Durante o ano, e principalmente às vésperas do verão, muitas mulheres e homens se antecipam e buscam por soluções visando o rápido emagrecimento lançando mão dos mais diversos regimes alimentares ou de uma bateria de exercícios físicos.

Quando essa pessoa tem uma massa de gordura muito elevada, os resultados podem ser percebidos já em alguns meses. No entanto, como sequelas, muitas vezes permanecem no corpo sinais de excesso de gordura e flacidez da pele no rosto, sob os braços, nas regiões do peito e do abdômen, passando pelos glúteos e pernas. Quando chegamos a esse estágio, a cirurgia plástica se torna uma opção.  Abaixo relacionamos os principais procedimentos e benefícios aos pacientes. 

1.       Lipoaspiração

Cirurgia mais conhecida dos brasileiros, a ‘lipo’ é o segundo procedimento mais realizado no país. De acordo com um levantamento publicado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (ISAPS), foram aproximadamente 211 mil cirurgias em 2017 (o ranking é atualizado a cada dois anos). A intervenção ajuda a remodelar o corpo e, até mesmo, aplicar a gordura retirada em outras regiões. Para pacientes que emagreceram muito, sobretudo aqueles submetidos à redução de estômago (cirurgia bariátrica), é importante checar se a saúde está em dia antes de fazer qualquer intervenção pois há riscos de esses pacientes apresentarem quadros de anemia são maiores – devido à falta de determinados tipos de nutrientes – o que prejudica a cicatrização.

2.       Abdominoplastia

Abdominoplastia
Reprodução/Instagram
Mulher precisou fazer abdominoplastia por causa do excesso de pele

Outro procedimento bastante procurado por pacientes que perderam muito peso é a abdominoplastia, que consiste na retirada do excesso de pele do abdômen. Antes de realizá-la, é imprescindível que o paciente tenha atingido sua meta de emagrecimento e esteja com o peso estabilizado. A quem foi submetido à bariátrica, o ideal é esperar pelo menos dois anos para realizar essa cirurgia. O período de recuperação varia de um a três meses, de acordo com a extensão da cirurgia realizada. 

3.       Mastopexia 

Essa cirurgia é recomendada para combater a flacidez das mamas e fazer o realinhamento dos seios. Muitas vezes, a mastopexia também é acompanhada da colocação de próteses de silicone, que auxiliam no processo de remodelação do corpo. O prazo de recuperação gira em torno de 45 dias, quando é possível voltar à rotina normal.

4.       Procedimentos faciais 

O rosto é outra região que costuma perder a firmeza após o processo de emagrecimento, o que impulsiona as aplicações de toxina botulínica (o chamado botox), para prevenir a intensificação de rugas. Também é aplicado ácido hialurônico com vistas a dar volume às áreas de maior flacidez. No plano da cirurgia plástica, o facelift é o procedimento mais buscado aliado a tratamentos de fortalecimento de colágeno, como peeling e laser. A recuperação varia de 15 a 30 dias. 

5.       Braquioplastia

A procura pela intervenção voltada a reduzir o excesso de pele na região do tríceps também é recorrente entre indivíduos que perderam muito peso. A intervenção ataca o chamado “músculo do tchauzinho”, região que incomoda os pacientes quando movimentam os braços e causa grande constrangimento na vida social. A incisão é feita na região da axila, mas pode se estender na parte interna do braço dependendo do caso, e o retorno ao dia a dia pode ser feito em torno de 30 dias.

Finalizando: quem está acima do peso, com problemas de saúde e autoestima, e consegue emagrecer, já terá um aumento considerável em sua qualidade de vida. As intervenções do cirurgião plástico são a “cereja no bolo” de todo processo, para que a pessoa olhe no espelho e se sinta feliz com o reflexo.

Confira mais conteúdo sobre plastica clicando aqui 

Leia também:

Quando trocar uma prótese de silicone nos seios? Saiba mitos e verdades

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!