação motivada pelos sentimentos. Expressão cautelosa e grande necessidade de segurança emocional são características de quem tem ascendente em Câncer. A expressão da individualidade é cautelosa. Para proteger-se emocionalmente, por vezes desenvolve uma dura casca externa. Sua tarefa é encontrar maios para expressar a própria sensibilidade, ao invés de ser esmagado por ela. Respeitar, compreender, reconhecer e liberar os sentimentos.

Há uma qualidade mimética, camaleônica na expressão pessoal: confundir-se com o ambiente para não se mostrar competitivo ou chamar a atenção. Assim evita também ser ameaçado ou agredido. Por vezes apresenta comportamentos desprotegidos, inseguros ou mesmo infantis. Pode manter-se sempre muito próximo da mãe ou da família de origem (do ponto de vista físico, emocional ou ambos).

Esta camuflagem, contudo, pode ser apenas aparente. Por detrás se esconde uma grande tenacidade e uma capacidade de se agarrar teimosamente aos sentimentos e às situações em que sinta familiaridade e segurança, mesmo que esta segurança seja feita à custa de outros. À medida que desenvolve certo grau de maturidade, pode desfrutar toda sensibilidade e riqueza emocional associadas a este signo. Cresce em autoconhecimento quando desenvolve as qualidades de cuidar, alimentar, proteger, nutrir. Seja de uma pessoa, uma família, um negócio ou um ideal.

O aspecto físico ligado a este ascendente é arredondado, agradável, suave e um pouco infantil. Um rosto redondo e um tronco desenvolvido são características comuns, com propensão a engordar e reter líquidos. Alguns, contudo, apresentam um rosto oblongo e uma figura esguia.

Ascendente em Leão

O ascendente de Leão busca a segurança na expressão de sua identidade como principal característica
shutterstock
O ascendente de Leão busca a segurança na expressão de sua identidade como principal característica

O ascendente em Leão busca a segurança na expressão de sua identidade. Quem tem este ascendente entra na vida com grandes passadas: a expressão pessoal é calorosa, quente, entusiasmada, digna e poderosa. A necessidade de protagonismo é imperativa e quase constante. O mundo, os outros e as circunstâncias em geral podem ser vistos como um grande palco onde a individualidade vai manifestar-se de forma brilhante e poderosa.

A pessoa com este ascendente tende a dominar as situações com a sua projeção carismática e sua autopromoção. O cuidado deve ser para não se tornar autoritário, egocêntrico, orgulhoso ou arrogante. Algumas vezes evita enfrentar situações ou provas para não vivenciar a sensação de erro. É importante dar vazão ao seu potencial criativo e ao seu poder pessoal para não se tornar amargurado ou cínico por não ser reconhecido.

Ao longo da vida, esta forte expressão tende a ser posta em prova e a se modificar. Na maturidade, poderá deixar de encarar a vida como um grande palco e passar a vê-la como uma oportunidade criativa. Assim, as manifestações pomposas e gratuitas dão lugar a uma atitude verdadeiramente generosa, desinteressada e vitalizante. Poderá irradiar calor generoso, cura e energia vital para aqueles que merecem. Leão é associado ao coração, ao centro do corpo, com grande potencial amoroso.

O aspecto físico ligado a este ascendente e associado a uma atitude naturalmente altiva, quase régia, e a uma cabeleira bonita, volumosa, tipo “juba de leão”. A atitude poderosa costuma chamar a atenção. Os olhos são vivos e brilhantes.

Ascendente em Virgem

Para quem tem ascendente em Virgem, a vida é um projeto exigente que busca a perfeição
shutterstock
Para quem tem ascendente em Virgem, a vida é um projeto exigente que busca a perfeição

O ascendente em Virgem vive a aprendizagem e a experimentação das coisas concretas. Para quem tem este ascendente, a vida é um projeto que busca a perfeição. Todas as atitudes, funções, relações e comunicações são, por isso, sujeitas a forte crítica e autocrítica, revelando-se sempre aquém de tão exigentes expectativas.

A expressão pessoal tende a ser precisa, funcional, ordenada e ergonómica. Tudo é feito com método, funcionalidade, detalhe e eficiência, tendo em vista a ideia de perfeição. “A qualidade acima da quantidade” poderia ser o seu lema. Isso muitas vezes significa desenvolver habilidade e competência no trabalho ou na área criativa escolhidos. Seu ideal é ser útil, prestativo e produtivo.

A preocupação com o bom funcionamento do corpo físico é uma constante. Outra característica é tratamento prático das necessidades comuns do dia-a-dia. Tudo o que não é construtivo deve ser reconhecido, limpo ou descartado. O perigo é ficar obsessivo com a ordem e a correção. Deixar que a crítica se torne de tal maneira implacável, que chega a ser paralisante. A pessoa perde a espontaneidade e a fluidez.

A partir de certa fase da vida, começa a aprender que a perfeição está subjacente a tudo, mas que não tem possibilidades de se manifestar plenamente no plano físico. Nessa altura, a tolerância e a compreensão começam a temperar o seu sentido crítico, levando-o a encarar todas as coisas (e a si mesmo) como manifestações terrenas e humanas do arquétipo da Perfeição.

Você viu?

Um ar limpo, preciso e resistente, ao mesmo tempo aprumado, asseado e simples são qualidades típicas do ascendente Virgem. O aspecto geral pode ser bastante juvenil, mantendo uma figura delgada e muita vivacidade.

Ascendente em Libra

O libriano costuma pensar a expressão pessoal levando sempre em conta a opinião dos outros
shutterstock
O libriano costuma pensar a expressão pessoal levando sempre em conta a opinião dos outros

Com Libra no ascendente, a expressão pessoal é pensada, medida e considerada, levando sempre em conta a opinião ou a reação dos outros. Tudo o que os outros querem ou precisam é levado em consideração com julgamentos reflexivos. A abordagem da vida é dirigida para o relacionamento, a sociabilidade e a comunicação.

A atitude geral é de cooperação, de busca de harmonia. Pode haver interesse pelas artes e também por sistemas abstratos, como política e matemática. Pode haver uma qualidade estética e uma elegância natural nos gestos, na fala, na escolha de roupas, acessórios e adornos. O sentido de justiça, prudência e equilíbrio inerentes a este signo conferem-lhe graça e harmonia.

Justamente por isso, pode ter dificuldade para lidar com circunstâncias exigem decisões diretas e imediatas. Pode se sentir perdido quando tem de atuar sozinho e de escolher por si mesmo. A tendência é de se apoiar nos outros. Ao pesar na balança todos os lados de uma situação, pode ficar indeciso e vacilante. Em casos mais extremos degenera em sociabilidade exagerada, inércia, preguiça e dependência emocional.

É mais fácil deixar outra pessoa decidir para si. Mas o desafio é desenvolver seu próprio sistema de valores, padrões e ideias sobre os quais possa fundamentar as iniciativas. Aprender a fazer suas próprias escolhas e se responsabilizar pelas consequências. Aprender a colocar suas necessidades de forma saudável, sem se tornar condescendente demais.

Quando aprende a equilibrar a sua necessidade de ouvir os outros e os seus próprios desejos e vontades, ganha a capacidade de harmonizar com ligeireza e desembaraço todas as polaridades da vida: eu/o outro, pessoal/social, formal/informal, mundano/sagrado, intuição/lógica, masculino/feminino.

O tipo físico associado a este ascendente é bem proporcionado, naturalmente ágil e elegante. Conta com charme pessoal, apesar de um pouco roliço e com tendência a ganhar peso devido à preguiça.

Ascendente em Escorpião

O escorpiano vê  a vida como uma batalha, onde vitórias e derrotas marcam sua individualidade
shutterstock
O escorpiano vê a vida como uma batalha, onde vitórias e derrotas marcam sua individualidade

Para o ascendente em Escorpião, a expressão pessoal é intensa, carismática, poderosa e sempre um tanto secreta. Para ele, a vida é uma batalha, onde vitórias e derrotas marcam e transformam a expressão individual. Sente intensa necessidade de segurança, mas vive sempre em processo de transformação emocional. Aliás, todos os aspectos da vida são sentidos com grande intensidade, mas também com uma profunda contradição interior.

O indivíduo com este ascendente pode ver-se como um lutador, um reformista ou um investigador. O seu carisma que começa por ser fascinante, pode torná-lo incomodativo ou mesmo belicoso.
Perante qualquer desafio imediato (em coisas simples do dia-a-dia), reage com um misto de atração e repulsa, avidez e desconfiança, desejo e negação do próprio desejo.

Esta turbulência emocional leva-o ao principal tema de Escorpião – o da morte e transformação. Como a cobra que muda de pele, o ascendente em Escorpião acumula a pressão até ocorrer uma explosão renovadora. Derruba e remove as velhas estruturas para que novas possam ser construídas.

Ao compreender que a verdadeira batalha é interior, o Escorpião ascendente inicia uma nova fase na sua vida – deixa de lutar contra inimigos exteriores e lança-se na cruzada contra os seus demónios interiores, O desafio é levar a luz da consciência para aquilo que é obscuro e oculto dentro de si: emoções destruidoras tais como ciúme, inveja, avareza, luxúria ou ânsia de poder.

Se essas emoções são reprimidas, elas fervilham por baixo, envenenam a psique e acabem sendo liberadas de forma desregrada. É importante reconhecer os sentimentos envolvidos, transformá-los, canalizá-los de forma mais construtiva. Somente ao trazer seus inimigos interiores para a luz da consciência é que pode transcendê-los.

É nessa altura que descobre em si recursos e capacidades que até então desconhecia. Deixa de ser um lutador e torna-se um guerreiro espiritual. Muitos artistas produziram suas melhores obras reestruturando suas paixões, iras e desacertos em alternativas criativas.

Olhos penetrantes, de expressão intensa e profunda, sublinhados por sobrancelhas espessas e bonitas, são característicos deste ascendente.

Ascendente em Sagitário

Entusiasmo, curiosidade, otimismo e boa disposição são características do ascendente em Sagitário
shutterstock
Entusiasmo, curiosidade, otimismo e boa disposição são características do ascendente em Sagitário

Quem tem ascendente em Sagitário tende a entrar na vida como quem começa uma viagem: com entusiasmo, curiosidade, otimismo e boa disposição. Na sua abordagem existe sempre uma componente de aventura, descoberta, experiência e aprendizagem.

O ascendente em Sagitário lança-se à descoberta de uma nova fronteira, de uma nova ideia ou da solução para os problemas globais com o mesmo entusiasmo e convicção com que parte em busca de um tesouro, descobre um novo disco ou explora a despensa em busca de guloseimas. É otimista, acredita sempre que coisas boas podem acontecer e que a vida, afinal, não é assim tão má. Com a sua fé jovial e inabalável, não hesita em correr riscos.

Os acontecimentos da vida são encarados com significados e importância simbólica. Tudo é analisado em relação e uma verdade maior. Seu entusiasmo e idealismo são contagiantes, inspiram as pessoas e contribuem para o bem-estar geral. Contudo, corre o risco de se tornar pomposo, arrogante, extravagante ou doutrinário. Quer que os outros acreditem naquilo que acha que está certo e não hesita em ensinar ou até mesmo impor as atitudes e conceitos morais que considera corretos.

Uma parte de sua natureza aspira nobres ideias, elevadas realizações e grandes alturas. Outra parte é dirigida pelas necessidades mais básicas e pelos instintos animais. O grande aprendizado é encontrar formas criativas para resolver essa diferença e encurtar essa lacuna.

Quando deixa de lado a atitude de sabedoria pomposa e passa a compartilhar conhecimentos com humildade, dá um importante passo em direção à maturidade. Esta etapa é alcançada através do controle da fala e dos pensamentos, evitando exageros e indiscrições, encontrando as palavras certas para expressar os mais amplos conceitos. Assim pode trazer à sua vida o sentido e a Sabedoria que tanto procurou.

Associa-se a este ascendente um aspecto descontraído, inquieto e jovial. Pode ter um rosto aberto, com um grande sorriso e cabelos encaracolados (às vezes arruivados), coxas fortes e tendência a aumentar de peso.

Ascendente em Capricórnio

Capricórnio tem a expressão pessoal séria, responsável, convencional, retraída e um pouco seca
shutterstock
Capricórnio tem a expressão pessoal séria, responsável, convencional, retraída e um pouco seca

Quem tem o ascendente em Capricórnio entra na vida com os passos firmes, medidos e planeados de quem escala uma montanha. Não brinca em serviço: a expressão pessoal é séria, responsável, convencional, retraída e um pouco seca. A ação é prática e concreta.

Costuma avaliar a si mesmo e aos outros pelas conquistas profissionais, a carreira e o estatuto social. As figuras de autoridade o impressionam. Há tendência para a inibição, a rigidez e a depressão. Longe de ser nefasta, essa depressão se revela fundamental para o crescimento da individualidade. Abala a rigidez, permitindo uma reestruturação em moldes mais abrangentes e flexíveis. As qualidades de resistência, planejamento e estratégia passam, então, a ajudar no processo de crescimento e transformação.

O ascendente em Capricórnio frequentemente, quando jovem, adota uma postura sisuda, triste e desmotivada. Porém, ao longo dos anos, aprende a gozar as coisas boas da vida e pode até rejuvenescer com a idade. Na maturidade, é frequente serem mais descontraídos, simpáticos e comunicativos do que foram quando jovens. Envelhece com um bom vinho. Essa alegria interior representa o culminar das qualidades de trabalho e de conquistas profissionais associadas a este ascendente. É uma “marca de Sabedoria”.

O ascendente em Capricórnio quer planejar sua vida com cautela, estruturá-la com calma e lógica, conforme suas metas e aspirações. Para tanto, deve aprender a encarar suas obrigações, desenvolver disciplina e controle. Ao cultivar seu potencial para lidar com assuntos práticos e organizá-los, vive um sentido de realização e pode desfrutar de suas conquistas.

Um aspecto magro, tenso e seco pode ser associado a este ascendente. As maçãs do rosto são marcadas. Algumas pessoas (principalmente mulheres) têm uma beleza refinada, contam com equilíbrio de linhas e elegância da estrutura óssea.

Ascendente em Aquário

Aquarianos costumam apreciar os acontecimentos, as pessoas, as situações e a si mesmo
shutterstock
Aquarianos costumam apreciar os acontecimentos, as pessoas, as situações e a si mesmo

Quem tem ascendente em Aquário cultiva sua identidade única através de uma visão objetiva, global e impessoal da vida. Costuma apreciar os acontecimentos, as pessoas, as situações e a si mesmo de uma perspectiva mais afastada, buscando uma imagem mais completa e mais ampla do contexto social. Algo maior que o self deve ser levado em consideração. Os ideais são igualitários: fraternidade, justiça e liberdade para todos.

Sua expressão pessoal é baseada numa aparente contradição: tem uma necessidade imperativa (embora por vezes disfarçada) de ser único, diferente e inconvencional mas ao mesmo tempo quer ser aceito pelo coletivo, pela sociedade. Em outras palavras: tem de ser diferente e, ao mesmo tempo, igual. É simultaneamente rebelde e gregário.

A solução deste conflito interno varia de pessoa para pessoa. Alguns sufocam seu individualismo em prol da aceitação social. Mantém-se numa atitude de falso conformismo, mas correm o risco de explodir em rebeldia a qualquer momento. Outros se proclamam “espíritos livres” e preferem se manter à margem da sociedade. Ganham liberdade para serem inconvencionais, teimosos, excêntricos e rebeldes de uma forma até chocante, mas perdem o prazer da companhia humana.

Na maioria dos casos, contudo, a faceta experimental e pioneira deste signo no ascendente consegue encontrar soluções originais e equilibradas (geralmente depois de várias tentativas). Pode unir-se a grupos diferentes e originais que lhe deem espaço e liberdade. Pode ter diversos grupos de amigos, que representem diversas facetas da sua personalidade. Ou pode tentar compartilhar o seu “mundo paralelo”, onde reina a busca da liberdade e a visão do futuro.

Qualquer destas soluções pode permitir a troca de ideias, a cumplicidade em ideologias e pontos de vista. Assim o ascendente em Aquário se sente acompanhado na sua diferença.

Ao compreender que não precisa de se rebelar para ser livre, quem tem este este ascendente começa a encarar a vida como uma grande experiência de solidariedade. Descobre, então, que tem a capacidade de partilhar com toda a humanidade as suas ideias largas e globais, numa perspectiva de serviço, esperança e fraternidade. As utopias se tornam, então, ideias realizáveis.

Fisicamente, este ascendente é associado a figuras grandes, altas e a rostos bem delineados, de expressão aberta. Em sua aura geralmente há uma carga elétrica ou magnética, que lhe confere um toque excêntrico.

Ascendente em Peixes

Pessoas de peixes têm a necessidade de cultivar um sentido concreto de identidade
shutterstock
Pessoas de peixes têm a necessidade de cultivar um sentido concreto de identidade

Uma espécie de névoa vaga, transcendental e intangível parece permear a expressão pessoal de quem tem Peixes no ascendente. Esta “névoa” confere empatia e permeabilidade, mas ao mesmo tempo traz certo isolamento e distanciamento. A necessidade de cultivar um sentido concreto de identidade entra em conflito com forças que provocam a dissolução e a transcendência das limitações. Assim, a pessoa com este Ascendente pode ter sentimentos e comportamentos um tanto contraditórios.

Sua percepção é sensível ao todo, sua aprendizagem se faz através do sentir. Em determinadas situações, pode entrar em empatia emocional com toda a Humanidade e procurar redimi-la dos seus sofrimentos. Quando isso acontece, a sua sensibilidade se manifesta como compaixão, expressão artística ou devoção mística. No momento seguinte, contudo, pode focar-se apenas em suas próprias necessidades emocionais. Cai então num caos emocional, numa auto piedade da qual só sairá (segundo julga) se alguém vier “salvá-lo”.

A solução requer o desenvolvimento de uma identidade que não exclua a consciência de que ela faz parte de algo maior. Encontrar o caminho do meio: uma identidade rígida demais tornaria a transcendência impossível. Uma identidade por demais difusa criaria dificuldades na hora de lidar com as questões práticas, de forma eficiente com a vida.

Quem tem Peixes no ascendente pode se manifestar como a vítima, o artista ou o curandeiro/salvador. É preciso cuidado com excessos, com apetites autodestrutivos, com a tendência para a fuga da realidade e sacrifícios sobre-humanos. Se conseguir o distanciamento necessário para distinguir entre os seus problemas e os dos outros, a pessoa com este ascendente pode colocar a sua enorme sensibilidade à serviço do coletivo. Deixa de oscilar entre os papéis de salvador e vítima, tornando-se capaz de passar da empatia emocional à ajuda efetiva, mesmo que isso implique em sacrifícios pessoais.

Leia também: Como ler mapa astral? Entenda o que os astros dizem sobre a sua personalidade

Fisicamente, sua aparência é sonhadora, romântica, sedutora ou misteriosa. Um ar etéreo e um pouco “perdido” pode ser a marca deste signo ascendente. Os olhos costumam ser grandes, o corpo arredondado. Alguns conseguem moldar sua aparência em diversas imagens, refletindo e imitando tudo o que os impressiona.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!