Corredor de casa não precisa ser apenas um rito de passagem. Confira dicas
Quando pensamos em corredor, logo vem à mente apenas um espaço para passagem. Geralmente esquecido no momento da decoração, que tal destacar esse conector de espaços, aproveitando melhor esse local e alinhando estética e funcionalidade?
O primeiro ponto a ser avaliado é seu tamanho. Atualmente, os corredores que interligam as áreas sociais da casa (sala, cozinha e terraço) à área íntima (dormitórios), possuem, em média, 90cm de largura, o que dificulta a colocação de qualquer tipo de mobiliário para que não afete o fluxo. Nessa situação, trabalhar a decoração nas paredes é fundamental com a utilização, por exemplo, de quadros ou painel de fotos. Essa ideia ajuda a trazer identidade ao espaço. Utilizar molduras com pouca espessura ou simplesmente eliminá-la auxiliará a dar um toque mais leve.
Se o corredor da casa for escuro, adicione uma boa dose de iluminação. Multiplique os pontos de luminárias – executar forro é uma excelente alternativa para melhorar a distribuição dos spots e/plafons e de abusar de luz indireta, como sancas de gesso. Arandelas e balizadores também auxiliam. Porém, elas demarcam o caminho, não iluminando o ambiente como um todo.
A sensação de aperto, mesmo em corredores com larguras maiores, é sempre uma questão a ser abordada. Invista em espelho alinhada à iluminação – esses dois fatores juntos provocam uma união quase imbatível, trazendo sensação de amplitude ao espaço.
Prateleiras estreitas, no estilo canaleta, são excelentes. Elas possuem no máximo 12cm de profundidade e você pode apoiar quadros, livros (de frente), espelhos e pequenos objetos decorativos.
Atenção: não recomendamos colocar itens raros ou de coleção, pois um esbarro nessa peça, principalmente se a mesma estiver mal fixada, poderá danificar elementos de grande apego emocional.