A mamoplastia híbrida é um procedimento estético voltado para pacientes com o objetivo de dar um melhor acabamento ao implante de silicone .

Essa situação ocorre porque muitas mulheres possuem um tecido dos seios muito fino e, assim, ficam visíveis as dobras da prótese (entre os profissionais de  cirurgia plástica essa situação é chamada de efeito rippling). Também há casos em que as pacientes são muito magras e as ondulações do silicone acabam ficando muito evidentes.

Aqui o termo híbrido é aplicado porque, uma vez feito o implante, a correção ou o fino acabamento para o ajuste da prótese dos seios se dá a partir de um enxerto de gordura.

A técnica consiste em realizar uma lipoaspiração e preparar o tecido adiposo (gordura) em áreas doadoras da própria paciente. A extração de tecido pode se dar em especial nas regiões do abdômen, flancos ou região lombar. A gordura extraída é posteriormente injetada, como se fosse uma lipoescultura, em um plano específico da mama. 

Feito o implante de silicone , que pode durar entre 1h30min e 4h – lembre-se, depende do perfil de cada paciente, o que será definido pelo médico – a mulher fica entre 1h e 1h30min a mais na mesa de cirurgia para a inserção do tecido adiposo permitindo o melhor acabamento do procedimento.

O enxerto de gordura pode ser feito também em “casos tardios”. Isto é, em situações em que as pacientes que receberam próteses a dois ou três anos, por exemplo, e percebem alterações no formato da mama ou até alguma atrofia.

Há também a possibilidade de a paciente optar por fazer o implante da prótese de silicone e voltar ao consultório seis meses depois. Dessa forma é possível verificar em quais pontos pode ser necessária a inserção de gordura com vistas a otimizar o resultado final.

Na mamoplastia híbrida, a gordura deve ser encarada como uma aliada. É uma complementação, um refinamento, uma “cereja do bolo” para corrigir uma assimetria pequena ou então um polo superior (a parte de cima da mama que precisa um pouco mais de projeção).

Recuperação

A mulher que se submete a uma mamoplastia híbrida pode voltar a fazer atividades leves em até dez dias após o procedimento. A volta para exercícios ou rotinas mais pesadas em academia, por exemplo, obedece a um prazo padrão de 45 dias.

Bastante utilizada em cirurgias de reconstrução de mama, o enxerto de gordura pode ser uma excelente alternativa também na cirurgia estética. 

No entanto, nada de aventuras. Afinal, com saúde não se pode brincar. Sempre que desejar fazer um procedimento estético fuja de promessas milagrosas. Procure um cirurgião plástico de sua confiança e se informe detalhadamente sobre todas as questões relacionadas ao procedimento.

Leia mais:

Quando trocar uma prótese de silicone nos seios? Saiba mitos e verdades

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!