Quem já não ouviu falar no nome visagismo e surgiu aquele ponto de interrogação enorme na cabeça? Muitos salões de cabeleireiro e profissionais tem se promovido em cima desse nome mágico que surgiu há alguns anos no mercado e dificilmente encontramos alguém que saiba explicar o que realmente significa isso. Então vamos la!
Leia também: Quebrou a unha? Unhas de Porcelana ou métodos caseiros resolvem seu problema!
O visagismo é a arte de descobrir o que o cliente deseja expressar através de sua imagem, ou seja, transformar uma intenção em uma imagem. O que falta na maioria dos profissionais que trabalham com beleza é essa habilidade de extrair do cliente essa intenção e conseguir colocar isso no visual com diversos recursos, que podem ser cabelo, maquiagem, odontologia, plástica, barbearia, sobrancelha...
Então visagista não é coisa de cabelereiro??? NÃO!!! O recurso do cabelo é um dos que é usado para compor a imagem de uma pessoa, e ele realmente é muito importante, mas não é só isso. O que seria dos carecas se fosse essa a verdade, não é mesmo?
Para explicar mais na prática, todos nós quando vemos alguém, nosso cérebro lê o rosto dessa pessoa através de suas formas, linhas e cores. Informações sobre o comportamento dela entram direto em seu cérebro e te mandam várias conclusões. E é isso que muitas vezes nos faz ter “pré conceitos” sobre alguém que mal conhecemos. Sabe aquela coisa do “meu santo não bateu com o dele”? Pois então... Não se sinta mal quando isso acontecer. Temos dentro de nós essa ferramenta maravilhosa... Apenas não fomos treinados para traduzir isso de forma objetiva, mas usamos ela o tempo todo.
Leia também: Sobrancelhas perfeitas com a micropigmentação: tire todas as suas dúvidas
O que nós visagistas fazemos afinal? Nós lemos o rosto de uma pessoa, traduzimos o que está desenhado lá e o que ela já está transmitindo com sua imagem (e isso é realmente impressionante!). Conseguimos descobrir características de seu temperamento, e isso muitas vezes está completamente distorcido através da imagem, ou seja, acabamos passando uma ideia errada de quem somos para as pessoas. E isso pode estar prejudicando em seu ambiente de trabalho, em relacionamentos interpessoais ou com você mesmo... Depois disso, basicamente perguntamos: O que você quer passar através da sua imagem? Com essa resposta é que o visagista mostra opções de composições que passem essa intenção.
Tem pessoas que querem/precisam passar mais credibilidade no trabalho, tem pessoas que acabaram de ficar solteiras e não sabem por onde começar... Muitas situações que estão presentes em nosso dia a dia, e pequenas alterações proporcionam grandes transformações.
Esse é apenas um pedacinho do que vamos falar aqui na coluna sobre visagismo, mas com base no que vimos hoje, se você quer saber o que sua imagem está transferindo de informação sobre você, procure um visagista que tenha esse nível de conhecimento. Ter coerência de sua imagem com suas qualidades internas é fundamental para conseguir o que quer e ter sucesso. Para mais matérias sobre beleza, acompanhe Amanda Lago na coluna Mania de Beleza aqui no Delas!